28 de março de 2016

Cadastramento biométrico e atualização do título de eleitor no TRE-SP

Como você já deve estar cansado de ver na televisão e em alguns outros meios de comunicação, estamos em período de cadastramento biométrico para o título de eleitor no Brasil.

Já tem uns anos que iniciaram a atualização cadastral do título, mas como é um processo que envolve muita gente, eles começaram com cidades menores e agora passaram para todas as cidades do país. Ainda assim, como é muita gente, o período para fazer o cadastramento biométrico será de agora até 2018.

Como sempre minha recomendação é que você não deixe isso para fazer em 2018, afinal, teremos outra eleição até lá e em ano de eleição é aquela loucura para conseguir um horário ou ficar na fila do Poupatempo.

Ainda há outro prazo a ser considerado caso você tenha interesse em alterar seu domicílio eleitoral para as eleições deste ano: dia 04 de maio de 2016.

Eu aproveitei o final de semana do carnaval para deixar feito o meu cadastramento biométrico, porque do jeito que eu sou, ou eu ia agora, ou ia acabar esquecendo até 2018! rs

Primeiro entrei no site do TRE-SP para verificar como e onde era feito o cadastramento. Para minha grata surpresa existem opções.

Se você pode dispor de tempo durante o horário comercial, é melhor fazer por agendamento no seu colégio eleitoral ou no TRE-SP, que fica no centro da capital. Pelo que eu vi, o TRE tem os horários mais concorridos do que o colégio eleitoral (pelo menos no meu caso era). De qualquer jeito, se você pode optar pelo agendamento, faça, porque segundo uma amiga, ela não levou mais do que 15 minutos para fazer o cadastramento agendado no colégio eleitoral.

Se sua disponibilidade de horário se limita aos sábados, aproveite que nos Poupatempos da capital (exceto o que fica na Praça da Sé), você pode ir sem agendar horário, porém isso pode exigir um pouco de paciência. Nada que uma revista ou um livro não ajudem a resolver. Eu fui no sábado umas 10h e sai de lá 50 minutos depois com o título novo nas mãos. Eu achei rápido, considerando que tinham 15 pessoas na minha frente.

Atenção para o detalhe, eu fui tarde, porque o Poupatempo abre às 7h da manhã aos sábados. Certeza que se tivesse ido às 7h, ia levar uns 20 minutos, porque eles não enrolam.

O que você precisa levar?

  • Documento oficial com foto (RG, CTPS, OAB, CRC, CRM...)
  • Título de Eleitor
  • CPF
  • Comprovante de residência
Como funciona no Poupatempo
  • Procure o setor do TRE e entre na fila de atendimento para entregar seus documentos e retirar a senha.
  • Quando chamarem sua senha, ela vai confirmar os dados e se você quiser mudar o local de votação, a/o atendente vai informar quais as escolas têm vagas. Se não quiser mudar, não é obrigatório, você pode seguir votando onde está alocado.
  • Depois de esperar mais um pouco, outra/o atendente vai chamá-lo pelo nome para tirar uma foto (só para o banco de dados, não vai no documento) e cadastrar suas digitais.
  • Mais um pouco de espera e eles te entregarão seu novo título de eleitor, com os dados atualizados.
Não é complicado, só vai exigir que você se dirija até um dos locais disponíveis com algum tempo. Cedo ou tarde você será obrigado a fazer, então que seja cedo, assim você não corre o risco de ficar com a situação do título de eleitor irregular.

E se você tiver pendências de outras eleições (ausência não justificada, por exemplo), melhor verificar como proceder a regularização antes de ir para o cadastramento. Eu não estava prestando atenção, mas eu só ouvi o senhor que estava na minha frente tendo que ir embora sem fazer, porque estava com pendências no título.

Para maiores informações acesse o site do TRE-SP ou ligue para 148.

Nenhum comentário:

Postar um comentário