7 de março de 2016

Root do Motoactv - links, vídeos e instruções traduzidos


Eu não tinha intenção de criar esse post, porque achava que mais ninguém teria interesse nisso, até ser procurada por uma usuária do Motoactv que buscava informações sobre como fazer o tal do root no Motoactv e eu não saber responder um monte de perguntas.

Por sorte, eu havia guardado os links do site onde estão os programas necessários e o link do vídeo do Youtube que eu usei quando fiz o root do Motoactv pela primeira vez.

O problema é que tudo o que se encontra sobre o processo está em inglês e mesmo entendo inglês, você pode acabar se perdendo nos termos usados, já que eles falam em "fastboot", "adb mode", como se fossem palavras triviais. Eu admito que não entendo nada dessa linguagem tecnológica e só consegui fazer o root com a ajuda do vídeo, afinal, não precisa ser muito genial para seguir os passos de um vídeo.

Claro que é bom ler as instruções antes, mesmo que lhe falhe uns termos, porque a coisa mais importante que você precisa saber é que quem faz root "FAZ POR SUA CONTA E RISCO"!!!

Nada é garantido no processo e uma besteirinha qualquer e você pode entrar no "fastboot loop" que pode causar o tal do "brick", nome dado ao aparelho que só serve de "tijolo", tradução da palavra "brick".

Tendo consciência disso, é hora de tentar. 

A parte "boa" é que esse aparelho não tem mais suporte, nem garantia da fabricante, ou seja, você já dançou mesmo, então não vai perder muita coisa. Se você acabou de comprar, caiu numa bela roubada, porque o aparelho é ótimo, mas se você não pagou muito barato ou ganhou daquele amigo da onça, devia ter pesquisado melhor e comprado um Moto 360 1ª geração, que já é obsoleto, mas pelo menos tem garantia, suporte da fabricante e é compatível com todos os aparelhos de celular mais modernos.

Os links

Para fazer os downloads principais

Para as instruções gerais - https://motoactv.wikispaces.com - esse link tem todos os alertas e instruções possíveis, além de links para os downloads. Leia tudo com muita atenção. Os alertas que os caras deixaram lá não são piada. Um pouco exagerados, mas com razão: se você errar, pode perder tudo!

Para o vídeo mais detalhado que eu encontrei no Youtube - https://youtu.be/xIAsELNQHJU?list=WL - abaixo do vídeo, o cara colocou links para downloads. Os links que eu coloquei acima são das últimas versões disponíveis no wikispaces. O Root Tool, por exemplo, tem interface diferente do vídeo, porque se trata de versão mais nova do que o do vídeo, mas não muda o passo-a-passo. É só uma questão de procurar o botão que tenha o mesmo nome.

Algumas instruções prévias

Primeiro e mais importante alerta: carregue seu aparelho 100% antes de começar, porque se a bateria acabar no meio do processo, JÁ ERA!!! Talvez não seja tão "já era", mas como interromper o carregamento de algum dos programas pode bloquear o aparelho, é recomendável não ignorar os caras experientes que disseram isso.

Se você não quiser perder os dados de treino que ficaram "presos" no seu MotoACTV, porque ele não está sincronizando com nada, melhor anotar tudo num caderno, que seja, porque esses dados serão necessariamente perdidos. Eu guardei todas as anotações no Endomondo, que eu instalei no meu MotoACTV agora que eu refiz o root e instalei o Cleardroid que me permite ter acesso ao Google Play. Antes disso tinha montado uma planilha no Excel para anotar todos os dados.

Você precisa ter o programa que faz a conexão do seu MotoACTV com o seu computador. Sem isso não dá nem para começar o processo. Se não tem o Moto Cast, baixe, instale, sincronize, atualize se possível.

Pelo seu computador, transfira o arquivo do Cleardroir para qualquer lugar dentro do Motoactv. Qualquer lugar mesmo. Não se preocupe, ele não vai apagar durante o processo, mas você precisa deixar feito isso antes de começar o processo, senão pode não conseguir passar mais o arquivo, porque enquanto o aparelho estiver no tal de ADB mode, o computador não consegue visualizar o Motoactv como um drive.

Instruções para fazer o Root

Eu insisto, leia as instruções do wikispaces e assista ao vídeo antes de começar, porque é bom você saber tudo o que pode e vai acontecer ao longo do processo.

1 - desligue seu Motoactv
2 - abra o programa Motoactv Root Tool
3 - clique em "Flash Boot Image and Root"
4 - Na tela ele vai te pedir para colocar em "Fastboot mode". Para fazer isso é só segurar os botões "start" + "power" juntos até que a tela dê uma piscada. Logo que a tela piscar solte os 2 botões. Caso o aparelho inicie, aguarde, desligue e faça novamente até que apareça uma tela comente com textos que lembram a tela do DOS.
5 - aperte qualquer tecla do seu teclado e aguarde.
6 - se seu Motoactv reiniciou e ligou de novo, desligue outra vez e coloque em Fastboot mode de novo.
7 - Clique no Motoactv Root Tool o botão "Root Motoactv".
8 - aperte qualquer tecla do seu teclado e aguarde.

Como instalar o Cleardroid

Para que você consiga instalar apps Android no seu Motoactv, você vai precisar instalar o Cleardroid, Pelo menos esse é o único jeito que eu conheço. Se alguém conhece outro jeito, por favor me ensine para, quem sabe, eu mudar o meu.

Agora vamos usar o Motoactv Easy Modder by Jansen

1 - Vamos instalar primeiro um novo sistema, digitando na tela "03" e enter
2 - Você pode instalar a opção que quiser, mas a opção "03", Replace Stock PackageInstaller.apk faz você ter 2 launcher: aquela com a cara original e uma que fica acessível pelo botão de menu, que é a tela do Android.
3 - no final da instalação, após pressionar qualquer tela, a opção "06", Remap Buttons, vai servir para você criar um botão que lhe leve à tela alternativa. Você pode configurar do jeito que melhor lhe convier. Eu mudei o botão de "music" para "menu". O restante dos botões seguem com as funções originais.
4 - Retorne para o menu principal "98"
5 - Entre em Tools "04"
6 - Desligue seu aparelho
7 - Vamos partir para o Reboot into Recovery "02"

Ele vai abrir o menu de Recovery na tela do seu Motoactv. Nessa tela, os botões volume funcionam como botões para subir e descer no menu e o botão de ligar funciona como "enter".

1 - selecione "Install zip from sdcard"
2 - selecione "choose zip from sdcard"
3 - localize onde você salvou o arquivo da rom do Cleardroid
4 - selecione "Cleardroid_Motoactv _1.1.2"
5 - selecione "Yes Install Cleardroid"
Aguarde
6 - selecione "Go Back"
7 - selecion "reboot system now"

Agora seu Motoactv está root, com o Cleardroid instalado e você só precisa logar na sua conta do Google para baixar apps possíveis pela Play Store. Como a versão do Android aqui é o Honeycomb, fique ciente de que nem todos os apps que você queira serão instaláveis, mas os mais básicos para exercícios funcionam.

O Endomondo, que eu uso, tem um problema. Ele não reconhece a cinta peitoral do monitor cardíaco, o que é uma pena, mas o GPS funciona e se o wi-fi estiver configurado, ele faz a sincronização dos dados para o site do Endomondo.

Espero ter ajudado, mesmo não sendo especialista no assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário