21 de março de 2016

Livro: A mágica da arrumação de Marie Kondo

Esse livro virou um best seller no mundo inteiro e é um tanto quanto interessante de se ler, ainda que você acabe não colocando em prática o que você leu.

Ela faz uma prévia descrição sobre ela e você até ri, porque a impressão que ela passa é de ser uma pessoa com algo bem próximo de um TOC com organização, prática que iniciou quando ainda era criança.

A mágica da arrumação, apelidada de MariKon, uma abreviação do nome da autora, não é bem mágica, vai dar um pouco de trabalho no início, mas não parece nada tão mirabolante e utópico quanto o titulo.

A base de tudo é praticar o desapego das coisas e criar um lugar para cada item para que tudo sempre tenha o lugar certo para ficar.

O "desapega" não é tão difícil quanto parece quando você lê as dicas da autora, mas algumas coisas não podem ser levadas a ferro e fogo. Por exemplo, aqui no Brasil (lembrando que ela é japonesa) eu não recomendo que você se livre das embalagens de qualquer produto durante o período de garantia do mesmo. Em muitos casos, as empresas exigem que o produto seja devolvido na embalagem original para que seja efetuada a troca.

O mesmo vale para cupons e notas fiscais. Sem elas, você não tem como comprovar o prazo de garantia, então melhor guardar. O que eu faço para que isso não vire uma verdadeira bagunça é colocar as notas dentro das caixas dos produtos e assim que acaba o prazo de garantia, eu jogo tudo fora, nota e embalagem.

Ela apresenta casos de clientes dela, tão bagunceiros quanto você pode imaginar e que conseguiram mudar suas rotinas para deixar seus cantinhos mais organizados e sem a necessidade de super faxinas anuais para dar um jeito na bagunça.

Recomendo a leitura, nem que seja só por curiosidade. Acho que tem coisas que não são praticáveis por pessoas comuns, mas tem outras dicas que podem transformar seu espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário