27 de agosto de 2012

Extração do Siso: o que fazer, comer e como sobreviver aos dias que seguem

Para cada um que eu conto, a reação é a mesma: "tirou o dente do siso só agora?". Como assim? Eu achando que era normal, mas já na idade balzaquiana, pelo visto, isso não é esperado.

Enfim, andei pesquisando sem muito sucesso, comentários sobre como sobreviver aos dias que seguem a maldita cirurgia de extração do dente do siso.

Já não é minha primeira experiência e digo que dessa vez, talvez por esperar o pior, foi bem melhor (ou menos pior?).

O primeiro siso que arranquei estava numa posição bem parecida com a do desenho, coberto pela gengiva, descoberto por conta de dores terríveis nos dentes e através da radiografia que confirmou a existência dele.

Da primeira vez eu lembro que o dentista precisou abrir a gengiva, cerrar o dente e tirá-lo em 2 partes, sendo que a raiz foi algo traumático, porque machucou bastante a boca para puxar toda a raiz. Devo ter ficado quase 1 hora no dentista para ele conseguir fazer tudo. Lembro que tomei tanta anestesia, que fui embora cantando pra casa e de carona com meu irmão, que logo me presenteou com um frasco de Novalgina e disse, achando graça, "você vai precisar".

Gente, e como precisei. Foi a anestesia perder o efeito e eu não conseguia me mover. Não lembro nem de ter tomado banho naquela noite. Sei que enchi a cara de Novalgina (na época eu não era alérgica ainda), coloquei um saco de gelo na cara e levantava, a duras penas, somente para cuspir sangue na pia e trocar a gaze suja por uma limpa.

Dessa vez, preciso admitir, foi dolorido, mas bem menos traumático que da outra vez.

O dente estava sem espaço, mordendo a bochecha, mas era possível vê-lo sem a radiografia. Implorei, tentei negociar com a dentista, mas não deu, o veredito final foi: "ele precisa sair"!

Seção marcada, o dente saiu mais rápido do que eu esperava. Saí tranquila, mas quando a anestesia passou... me encostei numa poltrona e peguei um tubo congelado (desses que ajudam a manter a temperatura de caixas de isopor) enrolado numa toalha e fiquei ali. Era só mudar a posição e eu sentia a gengiva latejar. Foi quando tomei meu primeiro comprimido de paracetamol.

Ainda bem que tinha carona de novo, porque eu fui segurando o gelo na cara até em casa e só soltei na hora de tomar banho, porque quando voltei pra cama, lá fui eu ajeitar uma bolsa de gelo entre o travesseiro e minha bochecha. Antes de dormir, mais 1 paracetamol.

A alimentação do dia da cirurgia foi sorvete (do tipo "liso", sem floquinhos ou qualquer coisa que possa ficar na boca e machucar) e pouco, porque se tem uma coisa que desaparece é a fome.

No dia seguinte, segui uma dieta líquida, com açaí na tigela de almoço e uma canja morna batida no liquidificador na janta. A coisa mais sólida que eu consumi foi uma gelatina. Para não morrer de fome, muito mupy (leite de soja com sabores), água e sorvete. Ainda usei gelo, mas não precisei apelar para o analgésico.

Aos poucos a alimentação pode voltar ao normal, ainda que lhe reste um receio quanto a isso e eu sugiro que siga seus instintos, além das recomendações do seu dentista, é claro, e tudo não passará de um pequeno episódio traumático na cadeira do dentista, da qual você se lembrará para o resto da sua vida. rs

MINHAS DICAS

A CIRURGIA: além de se assegurar que o profissional escolhido tenha experiência em cirurgia, tenha em mente que no dia da extração você não vai conseguir voltar ao trabalho. No dia seguinte, você só não vai conseguir trabalhar se for atendente de telemarketing ou pedreiro (força de expressão, é claro. Qualquer profissão que exija muita fala ou muito esforço físico, ou ainda que sejam exercidos embaixo de sol, serão complicadas de cumprir. Avise se este for seu caso ao dentista).

A SEQUÊNCIA:
  • como referência, eu troquei a gaze 6 vezes, num intervalo de 6 horas (nas primeiras horas você troca em intervalos menores). Isso é importante para ajudar a estancar o sangue.
  • no início, se sentir necessidade, faça enxagues com água mineral.
  • como a escovação será meia-boca (não vai ser por preguiça, mas por impossibilidade de abrir a boca para colocar a escova), faça bochechos suaves com enxaguante bucal SEM ÁLCOOL.
  • alimentação líquida fria é importante nas horas que seguem a cirurgia para ajudar a temperatura da boca a se manter baixa e não aumentar o fluxo sanguíneo do local da extração.
  • bolsas de gelo quando o efeito da anestesia começar a passar é bom para ajudar a evitar o inchaço da bochecha. Na falta de gelo, compressas com água fria serão melhores do que nada.
  • tenha por perto o seu analgésico preferido. Ainda que seja resistente à dor, vai precisar de pelo menos 1 comprimido. Outros medicamentos, só se seu dentista achar que você precisa e receitar. Esse papo de infecção só acontece por exceção.
  • nas 12 horas seguintes, procure repousar, sem lavar louça, sem jogar video game, carregar peso, no máximo um livro e alguma televisão.
  • nas 24h seguintes não faça esforços físicos e mantenha a alimentação líquida fria. Se fizer, vai lembrar da recomendação, quando sua gengiva começar a latejar (eu fui obrigada a sair na rua, carregando documentos, embaixo de sol e senti a gengiva queimando).
  • nas 48h seguintes mantenha uma alimentação semi-líquida, podendo acrescentar coisas sólidas moles, como pão de forma ou alimentos que não exijam muita mastigação.
  • nos próximos 5 dias, provavelmente não se sentirá a vontade para comer sólidos, mas o faça com cuidado. Nada de comer coisas muito duras, nem coisas que possam machucar sua boca, como pipoca, coisas em flocos duros ou que possam acabar no "buraco" e gerando a situação para uma infecção.

APÓS A 1ª SEMANA: o inchaço interno já se foi e você mal vai lembrar (vai, mas não vai doer mais) da tortura que passou na cadeira do seu dentista.

Boa sorte!

173 comentários:

  1. Eu não tenho siso. Nenhum deles! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TIREI OS 4 de vez!!!! Q sofrimento.

      Excluir
    2. Tirei os 4 de uma vez tbm, graças a Deus não sofri muito fora as medicações, repouso e muito sorvete ajudou bastante.

      Excluir
    3. Eu senti fome desde o primeiro dia,extrai o siso superior direito,estou no quarto dia,introduzindo os alimentos aos poucos,agora ja posso morno.

      Excluir
    4. A minha experiência foi mais traumática q a sua, tomei 2 vcs de amoxilina e outros remédios, nossa, foi um horror, mesmo o dentista sendo otimo. Faz um mês q fiz, mas jamais esquecerei 😒

      Excluir
  2. Essa cirurgia com certeza é muito traumática, mas na segunda vez é mais fácil! Eu fiz duas cirurgias, e retirei dois cisos em cada uma delas. Estou livre desses pesadelos haha!
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi os dois debaixo, se prepare que os de cima descerão..

      Excluir
    2. Eu tirei os dois de uma vez hoje.

      Excluir
    3. Eu não fui ponteada, sangramento não foi demais.
      Só do com a cara um pouco inchada no lado esquerdo que ele tava um pouco de dificuldade para tirar ,por conta q estava quebrado.
      Ele disse que depois das 24 posso comer normal, escovação normal.
      Porém devo descansar muito durante 3 dias.
      Não achei coisa demais a extração. ..agora a anestesia no ceo da boca foi muito ruim. ... meu dentista faz tudo com muito carinho. Conversou bem comigo.

      Excluir
    4. Look a Look, o problema de escovar os dentes é a aflição que dá no comecinho. Espero que seja tranquila a sua recuperação.

      Excluir
    5. Fiz a cirurgia para retirada de 2 hoje, do lado direito. Um inferior, tava torto, pro lado da gengiva. O efeito da anestesia passou, e eu não lembro de ter sentido tanta dor. Ta doendo até o ouvido, a dentista me receitou paracetamol, mas não ta funcionando, preciso urgentemente de algo mais forte.

      Excluir
    6. Meu médico receitou antibiótico, dipirona e spidufefen... Acho que vai resolver.rrs

      Excluir
    7. O QUE FUNCIONA É O DICLOFENACO, MUITO BOM, VAI POR MIM...DE 8 EM 8 HORAS...FORTISSIMO.

      Excluir
    8. Boa tarde pessoa. Eu fiz a extração do meus siso de uma vez só e está super tranquilo sem o rosto inchado só sai um pouco de sangue de vez enquanto mais é muito pouco. Minha alimentação está sendo a base de alimento líquidos e gelados (Danone, vitaminas, sorvete e sopas passada no liquidificado) é estou tomando um analgésico e anti inflamatório de 12 em 12 horas.

      Excluir
    9. Credo paracetamol pra dor? A minha doutora passou lisador e azitromicina 😕
      Quem vai fazer se prepara doi e muito,mas e uma dor que você consegui aguenta ...

      Excluir
  3. Hoje retirei meus dois sisos, a cirurgia foi super tranquila e rápida. Agora é só seguir as recomendações para a recuperação. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você não sinta muita dor e boa recuperação!

      Excluir
  4. Hoje tiro os 04 sisos, agora pela manhã. Se eu conseguir, a noite volto pra contar como foi, pois sei que não é muito comum tirar todos de uma só vez. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tenha corrido tudo bem, mas é um bocado de coragem tirar tudo de uma vez só. O lado positivo é que o sofrimento acaba já.

      Excluir
    2. Obg Celina, então tirei mesmo os 04 de uma vez, estava com muito medo, mais meu Dentista foi demais, ele extraiu os 04 em 30 minutos. Não é uma experiência legal, essa é daquelas que vc prefere esquecer, mais o pós operatório está sendo mais tranqüilo que eu imaginei. Está sangrando um pouco ainda, mais é normal. Tomei e estou tomando os remédios direitinho, dor senti só um pouco, só não posso ficar sem tomar o analgésico, antes que acabe o efeito do anterior.
      Com relação a alimentação, tomei iogurte zero, vitamina de banana, morango e linhaça e agorinha bati no liquidificador batata doce com frango e tomei gelada, graças a Deus estou bem. Quis deixar registrada a minha experiência aqui, com o intuito de auxiliar outras pessoas que buscam informações assim como eu busquei, de quem tira os 04 dentes do Siso assim como eu.
      Obg e espero que eu tenha ajudado.

      Excluir
    3. Obrigada por compartilhar, Aline e boa recuperação.

      Excluir
    4. Puxa vida aline, isso é que é coragem, eu tirei dois de um lado e mais tarde os do outro lado, mas todos os meus estavam inclusos( perto do nervo, se o médico errasse eu poderia ficar sem sensibilidade ou nos piores casos sem poder mexer minha mandíbula) a pior parte durante a cirurgia foi o de cima, por que deu um barulho e eu tive a mesma sensação de quando a gente vai puxar um adesivo que ficou bem grudado. Foi isso o que eu senti

      Excluir
    5. É, Henrique, cada siso é uma história diferente e raramente será algo tranquilo, porque são dentes grandes que costumam nascer errado. Nem sei por que eles têm que nascer! É um daqueles mistérios da natureza. rs
      Espero que você esteja bem!

      Excluir
  5. Boa tarde! Hoje fazem 3 dias que extrai o 4 sisos, estava morrendo de medo mas graças a Deus foi tranquilo.
    A extração em si durou uns 30 minutos, foi bem melhor que eu esperava...
    A recuperação está tranquila, estou tomando os remédios direitinho e fazendo repouso.
    Espero que continue assim.
    Quis passar aqui e deixar um recadinho porque sei que muita gente busca informações assim como eu busquei.
    Coragem galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Glaucia, por seu relato e boa recuperação.

      Excluir
    2. Tirei hoje um dente siso, estou muito satisfeita com o meu dentista, o tempo todo da Cirurgia ele me dizia o que oa fazer e muito calmo. Não sentir dor alguma, acreditem. Agora, vamos enfrentar o pós operatório, não fiquem com medo, voçê estará com um profissional naquele momento para te ajudar a resolver o seu problema de uma vez por todas, espero ter ajudado.

      Excluir
    3. O esquema é sempre procurar um bom profissional para fazer a cirurgia, assim o sofrimento será menor. Obrigada pela sua mensagem.

      Excluir
  6. Ei extraí três dentes sisos de uma vez só, se eu tirasse um ou dois, tenho certeza que eu não voltaria para retirar o outro. Estou bem, sem dor, mas pelo nervosismo de saber que estou com três "buracos" na boca, acabo tremendo um pouco até má hora de comer os alimentos, mesmo sendo pastosos. Eu estou tomando sopas, canja, sorvete, iogurte, café com bolacha dentro rsrs (deixo ele amornar). Mas estou sentindo falta do meu querido churrasco 😄. Também estou de repouso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coragem, se bem que eu entendi seu argumento. Não foi a melhor coisa saber que eu teria que voltar a fazer a cirurgia tanto tempo depois da primeira vez, mas a gente sobrevive. rs
      Quanto a alimentação, acho que cuidado em excesso é melhor do que o contrário, afinal, você não vai querer uma infecção ou algum outro problema só porque inventou de comer algo que deveria ter evitado.
      Boa recuperação, Karina!

      Excluir
  7. Pode comer camarao e carne de porco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto tempo faz que você fez a cirurgia? Tem algum tipo de alergia?
      Eu não sou da área da saúde, mas eu não comeria esse tipo de alimento mais forte e com grandes chances de reações quando o organismo está todo trabalhando para fechar um enorme buraco na boca. Se ficar algum resíduo lá, você pode acabar no hospital por bobeira. É só por alguns meses. Você não vai morrer se comer coisas mais suaves no lugar.
      No caso de dúvida, sugiro que fale com um médico de confiança ou mesmo o seu dentista.
      Boa recuperação. =)

      Excluir
  8. Olá, nossa, lendo os comentários me sinto até um patinho feio... Tirei meu siso há exatos sete dias, aliás, hoje foi o dia em que tirei os pontos, mas indo ao que interessa, minha experiência não foi muito das melhores. Levou 45 min para meu dentista tirar apenas UM dente, no caso ele estava "grudado" em minha mandíbula, teve que parti-lo em 3 para a devida retirada...
    Quando passou o efeito da anestesia eu não conseguia me mover, apenas escorria algumas lágrimas de dor. Assim se foram os 3 primeiros dias tomando analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos. Hoje, após 7 dias, ainda sinto dores, mas não faço mais o uso de analgésicos, quando falo demais ou me movimento demais(minha casa tem escada), acabo por sentir de leves a moderadas fisgadas lá dentro do buraco que fica. Enfim, só de pensar que terei que tirar o outro siso inferior, já me dá calafrios! Espero que seja um procedimento mais fácil do que o primeiro.

    Boa sorte aos que terão de passar por isso! Deixo minha torcida para que sejam tranquilos de extrair! um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem jeito, a retirada do siso sempre será algo ruim, porque é um dente que nasce errado e lá no fundo da boca. Como eu disse, varia de pessoa para pessoa e do jeito que seu dente está.
      Acredito que o próximo será menos ruim, porque o dentista sempre faz primeiro o que está pior.
      Boa sorte e melhoras!

      Excluir
    2. Ontem extrai 2 do lado esquerdo. O inferior estava tb grudado na mandíbula, o superior não levou nem 4 minutos pra extrair. Não senti dor alguma no pós operatório nem inchou pq o dentista fez a profilaxia com antibiótico e corticoide 1 hora antes da cirurgia e após a cirurgia ja comecei a tomar amoxicilina, nimesulida e tilex. Nem precisei colocar gelo. Ontem fiz gelatina, tomei sorvete fiz um puré de batata doce pq não consigo tomar sopa gelada. Hj já vou tomar uma canjiquinha morna. E assim vamos. Boa recuperação a todos q precisaram fazer!

      Excluir
    3. Ontem extrai 2 do lado esquerdo. O inferior estava tb grudado na mandíbula, o superior não levou nem 4 minutos pra extrair. Não senti dor alguma no pós operatório nem inchou pq o dentista fez a profilaxia com antibiótico e corticoide 1 hora antes da cirurgia e após a cirurgia ja comecei a tomar amoxicilina, nimesulida e tilex. Nem precisei colocar gelo. Ontem fiz gelatina, tomei sorvete fiz um puré de batata doce pq não consigo tomar sopa gelada. Hj já vou tomar uma canjiquinha morna. E assim vamos. Boa recuperação a todos q precisaram fazer!

      Excluir
  9. Hoje retirei 3 sisos, confesso que foi horrível a sensação de arrancar, mas fora isso tudo bem...
    Durou 1 hora devido dificuldade de anestesiar rápido...
    Mas foi muito bom, o sangramento me incomoda ainda mas espero que até a noite melhore mais....
    Quanto a alimentação como fui as 11 da manhã me alimentei antes e já na parte da tarde tomei um sorvete e uma sopa....
    Para quem irá fazer coragem, o siso estava dificultando um pouco da minha fala mas agora está tudo correto...
    Logo já posso colocar o aparelho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lana, que sorte a sua não ter sofrido como a maioria de nós, mas só de ler "3 sisos" eu tive calafrios! rs
      Boa recuperação e dá-lhe sorvete!!!

      Excluir
  10. Boa noite!!!

    Retirei um dente ciso hoje a tarde e posso afirmar que a sensação destas primeiras horas não está sendo das melhores. Coloquei uma bolsa de gelo por cerca de dez minutos para aliviar a dor e isto de certo modo foi bom. Na hora de comer, confesso está sentindo um pouco de saudades do meu arroz com feijão, pois sou daqueles que só assim pra "fome" passar. Enfim, vou comer nesses primeiros dias sopa ou um caldo, além de tomar sucos, vitaminas de fruta, sorvete, etc. Daqui uns dias volto aqui pra contar mais desta experiência.
    Boa sorte aqueles que fizeram e estão se recuperando como eu e os que farão a extração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua recuperação tenha sido tranquila e que você esteja bem agora.

      Excluir
  11. Post ridículo que, para mim que estou prestes a extrair meus sisos, só serviu para me aterrorizar ainda mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lamento né.. Eu amei, arranquei hj e me identifico com alguns comentarios, nao é facil nao, nao adianta chegar aqui e ler so mentiras, e sim só verdades! Amei o post

      Excluir
    2. Obrigada, Juliana.
      Eu só tentei ilustrar o que aconteceu comigo e por não ter encontrado relatos sobre a cirurgia.
      A maioria dos sites que falam sobre o assunto são escritos de forma técnica e por profissionais da área. Uma coisa é o que o profissional tem a dizer. Outra é o que gente como a gente sente e faz depois para levar da melhor maneira o pós-operatório.

      Excluir
    3. Fiz a extração dos dois sisos do lado esquerdo, tive a recuperação complicada de bastante inchaço, não cheguei a sentir tanta dor e sangramento. Após 10 dias da cirurgia ainda sinto um certo peso e incômodo na boca. Meu dentista me recomendou compressa morna.

      Excluir
    4. Natalia, eu não entendi essa da compressa morna. Se você está sentindo inchaço, a última coisa que você precisa é de calor e, se esse incômodo é muito grande, eu voltaria no dentista para avaliação. Espero que não seja nada, mas só um profissional pode dizer se está tudo ok ou se você precisa de alguma medicação ou cuidado especial.
      Se cuida!

      Excluir
    5. A compressa morna após 10 dias( e somente após esse período) é recomendado para aliviar a rigidez que pode ficar na musculatura do rosto.Essa compressa irá fazer com que a musculatura do rosto relaxe,e essa sensação de peso passe,e em outros casos facilita o retorno do movimento de abrir a boca.Mas para endemia ( inchaço) aí sim,apenas é recomendado temperaturas frias.
      Bjos,espero ter contribuído.😘

      Excluir
  12. Eu retirei os dois sisos do lado esquerdo. A cirurgia foi horrível (por eu ter muito medo, pois a dentista era um amor). O pós operatório está sendo uma bosta. Compressa de gelo de hora em hora. Dipirona de 6/6. Nem sorvete consigo comer, nem água eu consigo tomar. Espero que passe logo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola, de fato, as primeiras 12 a 24 horas são bem doloridas, não importa a mão do profissional. Claro que o fato de estar aos cuidados de um profissional carinhoso ajuda. E vai muito da sensibilidade de cada um à dor.
      Não é fácil, mas passa e depois é só alegria.
      Boa recuperação.

      Excluir
  13. Gente, tirei hoje os 4 sisos, estava muito nervosa, mas graças a Deus foi bem tranquilo, principalmente os dois superiores.. E o dentista sempre com muito cuidado e falando o que estava fazendo, o passo a passo da cirurgia, me deixou mais calma.. E alimentação ta sendo sorvete e sopa..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafa, só cuidado com a temperatura da sopa. Se tomar muito quente, pode causar uma vasodilatação e, consequente, sangramento. Apesar do friozinho, a sopa precisa ser quase fria. Boa recuperação!

      Excluir
    2. Sim, Celina.. A sopa tava bem fria.. E obrigada, to me recuperando bem! :)

      Excluir
  14. Oi hoje tiro 2 ciso depois aviso como foi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vim aqui dizer que ontem extrai 2 ciso e foi tudo bem e minha recuperação está ocorrendo muito bem. Dia 23 desse mês vou extrai os outros 2 cisos espero que seja bem como esse.

      Excluir
    2. Bom saber que tem gente que não sofre muito com o procedimento. Boa sorte com a outra cirurgia. No geral o dentista escolhe o que está pior para fazer primeiro. Se o primeiro foi tranquilo, possivelmente o próximo será fichinha.

      Excluir
  15. Ontem eu tirei os 4 de uma vez. Foienos traumático do que imaginei. Troquei o sorvete pelo açaí e do dando muito suco e vitamina, mas a minha pergunta é: com quanto tempo vocês voltaram a comer comida de verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, dói em mim, pensar em tirar os 4 de uma vez só. rs
      Se bem que assim, o sofrimento termina agora.

      Olha, eu sou super medrosa, mas assim que passou a dor já surgiu a coragem para comer coisas mais moles. Eu só fui comer carne, por exemplo, depois de 1 mês. O ideal é ir testando aos poucos o que você se sente confortável comendo. E lembrar de usar um enxaguante bucal depois de comer coisas que possam ficar presas nos buracos onde estavam os dentes.

      Boa recuperação, Ludmila.

      Excluir
  16. tirei os 4 de uma só vez, só um deu problema. mas foi super tranquilo. agora é só recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês são muito corajosas!
      Boa recuperação, Mônica.

      Excluir
  17. Olá, tirei os dois sisos esquerdos hoje a tarde. Até agora não tive dor nenhuma, ainda sinto estar anestesiado, porém o sangramento é o pior. A cada 10 min tenho que cuspir a boca cheia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Rafael, que não está sentindo dor!
      Mas o sangramento é normal. Te garanto que se fosse alto verão, seria um pouco pior.
      Boa recuperação.

      Excluir
  18. Celina, em quanto tempo o buraco da gengiva fechou 100%? Extraí os dois sisos do lado direito no dia 16/05, e agora dia 27/06 extraí os dois do lado esquerdo. O problema é que o buraco inferior direito ainda não está 100% fechado, não tenho certeza da profundidade mas morro de medo de que entre comida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelle, se eu disser que lembro quanto tempo levou para fechar por completo estarei mentindo, mas lembro dessa sensação incômoda que você descreveu, sobre a comida entrando no buraco. O que eu fazia, depois que não doía mais era sempre comer e fazer bochecho. Se não fosse possível com enxaguante bucal, eu fazia com água mesmo, mas na primeira oportunidade usava o enxaguante bucal (sem álcool, por favor!) para garantir que nada ficaria por ali. E funcionou comigo. O enxaguante tirava qualquer coisa de lá, e de quebra fazia a assepsia do local para garantir que eu não teria qualquer infecção por restos de comida.
      Espero que essa informação lhe ajude. E recomendo ficar longe de alimentos muito duros ou que possam machucar a gengiva, incluindo pipoca e outras coisas com casquinhas.
      Boa recuperação e obrigada pela visita.

      Excluir
  19. É muito ruim essa cirurgia! Graças a deus tirei os 4 de uma vez! Não iria de novo! É uma sensação muito ruim! Estou no meu segundo dia..fiz ela ontem as 15hr é muito ruim para comer! Não desejo essa sensação para ninguem! Sinto falta de uma pizza um churrasco...esses 7 dias não passam vou infartar ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marília, de fato essa cirurgia é um mal necessário e muito horrível, mas passa e depois será só alegria. Só sinto em informar que, se for como eu, o churrasco vai ter que esperar bem mais do que os 7 dias... a pizza, se cortadinha em pequenos pedaços e sem coberturas crocantes ou duras, poderá ser consumida após uns 10. Boa recuperação!

      Excluir
  20. Olá. Eu extrai os dois Sisos de cima que faltavam. Quando eu disse que eu queria arrancar os dois o dentista olhou pra mim como se estivesse impressionado, porque eu ia ter dificuldade para comer porque extrai dos dois lados, mas foi tão rápido. Ele disse que mais difícil do que retirar um dente é costurar, mas ele sabia o que estava fazendo. Só estou com dificuldades na questão da alimentação. Mas o pós operatório está sendo tranquilo. Boas dicas Celina :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Pedro, que coragem! Ficar sem os 2 lados para mastigar vai ser complicado, mas se você acha que está tranquilo, menos mal. Boa recuperação e obrigada pela visita! =)

      Excluir
  21. Tirei meu 1 sizo e estou sofrendo, está esta saindo muito sangue estou apavorado !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandro, muita calma nessa hora. Uma recomendação: esquece o celular, o computador e vai se deitar. Mas a cabeça precisa ficar no nível ou um pouco mais alta do que o resto do corpo que é para não aumentar o fluxo sanguíneo na região da boca. Coloca gelo para ajudar a reduzir o fluxo e troca com a frequência que você precisar a gaze. Não morde com força a gaze para não estimular a área. E tenta relaxar um pouco, porque a tensão pode aumentar seu batimento cardíaco e aumentar o fluxo de sangue. Vai dar tudo certo.
      Boa recuperação.

      Excluir
    2. Eu estou meio anciosa eu tiro os dois de cima ou um de cada lado ? Se for os dois de uma vez pelo menks a dor é unica...

      Excluir
    3. Thatiane, a única pessoa que pode te ajudar a responder essa pergunta é o profissional que você escolher para fazer sua cirurgia e eu não estou dizendo isso só para me esquivar de uma resposta que eu não sei, mas é porque depende muito de como estão seus dentes. Se eles estão muito grandes, muito deitados, muito apertados... boa sorte.

      Excluir
  22. Olá gente!!! Dia 22/07 irei retirar os 4!! Depois volto pra contar como foi!! Me desejem sorte! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna, boa sorte!
      Não esquece de deixar comprado um monte do seu analgésico preferido e providencia umas bolsas de gelo para ajudar na analgesia. =)

      Excluir
    2. Obrigada Celina!!! Se Deus quiser, vai ser bem rápido!! Amanhã eu volto!!!

      Excluir
    3. Voltei!!!
      Retirei os 4 e não doeu absolutamente nada!! Demorou 1 hora pra tirar tdos. O ruim está sendo a recuperação.. Não por dor.. Mas é um pouco desconfortável..
      Mas foi melhor do que eu pensei!!

      Obrigada pela força!!! Esse blog me ajudou muito!!

      Excluir
    4. Nossa, com certeza você foi abençoada pela fada dos dentes!
      Que bom que a minha experiência e a de tantos outros te ajudou nesse processo.
      E viva a liberdade dos sem juízo! rs

      Excluir
  23. Tirei os dois primeiros em abril do ano passado e hoje tirei os outros dois. De fato, a segunda vez é bem melhor que a primeira. Meu problema é a anestesia, pois tive reação as duas vezes. Dessa vez, dor bem pouca, nada que um paracetamol não tenha resolvido, e o efeito da anestesia passou mais rápido também. Agora é tomar sorvete e suco, né? Amanhã no almoço vou tomar uma sopa batida fria, e na janta talvez um creme de milho frio também. Vão sem medo, pessoal! É uma coisa necessária e depois que acaba é só alegria, porque as dores que esses dentes causam ninguém merece!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, um mal necessário que dói na hora, mas depois fica o alívio! Obrigada pelo seu relato.

      Excluir
  24. Boa noite. Na quarta feira removi 2 sisos do lado direito,mas tenho alguma duvidas tais como: é normal sentir se sempre com sono? Depois de quanto tempo posso voltar a comer normalmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sono só se sente enquanto se está sob o efeito da anestesia. Depois, eu pelo menos, tentei me manter dormindo para não sentir dor. Talvez seja o analgésico que você usa que cause a sonolência. A novalgina tem fama de descer a pressão e por isso, dar sono.
      Sobre em quanto tempo você pode voltar a comer, só o tempo e você mesma poderá responder. Eu sentia um pouco de insegurança para morder no começo, então só voltei a comer normal depois de 1 mês. Mas como eu gosto de sopas e arroz, não tive problemas para ficar sem uma carne ou pizza, a maior reclamação do pessoal. Faça experimentações, mas evite sólidos "pontudos" ou muito duros, tipo batata Ruffles, carnes vermelhas ou rapadura e você ficará bem.
      Boa recuperação, Raissa.

      Excluir
  25. Nossa,me vi no seu depoimento,retirei um siso inferior ha uns três anos e foi horrível, da mesma forma como vice descreveu, e agora, quando pensei que estava livre, meu dentista falou que precisava tirar o outro, porem foi bem mais tranquila a cirurgia,pois o pos operário eu não consigo me adaptar,é muita tortura. Estar com 3 dias que fiz a segunda cirurgia,e ainda sinto algumas pontadas e dores no local,e o inchaço agora que esta diminuindo. Foi bom ler um pouco sobre a sua experiência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você se recupere logo, obrigada pela visita e mensagem! =)

      Excluir
  26. Ontem a tarde retirei 3 sisos. Queria retirar os 4, mas o dentista disse que por já ter desgastado o inferior do lado direito, não queria fazer ao mesmo tempo no inferior do lado esquerdo, que por estar incluso, vai precisar. A medicação que ele me passou não senti nada de dor. Tomei um anti inflamatório intramuscular antes da cirurgia, e logo após a cirurgia antibiótico e remédio forte para a dor. Vai ver que a medicação me ajudou a não sentir nenhum tipo de dor. OS dois de cima saíram em 5 minutos cada, porém o de baixo não quis sair, e foi mais demorado pelo desgaste do osso. Talvez uns 20 minutos. Senti muita pressão na mandíbula mas no final deu tudo certo. Agora, quero logo tirar o último que restou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Marcos. No geral, o excesso de dor no pós tem a ver com o tamanho do enrosco que estava do dente extraído. O meu, por exemplo, era daqueles enterrados que precisaram ser serrados em partes para sair. Nesse processo, deve machucar a gengiva e a pressão deve deixar tudo inflamado por baixo. No seu caso, se cada dente levou 5 minutos, com certeza o trauma foi pequeno, quase inexistente, o que é ótimo! A minha cirurgia do primeiro dente deve ter durado o tempo da sua para extrair 3.
      Boa sorte com o último dente!

      Excluir
    2. Obrigado, Celina! Adorei seu blog, e os comentários são dos mais variados. Que bom ver você até hoje dando atenção a todos que comentam aqui, mesmo passados quase quatro anos dessa matéria kkkk beijo enorme

      Excluir
    3. Obrigada pela visita e pelo elogio. Eu escrevo, porque eu gosto e fico feliz em saber que alguém se interessou pelo meu texto. Responder a todos é para agradecer o interesse e a paciência para ler um texto desse tamanho! =)

      Excluir
  27. Tava pesquisando sobre pós-operatório de dente do siso e encontrei esse post. Na verdade eu já sei direitinho o que tem que fazer, mas sempre fico pesquisando pra ver uma coisa ou outra.
    Eu extraí os dois inferiores. O primeiro foi há mais ou menos uns dois meses. A cirurgia foi bem de boas (tirando a agulha da anestesia e aquela sensação de estarem arrancando seu queixo. N sei se vcs sentiram isso), mas a primeira noite foi horrorosa. Tive que tomar o remédio antes do horário pq a dor tava mt grande. O segundo eu extraí ontem pela manhã. Antes de extrair ele inchou MUITO, conversei com meu dentista e ele receitou dipirona, amoxicilina e nimesulida. Desinchou, só q eu tive que completar os 7 dias tomando a amoxicilina, pq segundo o dentista que fez a cirurgia, corria o risco de infecção generalizada. Terminei a medicação na terça, extraí na sexta-feira, embora pudesse extrair na quinta. A cirurgia parece ter demorado um pouquiiiiiiiinho mais e eu estava nervosa, mas foi ótima e o pós-operatório está sendo uma benção. Não sei se foi por causa da amoxicilina q tomei antes, mas quase não inchou, não doeu à noite e quando dói basta colocar gelo. O dentista passou amoxicilina+clavulanato de potássio (pesquisei a respeito e vi q é mais forte) de 12/12h durante 7 dias, meloxicam uma vê ao dia durante 3 dias e dipirona de 6/6h em caso de dor (que eu já larguei pq quase não dói mais). Agora faltam os dois superiores, e eu tô tentando decidir aqui se extraio os dois de vez ou vou lá fazer maaaaaaais duas cirurgias, uma por uma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que tenso sua cirurgia. Eu não tomei antibiótico e não tive problemas de infecção mesmo com o local do siso aberto (meus dentistas não fecharam o local de onde foi extraído o siso). É bom você dar uma verificada no quesito imunidade do seu organismo, porque você parece nova.
      E sorte a sua poder tomar tudo isso de anti-inflamatório com analgésico. Eu sou alérgica e não poderia me dar ao luxo de usar dipirona (na época da 1° cirurgia ainda podia tomar), muito menos dorflex.
      Bom, verifica com seu dentista, porque ninguém melhor do que ele para dizer se tira tudo ou não, mas se eu pudesse escolher, tirava logo para não ter que encarar mais de 1 sessão.
      Boa sorte e obrigada pelo seu relato!

      Excluir
  28. Retirei um siso a dois dias,foi super tranquilo ate agora, a extração foi rápida, o sangramento parou pouco tempo depois,não doeu após o efeito da anestesia passar,não inchou a bochecha,ontem que senti um gosto amargo na boca, e uma espécie de secreção sair, disseram que era normal, hoje o gosto já passou e continua tudo normal, me cuido higienizando bem a boca, e consumindo comidas pastosas, até agora a recuperação esta sendo boa e espero que continue assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que tem gente que passa ilesa a essa cirurgia.
      Se você tiver um pouco mais de sangramento, basta morder (sem colocar força, somente para segurar no local) um pedaço de gase. Não use algodão, por causa dos fiapos. Um pouco de gelo por fora ou consumir algo bem gelado pode ajudar a estancar o sangue também.
      Obrigada pelo seu relato e boa recuperação, Solange.

      Excluir
  29. Queria muito ter lido esse post antes de fazer a cirurgia! Com certeza iria tremer menos na cadeira hahaha! Eu tirei os dois do lado direito, estava morrendo de medo de verdade, fiquei tensa na cadeira o tempo todo, e fechava os olhos toda vez que ia entrar algum instrumento da cirurgia na minha boca (detesto ver). O de cima saiu fácil, so senti aquela sensação de algo sendo arrancado e um barulhinho dele descolando. O de baixo foi mais complicado, quebrou todinho. Estou no terceiro dia de pós operatório, ainda sinto uma dor bem levinha e lateja também. Mas a última noite dormi e acordei totalmente sem dor. Ela retornou depois que acordei, levantei, conversei (não consigo ficar sem falar) O que me incomoda de verdade é que caldos, sopas, açaí e vitaminas não tem tirado minha fome, então estou sempre com fome rs Hoje vou fazer um mingau a noite pra variar o cardápio. Mas estou insegura quanto à comer comidas mais sólidas, mesmo q seja bolo. Vou esperar completar 7 dias ao menos pra arriscar, até lá a sensação de latejar e doer deve ter sumido. Só precisei de 3 dias de antibioticos e antiinflamatorio, estendi pra 4 por precaução. No mais, achei que a dor ia ser bem pior, mas o pior é a fome kkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nicolly, que bom que não foi tão sofrido.
      Olha, para a fome não tem jeito. Assim como a fome que bate quando a gente pensa que precisa fazer jejum, essa coisa de restrição alimentar forçada faz alguns ficarem com essa sensação de fome constante. Espero que você consiga se entender com os líquidos, mas no pior das hipóteses você vai emagrecer uns quilinhos. rs
      Boa recuperação e obrigada pelo seu relato.

      Excluir
    2. Sim! Perdi um pouco de peso, mas hoje me senti segura para mastigar algo e comprei um pao bem molinho e comi com queijo e presunto. Aos poucos vou reintroduzindo, acho que vou demorar mesmo é pra comer carnes em pedaços, por enquanto vou fazê-los desfiadinhos.
      Obrigada pelo post!

      Excluir
  30. Olá Celina! Gostaria de agradecer inicialmente pelas informações do blog e os relatos aqui disponíveis, pois me encorajaram bastante. Fiz a extração dos 4 sisos ontem às 14:20h, o inferior do lado direito estava deitado. Foi super rápido e tranquilo, aproximadamente 20 minutos. O segredo para não inchar é colocar bastante gelo, meu dentista orientou 20 minutos em cada lado, alternando. Iniciei o uso da medicação uma hora antes do procedimento e contínuo tomando de 12 em 12 horas. Não senti dor nenhuma e está muito tranquila a recuperação. Só a fome que não acaba kkkkkk!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, a ideia do post é essa, dar algum preparo psicológico e compartilhar experiências. Fico feliz em saber que você pôde aproveitar os relatos e dicas.
      Você já é a segunda pessoa reclamando de fome. rs
      Eu não lembro de ter sentido fome, mesmo só na base dos líquidos, mas calma que já passa e você poderá voltar a comer comida de verdade!
      Boa recuperação e obrigada pela visita. =)

      Excluir
    2. Por nada! Eu que agradeço pela sua atenção :)

      Excluir
    3. Por nada! Eu que agradeço pela sua atenção :)

      Excluir
  31. Eu retirei os 4 de uma vez só, e por incrívelqie pareça foi tranquilo, não foi nada como imaginei,dor eu não senti, apenas um incomodo mesmo, parece ate mentira rs

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de ter lido esse post antes, tava pesquisando se podia comer lula e acabei achando o post, li todos os comentários e achei bem bacana. Vou dividir um pouco da minha experiência:
    Hoje faz 7 dias que extraí meus sisos. Foram os 4 de uma vez, foi horrível, no primeiro já queria desistir, mas já tava com os quatro lados todo anestesiados, fechei os olhos e segui em frente, 2h40 de procedimento. A primeira noite foi a pior, tive que dormir sentada e com uma lixeira do lado da minha cama para descartar as gase que em menos de 15min ficavam encharcadas, quando deitavame dava enjoo e me sufocava com o sangue. Fiquei 3 dias sem conseguir falar, quase morri por que falo pra caramba. Tomei 2 amoxilinas + 1 ibuprofeno antes da cirurgia e depois de 8 em 8h durante 5 dias + analgésico (até hoje). Achei que depois de 4 dias podia ir trabalhar, me ferrei, mal tinha voltado a falar ainda com muita dificuldade, fui dar aula de pilates, hidroterapia + atendimento de fisioterapia em hospital em pacientes acamados, dois dias foi o suficiente para passar mal e ser obrigada voltar para o repouso. Ainda estou com dores fortíssimas no ouvido, na articulação têmporo-mandibular, pescoço e cabeça, mais do lado direito. De vez enquando sai sangue, pouco mas sai. Já fui 2 vezes para tirar os pontos mas ñ estou com abertura suficiente na boca para tirar, pelo menos foi o que a dentista falou.
    começei a comer hoje coisas menos liquidas como peito desfiado e batata amassada. Tenho que melhora logo, segunda tenho que dar aula de hidroterapia, to com um pouco de medo, mas vou assim mesmo, fazer o que né! Desculpa escrever tanto, imagina o tanto que falo rsrsrs. Quarta vai ser a 3 tentativa para tirar os pontos. Comentei com o dentista se ñ poderia estar com uma disfunção têmporo-mandibular devido a força exercida sobre a mandibula, ele disse que ainda é muito cedo para saber, que o que estou sentindo é normal pq a cirurgia foi muito agressiva. Vamos ver, acho que essa dor já era pra ter passado. Se for a disfunção volto aqui pra falar. Beijos e boa sorte para os próximos que irão passar por essa experiência, lembrando que cada um reagi de uma maneira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, fico triste em saber que você está sofrendo tanto. 4 de uma vez é para poucos bravos e muito corajosos. Sentir dores, principalmente no seu caso, me parece normal, afinal, ficar quase 3 horas com a boca escancarada deve ter deixado algo inflamado.
      Usa gelo para ajudar tanto na dor da mandíbula, quanto no inchaço e sangramento. Faz 2 bolsinhas, enrola cada uma em uma toalha, deita e coloca uma de cada lado da bochecha, na parte que você sente mais dor. Deixa 20 minutos, dá uma pausa e faz de novo até melhorar.
      Boa sorte e espero que você fique bem logo!

      Excluir
  33. Eu retirei 3 ontem estou anestesiada ate hj sentindo um pouco de formigamento, alimentação dyreza viu so tenho vontade de agua e suco e mtuuuu gelo no rosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo. Com as dores, a vontade de comer some, o que é bom, uma vez que mastigar não é das atividades mais prazerosas no pós operatório. Boa recuperação e dá-lhe gelo, sorvete, açaí na tigela, cremes de frutas e repouso.

      Excluir
  34. Olá
    Eu removi 4 sisos de uma vez .
    Em menos de uma hora já estava voltando pra ca
    Foi rápido.
    Não estou muito inchada ,o pós operatório é tranquilo só seguir as recomendações médicas.
    O mais difícil é não mastigar.
    Acho que perdi dois kilos em 24 horas devido as restrições alimentares.
    Mais fora isso estou ótima nem tomei remédio pra dor hoje .
    Tem 24horas .
    Acho que dor e edema depende muito das posições dos dentes e da mão do médico ,se é leve ou pesada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosana, que bom que a sua cirurgia foi simples.
      O que varia mesmo é a posição dos dentes, o tamanho do dente e da boca de cada um. Não tem mão leve que faria um dente como o meu primeiro ter saído sem trauma.
      Boa recuperação e obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  35. Ontem extraí os quatro sisos de uma vez! Foi bem melhor do que imaginava, durou uns 30 minutos! Estou sentindo só um pouquinho de dor, espero que tudo corra bem, pois o perigo são os três primeiros dias né??? Indico pra quem vai extrair os sisos, procurar um cirurgião buco maxilo, ele é o profissional mais preparado pra isso, pois a sua rotina são cirurgias, e o que faz um bom cirurgião é a prática! Beijo no coração ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, só um cirurgião faz extração de siso. Na época que fiz a minha última, eu estava passando com um dentista que já me avisou que ele não fazia e indicou quem fizesse.
      Espero que esteja tudo bem com você e boa recuperação, Ana!
      Obrigada pela visita. =)

      Excluir
  36. Hoje faz 4 dias que extraí 3 sisos, o dr. disse que fui privilegiada porque nasceram somente 3 sisos o quarto não tem chances de nascer (graças a Deus) rsrs. Por incrivel que pareça foi tudo tranquilo da anestésia ao pós operatório, ainda não consigo comer normalmente, por enquanto só coisas pastosas mesmo, mais está td ocorrendo bem, quarta feira que vem ja tiro os pontos... só alegria! E pra vcs que vão extraí, coragem! Mta coragem! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem bom que sua cirurgia foi tranquila.
      Boa recuperação e obrigada pela visita, Tay!

      Excluir
  37. Olá! Eu extrai os 2 sisos do lado esquerdo na sexta 09/12. Confesso que foi bem traumatica a experiencia... hj já é dia 12 e eu estou com o rosto muuuuito inchado, e sem conseguir abrir a boca! Estou tomando antibióticos, antinflamatório, e paracetamol... será que é indicado compressas mornas ou geladas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No geral, por se tratar de uma cirurgia, não vai ser mesmo a melhor experiência da sua vida. Mas a gente sobrevive e depois passa o trauma.
      Espero que você esteja boa e lembre-se sempre, quando você está com algo inchado, frio ajuda a desinchar e calor gera conforto, mas aumenta o fluxo sanguíneo, que no caso do pós cirurgico é a última coisa que a gente vai querer, para não piorar as coisas.
      Melhoras e muito gelo para você.

      Excluir
  38. Eu tirei um siso e um dente a cirugia demorou 2h porque eu tenhos sisos perto no ouvido.portanto foi compicado.mas.estou ansiosa por comer outra vez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o dente é muito no fundo, demora mesmo.
      Eu sempre falo que a nossa vontade de comer é psicológica. É só falar que você não pode comer, que dá vontade de comer tudo o que não pode! rs
      Logo, logo você poderá voltar a comer, mas aproveite que está calor para encher a cara de sorvete, açaí e outras coisas congeladas deliciosas e molinhas, que farão você se sentir saciada e ajuda na diminuição do inchaço.
      Boa recuperação, Bunny!

      Excluir
  39. Olá!
    Moro sozinho, preciso que me ajudem com dicas do que comprar e deixar na geladeira sisosme alimentar apos a cirurgia dos sisos inferiores. O sol aqui de Boa Vista-RR é super quente. Por favor me respondam, o procedimento cirúrgico será amanhã a tarde. Desde já agradeço muitíssimo as dicas e expressões de solidariedade.rs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Eu nem imagino que tipo de calor faça em Roraima, mas não deve ser nada parecido com o que eu conheço aqui na capital de São Paulo.
      Como já foi dito no texto e nos comentários, muita coisa líquida ou pastosa, e o mais gelado possível, porque o gelado ajuda a desinchar e o frio ajuda a reduzir a circulação de sangue, o que evita maiores desconfortos.
      Boa sorte e boa recuperação!

      Excluir
  40. Olá.
    Amanhã a tarde o cirurgião dentista fará a extração dos meu siso inferior, ele disse que após a retirada de um siso,somente após 15 dias o outro. Esse tempo prolongado é normal?
    Por favor peço sugestões do que devo comprar para deixar na geladeira e me alimentar após a cirurgia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua primeira pergunta só poderia confirmada ou negada por outro profissional. Se você não confia na avaliação do seu dentista, talvez devesse procurar outro para fazer a cirurgia.
      Ah, e não se preocupe, nas horas seguintes à cirurgia, a última coisa que você vai querer fazer é comer. Gelo e analgésico vai ser tudo o que você vai querer. Minha dica, deixe preparado bastante gelo e se possível arrume bolsas de gel para congelar e colocar sobre o seu rosto do lado da extração.
      Boa sorte.

      Excluir
  41. Na verdade eu me equivoquei em relação a pergunta anterior, o profissional q me atendeu foi super competente e logo após a minha recuperação farei a cirurgia dos sisos inferiores. Uma dica que funcionou comigo: Fechem os olhos durante o procedimento e ore em espírito. Obrigado Celina pelas respostas e gostaria de saber qual o tipo de gel vc sugeriu e em q estabelecimento posso encontrá-lo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A extração do siso (SUPERIOR) do lado esquerdo foi em 5 minutos, já o dente do lado direito levou de 40 a 50 minutos devido o posicionamento deitado. Senti uma pontada aguda em um momento q o dentista puxou, uma sensação estridente,q é o ruim q posso lembrar. A anestesia foi aplicada tão rápido q nem dá pra lembrar da "mordidinha".(rsrs) Só pra explicar:Foi extraido os meus dois sisos SUPERIORES. Ah, tomei amoxilina e torsilax após o almoço antes do procedimento, conforme o meu dentista indicou e vou continuar tomando de acordo com o receitado por ele. Estou bem agora, apenas cuspindo um pouco de sangue, o local levou pontos. Tenho sorvete e mousse na geladeira, além de iorgute, leite, açaí. É recomendado comer sopa fria?

      Excluir
    2. A bolsa de gel que eu mencionei é produto facilmente encontrada em casa de produtos ortopédicos ou em farmácias. Elas podem ser congeladas ou aquecidas conforme sua necessidade, mas a vantagem é que ela não fica dura, então é mais confortável para usar nesses casos.
      Coma qualquer coisa que te ajude a não passar fome, que não aumente a temperatura local e que, de preferência, não tenha partes duras. Lembrando que eu não sou da área da saúde. Minhas recomendações são baseadas na minha experiência com a extração dos meus sisos.

      Excluir
  42. Nossa eu tirei os três ontem é terrível doe muito depois que passa o efeito da anestesia inchou um pouco o meu rosto mais graças a Deus estou livre deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo. Logo que passa a anestesia, você entende o porquê do dentista encher de anestésico. Mas depois é só alegria! Boa recuperação.

      Excluir
  43. Extrai dois cisos na terça feira(14) Foi horrivel o de baixo foi pior demorou mais e ate chorei. A alimentação esta me deixando apavorada, ate agora não consegui abrir a boca direito pra escovar os dentes e falar direito. Só estou comendo sopas, vitaminas e sorvetes sem contar que hoje minha boca esta bem acida! Fiquei feliz em ler relatos melhores pois nao desejo isso pra ninguém! Enfim, estou tomando muuuuita coragem para tirar os outros dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria Clara, sinto muito saber que você está sofrendo tanto assim. A experiência de extração do siso não é agradável para ninguém, mas pode ser pior para algumas pessoas.
      O inchaço faz parte, porque a cirurgia é muito agressiva para a boca e gengiva. O jeito é ficar sempre com bolsa de gelo por fora e, se possível, com pedacinhos de gelo dentro da boca. Isso vai ajudar a diminuir o inchaço.
      Sobre as próximas extrações, converse com seu dentista, porque eles sempre começam pelos dentes mais complicados, então os próximos podem ser menos traumáticos.
      Boa recuperação e boa sorte.

      Excluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. Boa noite! Há 5 dias extrai 3 sisos. Dois superiores e 1 inferior. Os superiores não doem nada e não senti absolutamente nada no pós operatório. Ambos nasceram ajustados na arcada e saudáveis porém segundo análise do profissional não necessitaria te lo na boca. O inferior foi terrível. Senti dores durante a cirurgia, ele estava meio incluso, a anestesia foi local e não no nervo. No pós operatório realizei higiene escovando bem a língua e a princípio os dentes bons. No quarto dia já passei a escova de leve também na gengiva cirurgiada a fim de evitar acumulo de alimentos o que atrapalha a cicatrização. Também fiz uso de Periogard (1 tubo) sem bochechar, deixando apenas o liquido correr 30s pela boca. Alimentação liquida e pastosa e no quarto dia já consegui comer arroz... Feijão... Outros alimentos não muito duros. Sempre compressas de gelo 20 minutos a cada 2h de intervalo. Medicação tomei analgesico, antibiótico e antiflamatorio. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua visita e por deixar seu testemunho e suas dicas.

      Excluir
  46. Comigo foi totalmente diferente, meu dentista disse que sou um tanto teimosa, mas minha recuperação foi breve e sem dor. Logo após a cirurgia, cheguei em casa e fui descansar um pouco, tomando os remédios de 8h em 8h de acordo com a recomendação do meu dentista. No dia seguinte fui à uma festa, fiquei a maior parte sentada, mas não senti dores ou incômodos. Três dias após a extração e eu comi pizza em pequenos pedaços e carne de hamburguer também em pequenos pedaços. No quarto dia acordei sem o edema local e 1 semana depois tirei os pontos e to bem, viva e nada de infecções ou incômodos. Daqui 3 semanas tiro os sisos do lado esquerdo e estou 100% preparada. Há casos e casos!

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria muita irresponsabilidade minha tentar responder essa, porque eu não sou profissional da saúde. O ideal é você perguntar isso pro seu dentista e ver o que ele acha, uma vez que ele te conhece melhor e poderá analisar seu caso.
      Eu, pessoalmente, passaria vontade, mas não arriscaria comer feijoada.
      Boa recuperação!

      Excluir
  48. Hoje fazem 5 dias que extraí os dois cursos do lado direito.Confesso que foi tanto quanto traumático,passei 2 horas e meia na cadeira do dentista.O inferior,estava atravessado,já não aguentava mais ficar com a boca aberta,e a medida que o médico aplicava anestesia durante todo procedimento ( muitasss vezes) minha boca ia ficando mais enrigidecida e ficava quase fechada.O médico muito experiente é paciente,estava cercado por 5 estatísticos e o auxiliar que acompanharam todo procedimento.Meu dente inferior foi cerrado pra só depois arrancado a coroa e raíz.Hoje após 5 dias e seguindo à risca todas as recomendações, estou bem,apenas com um pouco de dores de cabeça constantes,e dores no rosto,que contrição com Novalgina.Estou ainda tomando a Amoxilina de 8 em 8 horas,o inchaço só durou 2 dias,desde que cheguei estou com gelo no rosto direto,e ajuda bastante.E a alimentação é frios,líquidos e pastosos frios,e nada de esforços.( Apesar de ter uma nenê de 1 aninho) minha mãe está cuidando de mim e dela,junto com meu esposo.Amei esse artigo,muito interessante ler e compartilhar experiências! Bjs😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rayanne, obrigada por compartilhar sua experiência. Acho que cabe só algumas correções nos termos utilizados: essa cirurgia é feita por cirurgião-dentista, que é acompanhado por um auxiliar e, eu suponho que quando você escreveu "estatísticos" quis dizer "estagiários".
      Boa recuperação e muito amor pela sua mãe que está cuidando de todos. =)

      Excluir
  49. Eu tirei dois sisos dia 19. A cirurgia, apesar de ter demorado quase 2 horas, foi tranquila. O superior saiu em menos de 10 min, agora o inferior teve que ser quebrado em pedaços então demorou mais. Eu sinto pouca dor, só umas pontadas. Já estou tomando dipirona e amoxilina. A pior coisa pra mim é não conseguir abrir a boca. Eu mal consigo comer por causa disso. Eu não estou acostumada a comer coisas líquidas como caldos, sopas então estou sofrendo um pouco. Tenho comido bastante purê de batata, as vezes tomo um iorgute no café da manhã. Mas nada substitui um pão hahaha em quanto tempo você levou pra comer pão francês, ou esses mais finos? Eu realmente não tenho comido direito, estou até meio fraca. Não estou muito ansiosa pra tirar os outros dois, mas espero que o procedimento seja menos traumático 😊

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bianca, melhor do que a gente dizer quando voltamos a comer é você se observar. É terrível não poder comer tudo o que se está acostumado, mas passa rápido. Quando sua boca desinchar, você vai perceber que já pode morder e, em breve, mastigar coisas mais duras. Só cuidado com o lado operado, porque pão francês pode acabar te machucando. Que tal pão mergulhado no café/café com leite/achocolatado, só para matar a vontade?
      Boa recuperação!

      Excluir
    2. Bianca boa tarde. Tbm estou com a msm dúvida. Tirei os meus faz 3 dias. Tenho medo de comer algumas coisas pq teve gente que disse que pode entrar no buraco dos pontos. To com muita fraqueza pois estou comendo quase as mesmas coisas que vc. E todo lugar que a gente pesquisa não tem indicações de comida. To fazendo regime forçada. Realmente nao comer é a pior parte de todas rs. Bj

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  50. Boas dicas! Ontem, tirei os 2 superiores que faltavam. Ainda não estou conseguindo me alimentar direito, então, estou de repouso absoluto para economizar as forças...rsrs... Nessa noite, dormi quase sentada e acordei um pouco melhor. É preciso ter paciência. Vale a pena! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Vanessa. Esse é um sofrimento passageiro e necessário, mas no final tudo fica bem e melhor do que com dentes que não cabem na nossa arcada.
      Boa recuperação!

      Excluir
  51. Boa tarde pessoal. Tirei meu siso na quinta feira passada dia 08/06/17. Por enquanto estou comendo apenas liquidos (iogurte, danete, sucos) ontem que comecei a comer alguma coisa pastosa como purê de batatas amassada com salsicha rs. A cirurgia foi muito tranquila graças a Deus. Assim que cheguei em casa sangrou um pouco, mas na noite do msm dia ja tinha parado. Eu tirei os dois da esquerda, nada de inchaço e nenhuma dor. Meu dentista me receitou nimesulida (antiinflamatorio) para tomar de 12 em 12 hrs e dipirona em caso de dor. Só senti dor na anestesia mas é muito suportável, e no mais é so a pressão do dentista puxando o dente. Vim aqui relatar minha experiência pq antes dela tive muito medo pois só encontrei comentários de que doía e era horrível. Nao sei se depende da pessoa ou do cirurgião, mas saiba que nao sao todos os casos que acontece a dor ou inchaço. Tem q manter a tranquilidade e ja que vc precisa realmente se livrar desses dentes nao tem pra onde correr. A preocupação é o sofrimento antes da hora. Mantenha a calma. É dificil mas vc consegue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a sua experiência foi boa. A questão da extração do siso é complicada, porque é um dente grande, no fundo da boca e, via de regra, é um dente que cresce muito e na posição errada, gerando dor e outros transtornos. Boa recuperação!

      Excluir
  52. Olá Celina TD bem adorei as dicas tirei 1 siso ontem eu posso comer sopa com macarrão ou miojo eu trabalho em buffet e recebi apenas um dia de atestado. Vc acha que dá pra trabalhar normalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leidy, eu não tirei nenhum dia de folga, não. No segundo dia, você talvez sinta um gosto ruim na boca ainda, mas vai ser só.
      Boa recuperação e cuidado para não tomar sopa quente (se você mora em lugar que está fazendo frio, sinto muito dizer isso).
      Obrigada pela visita! =)

      Excluir
  53. Obrigada ! moro em são Paulo kkkk mas afinal posso comer miojo frio

    ResponderExcluir
  54. Extraí dois sisos do lado direito, fazem apenas 4 horas. A cirurgia em si foi super tranquila e rápida, pois meus dentes não eram tortos. O problema é que eu estava mordendo a minha bochecha... Tem poucas horas, sangra um pouco, dói um pouco e estou morrendo de fome pois não comi nada o dia inteiro! Tô com medo de comer algo e ficar algum resíduo no buraco kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda, que bom que você está bem.
      Se você leu o relato dos outros, vai ver uma coisa em comum: todo mundo passa fome! É uma dieta forçada mesmo.
      Mas, sinceramente, no dia da cirurgia eu voltei tão "atropelada" que só consegui tomar banho, encher a cara de gelo e dormir para fazer a dor parar.
      Boa recuperação e cuidado para não se empolgar com sopas quentes por causa do frio.

      Excluir
  55. Bom dia!
    Tirei meus sisos há 1 semana. A cirurgia foi tranquila, o incômodo maior foi o da anestesia. Tirei os 2 sisos do lado esquerdo e demorou 30 min para fazer tudo. Meus dentes estavam semi inclusos e não estavam tortos...
    O horror veio mesmo na recuperação.
    Ontem, no sexto dia após, tive que ir ao consultório porque não aguentava mais sentir dor. Fiquei com uma inflamação no dente (o dentista não me prescreveu antibiótico) e deu nisso. Muita dor. O tempo inteiro! Nunca senti tanta dor.
    Minha dica é: se o dentista de vocês não prescreverem nenhum remédio, vocês insistam. Porque eu não precisava estar passando por isso.
    Boa sorte a todos e realmente não é fácil viu.
    Não estou nenhum pouco animada para retirar os outros 2.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaís, fica calma! Eu acho que você deu azar mesmo, porque não é comum infeccionar. Meu dentista era das antigas e não dava nem ponto depois da extração do siso, que dirá medicação, e eu não tive problemas.
      As dores intensas não deveriam ter durado mais que 24 horas, já o inchaço costuma durar até 1 semana por conta dos movimentos que são feitos durante a cirurgia. Se a pessoa for muito sensível, acho que deve sair da sala do dentista como quem entrou numa briga.
      Eu, sinceramente, espero que você se recupere logo e busque um outro profissional, por indicação, para fazer a próxima cirurgia.
      Melhoras!

      Excluir
    2. Oi Celina!
      Pois é
      Dei um baita azar... rs
      Estava desesperador sentir dor o tempo inteiro.
      Enfim
      Tomei antibiótico
      E mesmo assim fiquei com dor mais 4 dias. Demorou a fazer efeito.
      E agora estou sentindo os efeitos colaterais de ter tomado antibiótico
      Alterou meus hormônios, me desregulou
      E também me deu uma tontura que desconfio que seja labirintite ou algo do tipo... (Só rindo) rs
      Mas sobrevivi... Rs
      Da próxima espero ter mais sorte! Rs
      Obrigada pela atenção

      Excluir
  56. Amanhã fazem 20 dias q extraí os 4 sisos de uma vez. Segundo o cirurgião, foi bem complicadinho... Pra mim foi bem tranquilo, foi no bloco cirúrgico, com anestesia geral. N senti nada, exceto quando acordei na sala de recuperação, nunca senti tanta dor, mas logo me medicaram e aos poucos foi amenizando. De resto, n senti quase nada, o cirurgião prescreveu um potente analgésico sublingual de 12/ 12h se eu n suportasse a dor ( mas eu n esperei sentir a dor né, comprei e tomei logo antes de ir pra casa)hehehe. N passei muita fome n,com 3 dias já comi pão molhadinho no café com leite quase frio, com 6 dias coxinha, bolo bem devagar é claro.Mas, ate hj n tive coragem de comer nada q precise mastigar lá atras, quando olho, ta um buraco enorme, daí fico com medo de cair comida e infeccionar, apesar de passar o dia fazendo bochecho com água oxigenada e enxaguante bucal. Tirei os pontos com 15 dias, é um alívio!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você conseguiu contornar o problema da dor.
      Quanto ao receio de comer é mais que natural, mas não fica muito neurótica. Eu nem levei pontos, então fiquei com o buracão aberto no fundo e só tinha o cuidado de fazer o enxague depois de comer. Garanto que isso bastou para sobreviver. rs
      Boa recuperação e obrigada por registrar seu testemunho.

      Excluir
  57. Extrai o meus dois utimu ontem depos que anestesia passou foi terrível doía até bolinha do meu olho tomei paracetamol com cafeína menos de cinco minuto a dor passou foi um santo remedio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimo rápida recuperação e obrigada por seu relato!

      Excluir
  58. Eu já tirei os dois sisod recentemente e separadamente. Este último foi difícil. Mas por conta da medicação na senti dores- não estou sentindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extração de siso nunca é fácil, mas a gente sobrevive. =)

      Excluir
  59. Hoje arranquei 2, daqui umas duas semanas arranco os outros dois. Mas não sabia desse negócio do gelo, agora tá bem inchado kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que coragem! Espero que já esteja tudo bem. =)

      Excluir
  60. Arranquei dois siso ontem . Não senti dor nem na hora de arrancar nem hoje . Também não estou com o rosto inchado. Já estou comendo frutas normal do lado oposto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é muito sortuda, Lidia! No geral, quando a gente vai extrair o siso é porque a coisa já está bem ruim, por isso o sofrimento.

      Excluir
  61. Hoje arranquei um siso incluso. No momento da cirurgia não senti nenhuma dor, mas agora k a anestesia acabou está doendo demais.. Estou bebendo os medicamentos certinhos, mas continua doendo demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A anestesia é bem forte mesmo, o duro é quando passa o efeito anestésico. Espero que você esteja bem agora. Boa recuperação!

      Excluir
  62. Celina tirei 1 siso faz dois dias e ainda sinto muita dor, alguém sabe me dizer se a escovação tem que ser dentro do buraco do dente vazio, pois eu não precisei de pontos mas quando escovo não escovo onde Arranquei, estou com medo de machucar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não escovava o buraco de jeito nenhum, porque o meu estava aberto (sem pontos) e eu achei prudente não ficar cutucando. Para não deixar comida ou qualquer coisa que pudesse criar um ambiente para infecções eu lancei mão de enxaguante bucal sem álcool para higienizar com capricho a região.
      Posso afirmar que funcionou. Não tive problemas durante a recuperação e depois de um tempo você nem vai lembrar de tomar cuidado para enfiar a escova na boca.
      Boa recuperação.

      Excluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Estou eu com a bochecha do kiko agora e lendo os comentários,tirei dois a um ano atrás e só depois de um ano tomei coragem para tirar os últimos que foi tenso.O inferior estava deitado e o dentista teve que partir o dente em pedacinhos e o pior foi ouvir dele que eu poderei ficar com o lábio inferior dormente por uns 6 meses ou mais😭 pois o dente estava perto do nervo,Tirei na sexta feira dia 23/11 e estou de repouso tomando meus remédios a parte ruim da história é a comida,saudades do meu arroz,feijão e aquela carne suculenta.Mas dia 01/12 tenho fé que estarei comendo e o natal que me aguarde rsrsrsrs🙏🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Michelle, cada um tem sua história de terror sobre a extração do siso. Eu sempre me pergunto pra que a gente tem que ter mais dentes do que cabem na boca! Enfim, torço pela sua rápida recuperação e que seu natal seja de toda comilança desejada!
      Obrigada pelo seu relato.

      Excluir
  65. Levei duas horas para tirar um dentro e ele foi partido em 4 partes lol, o resto Sara sozinho, só higienizar e passar fome...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dente* odeio esses corretores automáticos... Eu tirei um por um, esse foi o último, graças a Deus!

      Excluir
    2. Haja coragem para fazer 4 dentes, 1 de cada vez. Pelo menos ficou expert no assunto. Boa recuperação e aproveita o calor para encher a cara de sorvete/creme de frutas/açaí na tigela!

      Excluir
    3. Hehe, agradeço, boa semana p/ vc!

      Excluir
  66. Uau. Obrigada pelo post. Hoje fazem 5 dias que extrai os 4 sisos (sendo dois inclusos), mas fiz em ambiente hospitalar sedada e esta foi a melhor parte! Nao vi ou senti nada. Estou ainda um pouco inchada, tomando medicação de 12 em 12 horas, enxaguante sempre q comer e a fome que chamo de eterna, mas hje um ponto meu abriu e fiquei desesperada - nem fome mais to direto pq ficou um mega buraco ( não sangrou e descobri que é normal ficar o buraco) estou com medo de nao limpar direto depois q comer. Ah, e o cirurgião me indicou somente comer frio liquido ou pastoso no passados no liquidificador. Como damos valor a comer nem q seja um pão com manteiga.
    Mas eu faria novamente pq nao doeu em nenhum momento e não vou precisar voltar para extrair mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ser a única pessoa que faria de novo sem medo. rs
      Meu dentista era do tipo raiz e ele não deu ponto. Fiquei com o buracão mesmo e não tive problemas. Basta usar o enxaguante bucal e manter a boca sempre limpa. Medicação eu só tomei enquanto estava doendo (novalgina da primeira vez, paracetamol da segunda), depois não tomei mais. Não é bom ficar tomando um monte de remédio sem necessidade. No fim de semana, já pode planejar comer carne.
      Boa recuperação e obrigada pelo seu relato!

      Excluir
  67. Retirei um dos sisos do lado esquerdo inferior na segunda-feira passada, sendo que hoje já se passaram 5 dias.
    Minha experiência foi horrível, foram 4,5 horas de cirurgia, a raiz do osso estava abraçada no osso, e por conta disso tive que extrair o segundo molar (dente da frente do siso), para tentar extraí-lo e mesmo assim ele não saiu por completo, ficando a raiz é um pedacinho....foi mto dolorido, eu tremia demais e chegou um momento em que a anestesia não resolvia mais e a dor foi na coragem mesmo.
    Não estou nem um pouco ansioso para retirar os demais, apesar de já saber que vou precisar...kkk
    O pós-operatório foi bem, estou nos caldos e sopas, vivi com advil e a pomada admuc para fechar os cortes no lábio... o que mas me faz falta é comer alguma besteirinha, como coxinha kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, todo mundo tem alguma história traumática, salvo raríssimas exceções. A sua parece ter sido bem dolorida. Os cortes na boca acontecem mesmo com o dentista mais cuidadoso, já que o siso é no fundão da boca e a gente não tem dobradiças para abrir a boca por completo. Homem talvez estranhe mais ter que cuidar dos lábios do que as mulheres, só isso.
      O trauma passa e quando for a hora de fazer de novo, pode ter certeza que será menos pior, porque você já sabe como é e porque o dentista sempre deixa o que é mais fácil (ou menos complicado) para depois.
      Coxinha é fácil, duro era minha vontade de comer churrasco!
      Boa recuperação e boa coxinha!

      Excluir