17 de agosto de 2012

Filme: Corações Sujos

O filme Corações Sujos (汚れた心) que teve pré-estreia em São Paulo na terça, 15 de agosto de 2012, nas salas do cinema Itaú do Shopping Frei Caneca,
é uma adaptação do livro de Fernando Morais, de mesmo título, sobre uma história, infelizmente para a comunidade nipo-brasileira, verídica.

Sob a direção de Vicente Amorim, atores japoneses e brasileiros se misturam na tela para retratar a história do grupo de imigrantes, a Shindo Renmei, que não aceitava que o Japão havia perdido a 2ª guerra e passou a exterminar todos aqueles que diziam acreditar na derrota japonesa (國賊).

Perco o fôlego só de ver as fotos de algumas cenas do filme que é extremamente forte, não só pelas cenas sanguinárias e violentas, mas pela história em si, que afeta a todos os imigrantes e descendentes de alguma forma.

Não, meus pais e avós não fizeram parte nem da turma dos katigumis, nem dos makegumis, não tem nenhuma relação com o Shindo Renmei, mas como fomos criados ouvindo essas histórias, isso nos comove e nos faz imaginar o que realmente passava na cabeça dessas pessoas que matavam seus conterrâneos a sangue frio.

Detalhes que são necessários conhecer antes de ver o filme, para quem não leu o livro:
  • os japoneses da época acreditavam que o imperador japonês era mesmo um enviado dos deuses e por isso o Japão nunca havia perdido uma batalha da qual participara;
  • a adoração ao imperador se deve a isso, porque todo sacrifício se justifica para a proteção do ser iluminado e enviado pelos deuses para ajudar o povo japonês;
  • honra para os japoneses é a coisa mais importante que existe e está acima de tudo, por isso a prática do suicídio é comum até hoje, pois o único jeito de se retratar e recuperar a sua honra é dando seu sangue por isso;
  • a música que se ouve no filme (Akemi cantando e o Coronel tocando na gaita) se chama Furusato, que significa "terra natal", música do estilo shoka (música infantil tradicional japonesa) muito emblemática e cheia de simbolismos em sua letra.

Os outros detalhes vale conferir no filme.

__________________________________
 
Complemento ao post (em 20/08/2012)

Eu andei lendo críticas não muito positivas sobre o filme e estive comentando isso em casa. Cheguei à conclusão de que as pessoas que não conseguem achar o filme impactante são aquelas pessoas que não tem relação com a cultura japonesa. Não conseguirão compreender a profundidade do tema e o quão incrível o filme é.

Diferente das histórias que abordam o tema do holocausto, muito difundida e incomparável no tamanho do desastre humano que representa, o tema de Corações Sujos sempre foi obscuro até para quem é da colônia, pois, sejamos francos, é uma página muito feia da história da imigração japonesa no Brasil.

Enfim, é um filmão, dependendo do ponto de vista. Se você adora a cultura japonesa além de sushis, sashimis e mangás, provavelmente vai sair sem ar da sala de cinema. Se você não sabe nada da nossa cultura, talvez saia sem se emocionar... se bem que tem que ter sangue de barata para sair indiferente a uma história (real) dessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário