6 de agosto de 2012

Bienal do Livro de São Paulo e
Hanami no Bunkyo

Quem gosta de livros levanta a mão!!!

Entre os dias 09 e 19 de agosto de 2012, acontece a 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Anhembi, aberto das 10 às 22h, exceto no primeiro dia, que é fechado para os profissionais do livro e o último que encerra às 20h.

A Bienal do Livro, como já diz o nome, acontece a cada dois anos e sua realização é intercalada, nos anos pares é em São Paulo e nos anos ímpares, no Rio de Janeiro.

Desde que eu era pequena, uma coisa que meu pai nunca deixou de comprar, em hipótese alguma, eram materiais de leitura. Podia ser um gibi, um jornalzinho, uma revista, um livro. Para ele, o importante era alimentar esse gosto pela leitura, fosse ele por literatura ou quadrinhos.

E desde que eu me conheço por gente, ou pelo menos desde que eu aprendi a ler as primeiras letras, ele carregava a gente pra Bienal, que, antigamente, era na Bienal, dentro do Parque do Ibirapuera. Era um dia inteiro caminhando pelas rampas e andares do prédio, desbravando todas as editoras existentes.

Quando ficamos um pouco maiores, meu pai levava a gente até a portaria, dava o dinheiro e a gente podia gastar quanto quisesse, desde que fosse em material de leitura.

A mudança de local não me agradou muito e fiquei uns bons anos sem ir na maior feira de livros, mas depois que você aprende a dirigir nem é tão ruim ir até o Anhembi, com exceção dos R$30,00 de estacionamento que se paga por dia (motos pagam R$20,00).

A entrada é gratuita para menores de 12 e maiores de 65 anos, além de profissionais do setor devidamente identificados, mas se for como nos anos anteriores, o valor da entrada (R$acaba sendo convertido em desconto em muitas editoras, o que no final das contas faz com que a entrada seja, na verdade, gratuita.

Este ano a Bienal inovou em tecnologia. No site existe um aplicativo que permite você criar sua programação, além de um mapa interativo. E eu encontrei no Play (o antigo Android Market) um app para baixar, que tem mapas e todas as informações sobre a Bienal.

O desenho são iguais, mas este da direita é o ícone do app.

Aproveito pra deixar minhas dicas para quem vai à Bienal do Livro.

1 - chegue cedo: se quiser aproveitar bem, é melhor chegar bem cedo para ter tempo de ver, pesquisar e comprar tudo o que quiser e encontrar de legal. Muitas editoras pequenas tem livros difíceis de encontrar nas livrarias e valem mais a pena do que ficar fuçando o stand de um Saraiva que tem preços mais altos que no site.

2 - leve um carrinho ou mala de rodas: se você sabe que vai para comprar, leve uma mala ou sacola de rodinhas, ou ainda, um desses carrinhos de carregar processos. Eu morri de inveja de um senhor que passou por um dos stands que eu visitei, carregando uma dessas malas de viagem, tamanho médio. Primeiro pensei "que exagero" e no final da Bienal pensava "por que raios eu não trouxe a minha mala?".

3 - opções para pagamento: leve de tudo um pouco, cartão, dinheiro e até cheque. Pode ser que nas editoras menos badaladas você encontre alguma vantagem em comprar com outros meios que não o cartão de plástico. Isso sem contar para a comida e o estacionamento, que salvo engano, só aceita dinheiro e na entrada.

4 - roupas confortáveis: esqueça seu lindo salto meia pata de 15 cm em casa. Também deixe aquela saia curtíssima e/ou justíssima para usar na praia ou na balada. O piso do Anhembi, ainda que forrado, é super irregular. O traje ideal inclui um par de tênis, calça comprida e, dependendo do clima, uma blusinha para a saída. Mochilas enormes ou bolsas grandes também serão um belo desconforto, a não ser que você esteja disposto a gastar com o guarda-volumes (pago a parte, valor não informado no site).

5 - kit Bienal: eu não acredito que eles deixem você entrar com kit farofa na bolsa, mas se puder, leve balas, chicletes e até uma garrafinha de água para não ter que entrar nas filas enormes que se formam da hora do almoço até o final do dia nos quiosques para alimentação. Aparentemente, eles aumentaram a área de alimentação, mas pelo volume de público que frequenta a Bienal nos finais de semana, ir munido de paciência é uma boa ideia.

Data: 9 a 19 de Agosto de 2012
Horário: 9 a 18 de agosto, das 10h às 22h e 19 de agosto, das 10h ás 20h, com entrada até às 18h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209
Entrada: R$12,00 (inteira)
Estacionamento: R$30,00 carros/van e R$20,00 motos
Ônibus circular gratuito saindo do metrô Tietê
__________________________________

Hanami, momento de festejar as cerejeiras em flor

O Bunkyo de São Paulo fará um Hanami, uma espécie de celebração à florada do Sakura, a flor de cerejeira japonesa, que no Japão atrai multidões que acampam nos enormes parques e jardins que tem corredores com a árvore que floresce por alguns dias por ano, indicando a chegada da primavera.

Com a bagunça climática, as cerejeiras tem florescido aos poucos e cada região está fazendo sua Hanami em semanas diferentes em todo o Brasil. Desde a primeira florada que eu vi, já estamos na 5ª semana de floradas (a primeira que eu vi foi no Paraná).

A festa do Bunkyo terá adesão de R$15,00 e dá direito a otsumami (aperitivo), coquetel de licor de ume (a cereja do sakura curtida) e chá de sakura ou participação na Demonstração da Cerimônia do Chá (que acontecerá às 19h e às 19h30).

Data: 11 de agosto de 2012, sábado
Horário: das 18 às 22h - Cerimônia do Chá: às 19h e às 19h30
Local: Jardim do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381 (próximo do metrô São Joaquim)
Adesão: R$15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário