7 de janeiro de 2013

Destino: Morretes/PR
Filme: Homens de Preto 3

Eu fiz essa viagem em novembro de 2012, mas só agora lembrei de escrever algo sobre ela.

Morretes é uma cidade pequena, no estado do Paraná, onde o forte é o ecoturismo e um prato chamado Barreado.

Para chegar a Morretes você pode escolher a estrada convencional, uma estrada aberta no meio da serra, feita com paralelepípedos e muitas hortênsias no entorno, ou de trem.

Nossa ida foi pela estrada da Graciosa, o caminho que corta a serra e que exige muito cuidado do motorista, por ser muito sinuosa, além de ser uma via de mão dupla extremamente estreita. Diferente no visual, vale a pena a passagem por lá.

Ao longo da estrada existem pontos de parada com mirantes, o problema é que a região é muito úmida e a neblina é constante, o que tira a visão da paisagem natural.

Chegando em Morretes, vá direto a um dos inúmeros restaurantes que ladeiam a praça principal. Nós fomos num que chama Madalozo e tem vista para um riacho de águas claras e limpas, onde se pode fazer um passeio de caiaque.

O barreado, prato típico da cidade, é apresentado pelo garçom, que prepara uma porção como demonstração para quem não conhece.

Pode ser descrito como uma carne louca, com muito caldo, misturado com farinha de mandioca, servido junto com arroz branco e banana nanica picada crua.

A versão rodízio ainda acompanha camarões fritos, à milanesa e no bafo, filé de linguado, mariscos e banana frita a vontade.

Depois da refeição, aproveite para dar uma volta na praça, onde você encontra uma feirinha de artesanato, doces e bebidas típicas. Se você gosta de banana vai se esbaldar, porque tem doce de banana de todas as qualidades e a cachaça de banana.

Também não deixe de conhecer uma sorveteria chamada Paleteria, uma sorveteria de picolés super diferentes: os de fruta vem com pedaços da fruta e tem uns com biscoito ou sementes inteiras. São muito gostosos.

Outra atração do local são os passeios nas quedas d'água ou na serra. Tem passeios de bicicletas, rafting e o boiacross, que eu não pude ir por problemas físicos, mas que meus amigos foram, se divertiram e se arrebentaram literalmente!

O valor é convidativo, a segurança é duvidosa desde o começo, o percurso dura 2 horas (esse é o tempo que se fica dentro da água sobre a boia, sem contar o tempo de subida até o ponto inicial) e o resultado é, segundo meus amigos, diversão com um monte de contusões.

Se ainda assim você quiser arriscar, seguem as dicas: leve roupas para trocar, um tênis velho para molhar e outro para ir embora (chinelo não, porque você vai perder ele no caminho. Não recomendo nem o Crocs), toalha, se possível use mangas compridas e calças compridas, e leve um kit de curativos caso acabe batendo ou se ralando em alguma pedra.

E quem vai ficar só sentado nas margens do rio para esperar os aventureiros, leve repelente e dê preferência para sua calça jeans mais grossa, porque os insetos são impetuosos.

Fica a dica para ir com a família ou com os amigos.
__________________________________


Homens de Preto é um desses filmes que fizeram parte da minha adolescência. A música tema tocava em todas as baladas e todo mundo dançava a coreografia do clipe final do filme.

Depois de tantos anos, eles fazem ressuscitar o Will Smith, que parece não envelhecer, e o Tommy Lee Jones, que... bem, na cara dele vemos que os anos passaram mesmo. rs

Eu acabei não assistindo no cinema, porque não me convenci pelos traillers que o filme valia a pena e porque sairam muitos filmes mais interessantes na mesma época.

Mas como eu gosto de passar na locadora vez ou outra, e vez ou outra não encontro nada, acabo pegando qualquer coisa que eu tenha pensado em ir no cinema e não fui.

O filme mostra o agente K (Jones) desaparecendo da memória de todo mundo depois que ele decide voltar no tempo e, aparentemente, tendo morrido por lá. Quando J (Smith) descobre o que aconteceu, procura um meio de voltar no tempo e salvar seu parceiro no passado para que ele exista no futuro.

A volta ao tempo mostra a evolução da agência, os gadgets e coisas do passado onde a vida de J e K se cruzam.

A atuação de Josh Brolin na versão jovem do agente K está bem convincente e até parece a mesma pessoa fazendo o personagem.

Rende umas boas risadas e não teria sido ruim assistir no cinema, apesar de não ser o melhor MIB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário