27 de fevereiro de 2023

Aplicativo: BibliOn a biblioteca digital do Estado de São Paulo

Eu jurava que tinha escrito esse post faz um tempão, mas fui procurar e cadê?

Antes tarde do que nunca, vou escrever sobre esse aplicativo incrível que eu tenho instalado no meu celular e no meu tablet, porque eu gosto de tê-lo sempre à mão, mas quando possível, prefiro ler numa tela maior.

O aplicativo BibliOn é um projeto do governo do estado de São Paulo, que integra o cadastro dos usuários das bibliotecas do estado paulista, iniciado com outro nome um tempo antes da pandemia e que, durante a pandemia, foi usado como forma de permitir que os usuários das bibliotecas públicas seguissem tendo meios de emprestar livros pensando em permitir acesso a um recurso tão importante que é o livro de forma gratuita.

Claro que para isso a pessoa precisa ter um celular e acesso a internet, coisa que muita gente não tem por falta de recursos financeiros, ainda assim, permite a uma gama de pessoas que tem recursos reduzidos a ter um mínimo de acesso à leitura variada.

O acervo do BibliOn é incrível, porque conta com clássicos, mas tem muito best seller recente na lista.

O cadastro é bem simples e rápido. Eu lembro disso, mas não sei dizer se dá para ser feito direto pelo aplicativo ou se precisa ser feito pela internet. Mas eu lembro que é fácil.

Com o cadastro feito e que pode ser aproveitado nas bibliotecas físicas, mediante apresentação de documento e comprovante de residência (em São Paulo, claro), você terá acesso a muitos livros legais. Lembrando que para usar as bibliotecas físicas não precisa de cadastro, somente apresentar um documento na entrada. O cadastro é somente para pegar livros físicos emprestados e levar para casa.

O prazo de empréstimo no aplicativo é de 15 dias, renováveis dependendo da fila de espera para o exemplar. Se não houver fila, você consegue renovar várias vezes.

Você também pode entrar na fila dos livros mais concorridos que costumam ter só um exemplar digital. Para isso basta apetar a opção "reservar" que você entra na fila.

As informações sobre quantos exemplares há disponíveis ou quantas pessoas aguardam na fila aparecem na tela do livro, onde também tem o resumo, autor (que pode ser seguido), quantidade de páginas e editora.

Você também pode configurar tamanho de fonte, cores e fundo, que pode ser branco, bege, marrom ou preto. Eu gosto de usar fundo preto com letrar brancas sempre. Cansa menos, já que o brilho do branco na tela do celular me incomoda.

Mas não são somente livros escritos. Você também encontra audiobooks, esses em menor quantidade e variedade, mas ainda assim acho que tem bastante coisa legal. Novamente, os livros da moda costumam ter filas grandes de espera. Outros menos populares você consegue pegar para ouvir na hora.

Na descrição dos audiobooks você vai encontrar um resumo, o autor, o narrador e o tempo total do áudio.

Eu nunca fui muito de audiobooks, mas descobri que pode ser bem legal ouvir a interpretação de um texto por atores ou pelo próprio autor do livro, então ouço no banho. Entre me preparar para entrar no banho, tomar banho, separar a roupa do dia seguinte, as coisas que eu preciso levar e me arrumar para dormir, consigo ouvir algo em torno de 1 hora de áudio, o que faz livros de 300 e poucas páginas durar, no máximo, 1 semana.

O app não permite print de tela por questões de direito autoral, mas ainda assim vejo muita vantagem usar o app, porque você pode baixar o arquivo na sua rede wifi (casa, trabalho, escola ou qualquer lugar com wifi) e depois ler no ônibus, no metrô, no trem, no táxi, na sala de espera do médico ou numa fila de supermercado (sim, eu leio nesses lugares ou qualquer lugar que tenha fila de espera e em São Paulo, onde não tem fila?).

Pra quem costuma reclamar que livro é caro, que não lê porque é ruim carregar um livro de papel, acabaram as desculpas, uma vez que você pode usar o seu celular de todo dia para ler livros no lugar de ficar espalhando fake news ou de ficar só perdendo tempo rolando as redes sociais (eu gosto de jogar tempo fora nas redes sociais também, mas amo ler também).

E aí, tá esperando o que pra baixar esse app maravilhoso?

Mais informações em www.biblion.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário