12 de dezembro de 2022

Review: Serviço de Renovação de CNH pela Internet

 

Por causa da pandemia de COVID, diversos serviços públicos foram levados para o ambiente virtual e muitos prazos foram prorrogados.

Nós temos o hábito de reclamar da má qualidade dos serviços público, da má vontade dos servidores, mas quando algo é melhorado ou funciona, nós temos que elogiar também.

Desde que foi criado o Poupatempo em São Paulo, nós, paulistanos, não podemos reclamar muito, já que o atendimento por lá é muito ágil e costuma funcionar muito bem.

Quem precisava renovar a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, por exemplo, tinha todos os serviços centralizados num único local. Você só precisava fazer o agendamento prévio, com data e hora marcada, já pagava lá dentro mesmo e resolvia o exame médico e a emissão do documento.

Porém, com a pandemia, o serviço de renovação foi suspenso por um período e no retorno, com a impossibilidade de dar conta de todo o volume de pessoas que precisavam renovar ao mesmo tempo, criou-se um calendário prolongado para a renovação.

Nesse meio tempo ainda teve mudança na legislação de trânsito e tantas outras coisas que fica até difícil lembrar de tudo, mas a renovação ficou mais simples.

Site do DETRAN-SP https://www.detran.sp.gov.br/

Você entra nesse site e faz o login. Se ainda não tiver cadastro, faça, que é rápido e vai ser útil para usar outros serviços do Detran.

Clicando em CNH - Habilitação você vai encontrar as instruções e o aviso de quando vence sua habilitação.

MAS ATENÇÃO: se ela já estiver vencida no calendário novo, você não pode solicitar a renovação pela internet.

Caso você esteja dentro do prazo, você só precisa seguir as instruções.

O agendamento do local para o exame médico é feito pelo sistema automaticamente, com base no CEP que você indicar, usando a data disponível mais próxima e o horário que você indicar. Eu coloquei um CEP do centro e fui parar numa clínica na Avenida Santos Dumont, perto da Avenida do Estado, mas no dia que eu fui, outra pessoa disse que era da Vila Mariana, então eu imagino que tenha muito a ver com o horário que você selecionar.

A taxa do exame médico você vai pagar direto na clínica na forma de pagamento que a clínica aceitar. Onde eu fui era dinheiro ou pix.

Na sequência a/o médica/o já vai enviar para o sistema do Detran o resultado do exame, então você só precisa pagar a taxa de emissão + a taxa de envio nos Correios ou pelos bancos conveniados ao Detran. Assim que você pagar a taxa, ele já aparece no site que em até 3 dias é liberada a CNH digital (a do app que você pode baixar na loja de aplicativos do seu celular) e em até 1 semana, a CNH chega no endereço que está cadastrado no sistema do Detran.

No dia que foi liberada a CNH eu recebi uma mensagem dizendo que já podia acessar meu documento digital e 1 semana depois, estava com a CNH física em mãos.

Achei muito prático, porque o único deslocamento que eu precisei fazer foi para o exame médico, que ainda não dá para ser feito online, já que não tem como simular a máquina das letrinhas e as luzes, nem o aparelho que mede a força das mãos. Quem sabe um dia...

Então, fica a dica! Facilite sua vida, separe o dinheiro e bora renovar a CNH pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário