31 de dezembro de 2022

Retrospectiva 2022: como foi o seu ano?

Hora de fazer um saldo do ano que está terminando... eu gosto de pensar para poder me planejar, tentar analisar o que eu fiz, o que deu certo, o que não saiu como o planejado, o que deu errado e o que pode ser feito em relação a tudo isso. E você?

Bom, o ano de 2021 terminava com uma boa noticia: após 2 anos sem carteira assinada, eu voltaria às salas de aula. O que me deixa chateada é eles sequer terem a decência de informar a razão da contratação: meu título de mestre (eu sou doutora, mas para o MEC não, já que eu não fiz o processo de reconhecimento no Brasil). Eu não me importaria de ser informada que estou sendo contratada somente para que a IES cumpra um requisito burocrático que é cobrado a cada 2 ou 4 anos (agora eu não lembro) para a revalidação do curso perante o MEC e que só dá pontos para a IES que tem em seu quadro contratado professores com titulação mínima de mestre.

Sabe aquele anúncio daquelas faculdades que dizem 100% de mestres e doutores? Sim, no período de avaliação é verdade, fora dele, não muito.

Enfim, ao fim do primeiro semestre fui dispensada sem muitas explicações, mas eu já tinha entendido o motivo.

Então, o que fazer depois da dispensa? Vamos fazer outra faculdade!

Sim, depois de 2 graduações, 3 especializações, 1 mestrado e 1 doutorado, voltei para a graduação em Letras Libras e estou AMANDO!!!

Eu cheguei a conclusão de que aproveitamos muito mais a graduação quando somos mais maduros para fazer o curso.

No segundo semestre, a alegria da "criançada": Bienal do Livro de São Paulo e Festa do Livro da USP presenciais!!!

Estávamos ansiosos, porque ninguém sabia ao certo como seria com medidas de segurança, aglomeração, local novo (no caso da Bienal) e quais editoras iriam participar.

A Bienal do Livro foi bem mais modesta do que a do último ano, porque várias editoras grandes não estiveram lá, mas ainda assim, aquele clima de "estamos de volta" e "somos loucos por livros" de todas as idades e um monte de crianças e adolescentes, foram cenas de encher o coração e a alma, e deixar os bolsos vazios.

A Festa do Livro da USP foi uma loucura. Todos os dias foram lotados e pessoas comprando como se nunca tivessem visto livro na vida! Gente de malas grandes de viagem, pessoas indo e vindo dos carros para deixar parte das compras para comprar mais, muita gente doida por livros fazendo fila em editora que capricharam nos acervos. De novo, uma loucura total!!!

Aliás, essa loucura deu um gás na minha leitura. Se no começo do ano eu só tinha lido menos de 1 livro por mês (foram 5 em 6 meses), depois das compras, eu li uma média de 3 livros por mês. Olha o que comprar livros faz com a gente! E isso fazendo facu de novo.

Já em dezembro, algumas confraternizações (eu acabei não indo, porque ainda tenho receio de tanta aglomeração sem máscara e não dá pra comer com máscara) e a notícia de que um novo curso, do qual eu participei da elaboração do PPC, foi aprovado e autorizado pelo MEC, e deve ser aberto para o segundo semestre de 2023.

Que 2023, o ano do coelho, seja um ano fértil, cheio de boas notícias, muitas realizações, com saúde e sucesso!

imagem: Atena Editora (mas se buscar no Google, aparece em vários outros lugares também, então não sei bem de quem é o crédito da imagem)

Obs: não sou eu na foto, mas achei bem interessante ser a imagem de uma mulher oriental na foto, em meio aos livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário