6 de março de 2017

Filme: Para Sempre Alice (Still Alice)

Esse é um daqueles filmes que você precisa de um lençol para usar de lencinho e assistir o filme sem alagar sua casa. Típico filme que eu não assisto numa sala de cinema, para não ficar com a cara roxa de chorar em público.

Destaque para a atuação vencedora do Oscar de melhor atriz, de Julianne Moore, que faz você imergir de cabeça no drama da protagonista, Alice, uma mulher forte, inteligente e independente, que vê sua vida virar de ponta cabeça após um diagnóstico precoce de Alzheimer, doença degenerativa das funções cognitivas da pessoa.

Como o filme retrata, essa doença costuma acometer pessoas de idade avançada, mas em casos raríssimos pode ser herança genética.

Essa notícia muda não só a vida de Alice, mas de toda sua família, pois a doença, que já foi constatada como genética, pode ser detectada via exame e coloca os filhos no dilema de descobrirem precocemente suas chances de terem o mesmo problema ou não.

Com o tempo, fatos, coisas e pessoas começam a não serem lembrados, o que gera problemas, inseguranças e mudanças de planos para os que cercam Alice.

Uma história humana, baseado num romance, que mostra a realidade e as dificuldades que vivem famílias com pessoas acometidas por essa doença e até por quem tem pessoas muito idosas no convívio do seu lar.

Recomendadíssimo, não só pela beleza das interpretações, mas para conhecimento de como são as fases e as dificuldades que passam o paciente e a família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário