20 de março de 2017

Livro: Conversas com um jovem professor de Leandro Karnal

Depois de passar por uma fase em que eu li vários livros que falavam sobre atividades físicas e, principalmente, corridas, por estar iniciando no mundo das corridas, agora estou numa fase de ler tudo o que parece interessante sobre a prática docente, já que em breve começam minhas aulas na pós.

Esse livro estava na minha lista de desejos há algum tempo, mas por causa do preço, a compra havia sido adiada.

Enfim, ganhei um vale compras de presente, e vale compras de livraria, vira festa dos livros pra mim.

Eu preciso admitir que não conhecia Leandro Karnal até pouco tempo, quando ele virou colunista da Radio Band News FM. Ele é historiador e professor de importantes universidades de São Paulo.

Como ele mesmo apresenta, esse livro não tem teorias pedagógicas, nem pretensão de ser tese de nada, somente um testemunho honesto sobre os 30 anos de vivência em salas de aula. Como professor de História, claro, já deu aulas para todas as idades e em todo tipo de escola e relata o dia a dia, as relações com outros professores, coordenadores, diretores, pais, alunos.

Em alguns momentos você ri, porque sabe como a situação é engraçada na realidade ou tem vontade de chorar por saber que alguns problemas, você não passa sozinho e se repetem com frequência nos diferentes níveis escolares e sociais.

Uma coisa interessante são os filmes que ele indica no final de alguns capítulos, com comentários próprios sobre o que é interessante observar no filme e o que é só firula de longa metragem.

Vale a pena a leitura para descontrair um pouco e saber que não se está só nessa batalha diária na vida docente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário