21 de dezembro de 2015

Livro: Eu sou Malala: A História da Garota que Defendeu o Direito à Educação e foi baleada pelo Talibã

O livro "Eu sou Malala: A História da Garota que Defendeu o Direito à Educação e foi baleada pelo Talibã" não é nenhum lançamento, mas a minha leitura se dá ao mesmo tempo em que é lançado um filme sobre a menina Malala Yousafzai, uma jovem que nasceu numa família incomum para o padrão do Swat, vale incorporado ao Paquistão após muitas guerras internas com a Índia, na promessa de paz.

A história dela é simplesmente envolvente e mostra uma sociedade que lembra um pouco as sociedades ocidentais do começo do século passado, onde mulheres não precisavam vestir burca, mas não tinham direitos e eram consideradas objetos por suas famílias.

O duro é ver que essa sociedade atrasada e demasiadamente machista ainda existe e é tão cruel com mulheres, independente da idade, em pleno século XXI.

Ao longo dos relatos reais vividos por Malala, você fica apaixonada pelo pai dela, Ziauddin, que é a razão dela ter ideias tão diferentes dentro de uma sociedade que não quer que mulheres (na verdade, que ninguém) pense ou tenha ideias de tipo algum, no melhor exemplo de que manter a sociedade às sombras da ignorância é a melhor forma de se manter no poder.

O pai dela é um homem que acredita que todos são iguais e que Deus, seja lá o nome que tiver, não pode desejar que pessoas inocentes sejam assassinadas sem razão ou só porque não compartilham das mesmas ideias de quem está no poder. E apesar dos riscos e de toda a dificuldade financeira, sempre manteve uma escola para que quem quisesse estudar tivesse acesso à educação, fossem meninos ou meninas.

A luta dessa menina vale ser comprada, porque é nobre e deveria ser prioridade em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde de alguma forma a maioria das crianças tem seu direito à educação mitigado.

Não é à toa que ela é a mais jovem ganhadora do Nobel da Paz. Prêmio mais que merecido e que ela investiu em sua fundação que tem como objetivo conseguir acesso à educação a todas as crianças do mundo.

Compre o livro e ajude a Malala a levar o seu projeto de vida adiante e não permitam que o Talibã ou quem quer que seja tente calar essa voz inspiradora.

Para os pequenos, existe uma versão Malala para crianças, ilustrada para facilitar a compreensão. Acho que é um ótimo presente e um bom tema para ampliar a visão de mundo das nossas crianças, que muitas vezes pensam que todo mundo tem smartphone, tablet e TV a cabo.

Visite: http://malala.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário