3 de junho de 2013

Semana do Meio Ambiente
Evento: Festa Junina do Ikoi no Sono e
Evento: 4° Japan Matsuri de Osasco

No dia 05 de junho de 1972 aconteceu uma importante reunião da ONU para debater questões ambientais que já afligiam diversas nações e que foram negligenciadas ao longo de décadas, nos levando a esse desespero atual.E essa é a data dedicada ao meio ambiente e ecologia.

Não sei se há muito a comemorar, mas temos muito com que nos preocupar, uma vez que na corrida pelo título de país desenvolvido, ficam jogando a culpa um para o outro, no velho jogo do empurra, e nada muda de verdade.

Aproveitando o ensejo, gostaria de deixar a indicação de 2 filmes, pouco difundidos, mas de grande importância para a reflexão sobre o tema.

O primeiro eu conheci no ano de seu lançamento (2009), em função de uma pesquisa para um dos meus créditos do mestrado em Direito.

The Age of Stupid (A Era da Estupidez em tradução livre) foi produzido na Austrália e seu enredo mostra que pela falta de ações de preservação da nossa própria espécie, a Terra que conhecemos não mais existe. Uma espécie de "Arca de Noé" guarda exemplares de tudo que já existiu sobre a face da Terra, a espera de um milagre que possa reconstituir o nosso planeta.

No documentário, o narrador e "guardião" deste museu da Terra, conta e mostra vídeos sobre o que levou o planeta àquela situação terminal e pede a ajuda de quem possa ouvir sua mensagem, para salvar um lugar devastado pela agressão dos tempos.


O outro filme que tem cenas chocante, uma em particular que ficará ilustrado na minha memória por tempo indefinido, chama-se Earth and The American Dream (Terra e o Sonho Americano em tradução livre).

O documentário que foi premiado no Emmy e no Festival de Sundance, produzido pela HBO (isso me chocou, porque nem na programação do canal eu cheguei a ver algo sobre o filme), conta a história da Revolução Industrial nos Estados Unidos, as populações indígenas que foram aniquiladas pela invasão dos ingleses, a fauna local que foi destruída, a revolta da natureza contra as agressões ao longo dos anos e a situação à época da conclusão do documentário (1992).
__________________________________

4ª Festa Junina - Ikoi no Sono

A Festa Junina do Ikoi no Sono, como todos os eventos da entidade, são para arrecadar fundos para a manutenção das atividades desta, faz um lindo trabalho cuidando de idosos.

Além disso, é um ótimo programa para a família inteira, por ser um ambiente familiar e com muita coisa gostosa feita pelos voluntários e familiares dos internos.

Haverá shows diversos, música caipira, comidinhas típicas, correio elegante e até quadrilha.

Para quem não tem carro, pode aproveitar o transporte gratuito que sai da Rua da Gloria, 326, às 9h e saída da sede ao final do evento para o mesmo endereço.

Data: 09 de junho de 2013 - domingo
Horário: das 10 às 16h30
Local: Sede do Ikoi no Sono - R. Jardim de Repouso São Francisco, 881 - Guarulhos/SP
Infos: www.ikoinosono.org.br ou 2480-1122

__________________________________

4° Japan Matsuri de Osasco

Com uma programação repleta de atrações, que vão manter o palco agitado por 2 dias, com muita dança, música, teatro, taiko, artes marciais e até show de mágica, o evento se completa com diversos workshops e um espaço dedicado às crianças.

A abertura do 1° dia de evento será com uma cerimônia religiosa, realizada pela Oomoto do Brasil.

Data: 08 e 09 de junho de 2013 - sábado e domingo
Horário: das 10 às 20h
Local: Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco - ACENBO - Rua Acenbo, 100 - Osasco/SP
Infos: www.japanmatsuri.com.br ou 3684-0904

Nenhum comentário:

Postar um comentário