10 de junho de 2013

Review: Impressora Multifuncional Epson Expression XP 401 e
Evento: Workshop de Yosakoi Soran

Antes de começar: esse post é beeem comprido. rs

Eu sempre gostei de multifuncionais para ter em casa, porque elas fazem tudo e um pouquinho mais e são super práticas por conta disso.

A escolha pela Epson era pela conveniência de já ter tido uma multifuncional da mesma marca que nunca me deu problema em uns 5 anos de uso.

A decisão de comprar uma nova impressora não foi porque a minha Epson CX4700 pifou. Muito pelo contrário, ela continua funcionando muito bem obrigada, mas as mudanças de sistema operacional fizeram do programa que opera as configurações especiais de impressão não funcionarem mais. O driver ainda pode ser obtido, mas o programa de impressão é uma espécie de "quebra-galho".

Enfim, decidi comprar uma nova que deve durar os próximos 5 anos pelo menos.

A ESCOLHA

Modelos não faltam, mas a função mais atraente em tempos de smartphones e tablets com certeza são as impressoras que possuem tecnologia wi-fi, que permite você imprimir documentos e fotos direto do seu gadget para a impressora, em fios, bastando estar conectado na mesma rede.

Acredito que todas as marcas de impressoras possuem modelos com essa tecnologia, então vai um pouco de preferência por marca ou preço. No geral, eu não tenho nada que desabone qualquer uma das marcas à venda.

Uma interessante, mas que o preço ainda é um pouco alto, é a Epson L355, que tem tudo o que a minha tem e um tanque de tinta embutido de fábrica, também conhecido por bulk-ink, que premite que os cartuchos sejam recarregados, sem ter sequer que abrir a impressora para isso, porque o tanque fica do lado de fora.

Eu escolhi a minha pelas seguintes características:
- Impressora e Scanner num mesmo produto.
- Cartuchos independentes que permitem a troca individual, se bem que pela experiência da outra, no final não faz diferença, porque as cores costumam acabar juntas, com exceção do preto.
- Leitor de cartão de memória (SD card)
- Digitalização com possibilidade de salvar no computador, no SD card inserido na impressora ou na nuvem (Google)
- Impressão via Wi-Fi (rede sem fio no padrão SSID, com roteador protegido no padrão WPA/PSK), por rede interna, Google iCloud ou usando um aplicativo próprio para Android ou Apple.
- Garantia de 2 anos: 1 ano por lei e 1 ano extra após efetuar um cadastro no site da Epson. Acredito que a cortesia seja por tempo limitado, mas isso faz diferença na hora da decisão final.

OS PROBLEMAS

Depois de um tempo lendo sobre "O líquido mais caro do mundo" que rodou a internet por um bom tempo e tendo descoberto algo que barateava esse líquido em um montante absurdo, fui buscar os cartuchos recarregáveis para minha nova máquina. O meu erro foi ter deixado pra ver isso depois de comprar a impressora, porque eu descobri que os cartuchos recarregáveis para a Epson XP 401, códigos T196120, T196220, T196320, T196420, ainda não estão disponíveis para compra no Brasil. Esse quesito deixou de ser um problema, pois já está disponível os cartuchos recarregáveis, bem como o bulk ink para a XP 401 (texto adicionado em 11/05/2014).

Encontrei num fornecedor na China que envia para o Brasil, mas o preço não vale a pena, a não ser que fosse para eu comprar um monte e dividir o frete com outros compradores. O jeito é esperar os revendedores do Mercado Livre se ligarem e comprarem para eu comprar deles.

Outro grande problema foi a instalação para configurar a impressora para imprimir em wi-fi.

Primeiro, quando você liga para o suporte, eles aparentemente partem do pressuposto de que você é um total ignorante em tecnologia. Ok, eu até cometi um erro de procedimento para esta máquina, mas só porque eu parti do pressuposto que a coisa fosse Plug and Play e não é.

O suporte sugeriu, inicialmente que eu só precisava reinstalar, mas não funcionou. Então ela pediu para que eu desinstalasse tudo, reiniciasse a máquina e instalasse novamente. A segunda parte eu tive que fazer sozinha, porque ia demorar muito.

Então, fica o alerta, não ligue o cabo USB antes de instalar o driver e leia as instruções que aparecem na tela.

Se você acabou de descobrir que fez errado (como eu), desinstale o driver e tudo o que você instalou com o CD que acompanha o equipamento, reinicie e comece de novo. Vai funcionar.

E ainda que pareça somente um problema de configuração, saiba que não é. Ele não vai funcionar se você não fizer na ordem correta.

Nota: o suporte por email é a coisa mais inútil deste mundo. Eles retornaram meu contato, que pedia somente uma lista de endereços de autorizadas, quase 1 mês depois do envio dizendo que sabiam que eu havia entrado em contato por telefone e que se eu precisasse de continuar o atendimento que poderia responder ao email. Para quê? Para esperar mais 1 mês por retorno?

OS TESTES E CONCLUSÃO

Comecei a impressão no modo tradicional, com a impressora instalada via cabo (nesse versão ela é plug and play, mas se você instalar assim vai passar pelos problemas relatados). A primeira página demora a aparecer com a impressão na bandeja, mas as páginas seguintes são mais rápidas.

No modo Wi-Fi também funciona muito bem. A velocidade de início da impressão depende mais da velocidade da sua rede do que da impressora. Depois que a comunicação chega na impressora, é como se estivesse ligada no cabo.

Pelo Epson Print Connect, que na verdade envia um email para a impressora e a faz imprimir, a velocidade é bem rápida também. Acho que é a mesma coisa que você estar no Wi-Fi. Claro que se a impressora estiver em stand by, deve demorar um pouco mais até ela "acordar". Não gostei da parte de configuração pelo aplicativo disponível para o meu celular/tablet, porque eu pedi para imprimir 2 páginas de 3 e ele quis imprimir tudo. E a qualidade da impressão, apesar de eu ter selecionado normal, saiu no modo econômico. Ou seja, é mais para quebrar um galho do que para usar como solução*.

Conclusão não dá para chegar até passar pelo menos 1 ano de uso da máquina, que é quando muitos equipamentos apresentam problemas. Espero que não seja o caso e que eu passe mais uns 5 anos sem precisar de outra impressora.

No geral, recomendo. A função scannear e salvar direto no cartão de memória ou na nuvem facilitam a vida quando o computador está desligado e a função copiadora é satisfatória.

* se alguém souber como fazer para melhorar a qualidade e para ele imprimir só o que eu quero me avisem. O app tem configuração, mas ele não fez o que eu selecionei.
__________________________________

Workshop de Yosakoi Soran

Você que curte a cultura japonesa e gostaria de conhecer um pouco mais dessa dança típica de festivais japoneses terá a oportunidade de aprender com um dos melhores grupos da modalidade do país.

O workshop está sendo organizado pelo grupo de jovens do Bunkyo/SP e o grupo de yosakoi soran, criado na associação Hokkaido, o Ishin.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do formulário eletrônico o quanto antes.

O link é https://docs.google.com/forms/d/1oBmQsUgubVGkZsh0M0Ij2BZv6He3BksFqF_nm0E-op4/viewform?edit_requested=true

Data: 16 de junho de 2013 - domingo
Horário: das 15 às 17h
Local: Associação Hokkaido - R. Joaquim Távora, 605 (próximo ao metrô Ana Rosa)
Valor da Inscrição: R$10,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário