24 de dezembro de 2012

Filmes com o tema Natal

Esta data sempre foi tema para muitos filmes, alguns muito conhecidos, outros nada conhecidos, uns bons para rir, outros bons para refletir e outros que é melhor nem comentar. rs

Eu não vou falar de clássicos, como vi num post do crítico de cinema, Ewald Filho, porque não sou cinéfila ou especialista no assunto, mas conheço alguns que merecem ser reassistidos só por diversão. Espero que gostem também.

Ah, e antes que digam "existem muitos outros", eu não pretendo esgotar a lista, só deixar uma lista possível de se assistir num feriado, já que televisão não deveria ser o foco nesta data.

Os Fantasmas de Scrooge (Disney's A Christmas Carol) é um filme muito interessante e serve para refletir sobre muitos assuntos relacionados a essa época, como o amor ao próximo, a ganância e o que é felicidade para cada indivíduo.

Aqui, uma animação, que usou de base atores reais e tem como personagem principal o ator Jim Carrey, mostra o espírito de natal aparecendo para o Sr. Scrooge e mostrando que a vida é mais do que juntar dinheiro, mas que com pequenas mudanças em suas atitudes, ele poderia ser uma pessoa menos só e mais alegre.

Pode assustar um pouco as crianças pequenas, mas vale a pena deixar os pequenos na sala para ver que a vida pode ser cheia de revezes.

Outro filme temático, mas esse só para dar umas boas risadas, é o Esqueceram de Mim (Home Alone) que lançou ao estrelato o pequeno Macaulay Culkin, na época com apenas 10 anos.

Aqui, uma família enorme decide viajar para Paris, para passar o Natal, mas na correria e confusão típica da casa, o caçula acaba sendo esquecido e muitas situações engraçadas se passam quando ele tenta se virar sozinho contra uma dupla atrapalhada de bandidos.

Um filme que eu até dei umas risadas, mas já aviso, é considerado filme para maiores por usar de linguagem inadequada e referências a violência e sexo apesar de ser uma animação, é o Oito Noites de Loucuras de Adam Sandler (Adam Sandler's Eight Crazy Nights), que se refere ao Hanukkah, um feriado judeu para celebrar o natal, muito difundido nos Estados Unidos pela forte presença da comunidade judaica no país.

Na animação, um mix de comédia e musical, Adam Sandler aparece como um cara-problema, que não deu certo na vida e acha que a culpa é do universo, descontando tudo no álcool e nos outros.

Após estragar metade da cidade, por estar embrigado, o juiz da pequena Dukesberry decide puní-lo primeiro com a prestação de serviços à comunidade, na qual a falha o levaria a 10 anos de cadeia.

Agora se seu espírito natalino se perdeu no caminho, talvez você prefira O Estranho Mundo de Jack (The Nightmare Before Christmas), que eu comentei em outro post, que se trata de uma animação com a técnica stop motion e é de autoria do sombrio Tim Burton.

A história é sobre o rei do Halloween que, entediado de ser o ícone de somente um feriado, decide que vai roubar o natal pra ele e faz a maior confusão no natal dos mortais.

Não recomendado para crianças, porque para os pequenos o filme tem tom de filme de terror como tudo o que Tim Burton cria.

Feliz Natal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário