17 de dezembro de 2012

Filme: O Besouro Verde
Bursite: inflamação da bursa

Opinião, cada um tem a sua, então peço desculpas àqueles que são fãs ou curtem o filme, mas eu não faço parte dessa turma.

Pensa num filme bobo. Pois é esse: O Besouro Verde (The Green Hornet).

Já devia ter desconfiado, uma vez que o protagonista é o Seth Rogen. Eu acho ele simpatiquinho, mas fraco como ator para qualquer estilo, e até hoje, todos os filmes em que ele fez parte do elenco não foram lá essas coisas.

O filme conta a história de um menino mimado, de família muito rica, mas que perde a mãe muito cedo. A única coisa que o garoto sabe fazer é atazanar a vida de seu pai e cresce sem saber nada dos negócios da família ou de qualquer outra coisa que não seja "catar" mulher e encher a cara em festas de arromba.

Quando seu pai morre subitamente, ele se vê perdido, com um jornal que ele não sabe como funciona e um monte de pessoas que ele não conhece ao seu redor.

Eis que ele descobre Kato (nome estranho para um personagem chinês), um ex-assistente de seu pai, que manja tudo de engenharia e cria as engenhocas que tornam carros comuns em verdadeiros bat-móveis!

Assim, os 2 decidem fazer justiça com os próprios recursos e se metem em muitas confusões.

Eles tentaram misturar uma coisa de Batman (a saída da garagem é notadamente inspirada na saída da Bat-Caverna, a máscara para desfarçar o homem comum, o homem cheio da grana que vai salvar o mundo como hobby etc) com Homem Aranha (o justiceiro visto como bandido).

Vale uma sessão da tarde no máximo.
__________________________________

Eu não sou da área de biológicas, mas conforme vou me acomentendo com essas adversidades da natureza, sou obrigada a estudar alguma coisa sobre o assunto.

Digo isso para justificar a falta de liguajar apropriado e técnico para descrever o tema.

Agradeço imensamente a existência do Google nessas horas, ainda que eu saiba que muita coisa não confiável está publicada por aí, mas se soubermos filtrar, podemos encontrar um mundo de informações enriquecedoras.

Boa parte das informações que eu tenho sobre o tema Bursite aprendi com o ortopedista, outra parte com a fisioterapeuta, algumas coisas com os pacientes professores da academia que eu faço por questões médicas (eu já desisti de tentar entrar em forma, porque tenho preguiça de fazer aeróbico) e o restante na internet.

Como toda "ite", a bursite também é a inflamação de alguma coisa, e essa coisa chama-se bursa, uma espécie de "bolsa" que fica no meio do ombro, como um ligação entre as partes que compõe o ombro.

No meu caso, a bursite foi adquirida na sala de aula, escrevendo na lousa. Na época eu nem dei bola, mas algumas semanas após o término do período letivo é que vieram dores terríveis e debilitantes. Fiquei por 2 semanas, até me dar conta de que o problema não se tratava de mal jeito ao dormir, sofrendo a ponto de não conseguir virar a chave do carro e tendo que trabalhar em pé, pois era a única posição que meu ombro me permitia, muito porcamente, digitar e executar minhas tarefas.

Após sofrer um bocado, buscar ajuda médica e iniciar um tratamento que já dura pouco mais de 4 meses, gostaria de deixar as dicas que eu reuni para me proporcionar um pouco de conforto enquanto não melhoro de vez.

Quente e Frio: o adequado no caso é a aplicação de bolsas frias, pois se trata de inflamação, porém, como envolve uma parte muscular em conjunto, deve-se usar do calor também. A recomendação do médico foi para que eu aproveitasse o banho para deixar o ombro relaxado e após, usar bolsas de gelo no local dolorido.

Na fisioterapia as únicas coisas que eu faço são os "choquinhos" (Tens) e "quentinho" (infravermelho). Não resolve, mas a sensação de alívio é imediata.

Na academia é onde eu posso tentar mais coisas para melhorar a situação e aproveitar para fortalecer a região e as adjacências. Falando com as fisioterapeutas e os professores, os exercícios recomendados foram os mesmos.

Buscando na internet eu encontrei um site que tem muitas dicas de exercícios ilustrados e um outro que traz vídeos explicativos com exercícios que podem ser feitos em casa.

Mas cuidado: se você nunca fez exercícios e desconhece as posições corretas, nem tem um espelho para verificar se a postura está correta, melhor não fazer, porque ao invés de melhorar você pode acabar se machucando sério!

O primeiro site, de onde sairam as 2 primeiras imagens que estão neste post, é da Clínica Deckers (não é a que eu vou, mas fica o crédito pelas boas informações disponibilizadas).

Ilustrações como esta e explicações de exercícios direcionados encontram-se junto com o alerta "Atenção, cuidado ! Sempre faça os seus exercícios acompanhado por um profissional".

O outro site, que tem os vídeos é o Ombro e Cotovelo que tem muitos vídeos, separados por exercícios pendulares, ativos, passivos, de alongamento e fortalecimento.


O exercício desse vídeo eu faço segurando um peso considerálve na mão para aliviar ainda mais a bursa, mas a recomendação do peso foi do professor da academia que me acompanhou na execução nas primeiras vezes. Cuidado com carga, porque pode ser um agravante caso não saiba como fazê-lo corretamente!

 Uma dicas adicionais são:
- não espere a coisa ficar muito ruim, como aconteceu comigo. Ao primeiro sinal, corra para o ortopedista.
- não use analgésicos, porque isso, quando muito, vai camuflar o problema enquanto ele cresce "escondido". Eu não tomo remédios. Fiquei sofrendo mesmo, porque acreditava profundamente que era mal jeito e ia passar logo.
- às vezes, mudar a posição que você dorme ou alongar pode resolver seu problema, mas não demore para procurar ajuda se a dor persistir por mais de 2 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário