31 de dezembro de 2012

Adeus Ano Velho, feliz promessas novas

Hoje é o dia universal da renovação de promessas para o ano seguinte e de lembrar tudo o que deixamos de fazer ou que aconteceu no ano que se vai.

Este era o ano do tal apocalipse, porque o calendário Maia terminava antes do ano de 2012 encerrar. Acho que estavam certos aqueles que disseram que o calendário Maia não era um mal presságio, mas uma simples falta de espaço para seguir os anos.

E já que o fim do mundo não veio, que tal sentar, relaxar e assistir uns filmes que abordam o assunto? Na verdade, se você procurar em sites sobre filmes 2012, vai encontrar uma porção, a maioria eu nunca ouvi a respeito, mas vamos aos mais conhecidos (e nem por isso menos horríveis).

"2012", lançado em 2009, deve ser o filme mais característico, já que o próprio título é o ano do tal apocalipse.

O filme aborda a questão do calendário Maia que acabara de ser confirmado pelos cientístas, através de análises do clima e movimentações do solo, que gerariam caos e destruição.

O geólogo interpretado por John Cusack, avisa o presidente dos EUA, que em reunião com outros líderes mundiais, começam a pensar em maneiras de salvar partes de suas populações em arcas, como na história de Noé.

Um filme que me marcou muito, por ter um final ridículo, foi o "Presságio" (Knowing), também de 2009, com Nicolas Cage, razão pela qual fui assistir o filme no cinema.

Ele é um astrofísico da famosa universidade MIT, viúvo, com um filho que estuda numa escola onde uma cápsula do tempo (aquelas caixas que as pessoas colocam coisas de sua época para serem abertas depois de 50, 100 anos) foi aberta naquele ano. Cada aluno pegou uma carta da cápsula e a do pequeno Caleb continha uma lista de números.

John (Cage) começa a analisar os números e se dá conta de que ele os números, escritos por uma menina que foi dada como louca na época, são presságios de acontecimentos que terminam com o fim do mundo.

O filme não é de todo ruim, mas os 5 minutos finais estragam todo o trabalho de suspense e ação.

"O dia depois de amanhã" (The day after tomorrow) é um pouco mais antigo, lançado em 2004, e não trata exatamente do final do mundo, mas de algo que os cientistas destacam como uma das possibilidades para o final da humanidade.

Dennis Quaid é um cientista que descobre que estão ocorrendo mudanças radicais no nosso ecossistema que acarretam em pontos de congelamento total, sem possibilidade de reações, restando somente a fuga das pessoas para regiões não afetadas pelo fenômeno natural devastador.

Como sugere o cartaz de divulgação da época, trata-se de uma nova era do gelo, onde nenhum ser vivo pode sobreviver e o alerta precisa ser dado imediatamente, o que causa pânico e caos. Aliás, essa é a característca comum entre todos os filmes.

Deste filme, que eu fui assistir com baixíssimas expectativas depois de um monte de conhecidos dizerem que o filme era péssimo, numa sessão de cinema onde eu fui de vela de uma super amiga que insistiu que eu fosse junto, sai até satisfeita. O filme nem é tão ruim.

Dos listados, esse é o mais antigo, "Armagedom" (Armageddon). Lançado em 1998, fui assistir, pressionada por uma amiga que não queria ir para um encontro às escuras sozinha e que, coitada, terminou por levar um bolo.

O filme que apresentou a filha do vocalista da banda Aerosmith, Liv Tyler, fala da teoria do meteoro que vai atingir o nosso planeta e nos transformar em poeira.

Um grupo de perfuradores de poços de petróleo, liderado pelo personagem de Bruce Willis, é convocado pela NASA para tentar destruir o tal meteoro.

No começo rende até algumas risadas e termina com um poço de lágrimas, num filme que mistura drama e romance. Não vou dizer que é o melhor filme que eu assisti, mas dá para terminar com umas unhas a menos até o desfecho.

Como eu disse, existe uma lista enorme de filmes sobre o fim do mundo, mas essa é a minha listinha, afinal, você não vai querer desperdiçar o tempo após o fim do mundo não ter acontecido assistindo um monte de filmes no sofá de casa, certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário