5 de novembro de 2012

Tratamento de canal no dente e
Exposição de Oshibana-e

Depois de uma visita inocente ao dentista para limpeza de placas, já fiz a extração de um siso, estou em processo de renovação de obturações e no momento acabo de terminar um tratamento de canal num dos dentes do fundo.

Preciso admitir que estou ficando com medo de ir ao dentista. Cada vez que eu abro a boca, parece que eles encontram mais alguma coisa para fazer.

Fiz a avaliação para o tratamento de canal no dia 13/09/2012 e após 1 radiografia do dente a ser tratado, umas "sopradas" no dente, o dentista disse que 1 sessão poderia bastar, já alertando que em alguns casos, quando se abre o dente, podem haver surpresas.

Marcada a sessão de 1 hora e meia para 18/09/2012, lá fui eu, acreditando que sairia de lá pronta! Doce ilusão... após 1h30 de boca aberta, mandíbula doendo e uma sensação de gengiva inflamada, fui informada que precisaria de 1, talvez 2 sessões mais, porque apareceu alguma coisa mais complicada do que ele esperava.

Voltei dia 04/10/2012 por falta de agenda dele numa semana e indisponibilidade de horáro na minha, e após mais 1h de procedimento ouvi o que eu não queria: "nos vemos de novo na semana que vem!"

Mais um retorno, que deveria ser o último, mas houve mais uma complicação. Na perfuração, o dentista acredita que foi um pouco mais fundo do que era para ser e a medicação que ele aplica ao final quase me matou de dor. E isso nem é drama. Ele teve que tirar a capa, os prendedores da boca e anestesiar correndo tudo de novo. As lágrimas corriam involuntariamente. Foi terrível.

E seja lá o que for o tal medicamento, eu sei que passei o dia me contorcendo, porque aquilo subia para o nariz e ardia. Com isso, terminei o dia com o nariz todo acabado de assoar (porque se aquilo descesse para a boca ardia dobrado), com a garganta inflamada e a voz levemente rouca. Eu sentia como se tivesse ácido na minha boca e nariz.4 dias depois, eu ainda estava com a boca dolorida de tanta injeção que levei.


Enfim, em 30/10/2012 terminou o dito canal e agora vou aproveitar para contar como funciona, isso narrado por uma pessoa que é da área de humanas (porque narrado por dentistas não dá pra entender rs).

Imagem do site Verdade Mentira*

O Procedimento

Eu estava apavorada, porque não fazia ideia de como era esse tratamento de canal e umas obturações depois em outro dentista, eu fiquei com medo que fosse passar tanto tempo sofrendo de dor na cadeira.

A anestesia para o procedimento é forte e eficiente. Não saí do dentista com aquela sensação de inchaço tão comum no pós-anestesia**, mas senti todos os pontos onde o dentista agulhou a anestesia, tão logo o efeito passou. As que vão na gengiva são indolores na aplicação e depois, mas as que vão no palato são incomodas na hora da aplicação e depois ficam doloridas.

O dentista usa um monte de coisas: a broca (aquela maquininha horrorosa, de barulho típico do dentista), uma porção de lixas, outras brocas, e eu sentia algo que parecia com uma furadeira. Durante a maior parte do tempo eu só sentia a pressão no dente, mas dor, só um pouquinho e bem no final, quando eu imagino, o efeito da anestesia começa a se perder.

Não fosse o episódio da 3ª sessão, eu diria que é tranquilo, mas não posso dizer isso. Doía tanto, que naquele dia eu não queria nem olhar mais para a cara do dentista. Eu quase fui embora sem me despedir.

Se você vai passar por isso, torça para seu endodontista ter a mão boa e ser gentil, porque de tanto empurra, pressiona e do tempo que você vai ter que manter sua boca aberta direto, uma coisa que você não vai querer é alguém com a mão pesada.

* o site diz que só são necessárias muitas sessões em caso de problemas causados por bactérias, mas segundo meu endodontista, o meu foi porque o acesso estava difícil e para não me fazer ficar 3 ou 4h direto com a boca aberta é que foram necessárias mais sessões.
** a exceção foi o dia do desespero, quando ele deu mais um punhado de anestesias. Fiquei inchada por dias.
__________________________________

XII Exposição de Oshibana-e

Oshibana é a arte de prensar flores e folhas para, com isso, criar desenhos diversos ("e" em japonês quer dizer desenho). Uma arte delicada e encantadora. 

Se você não conhece ou se admira, pode visitar a exposição que acontece no Salão Nobre do Bunkyo de São Paulo, de graça.

Data: 10 e 11 de novembro de 2012
Horário: 10 às 18
Local: Salão Nobre do Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381
Infos:  www.oshibana-e.com.br
ENTRADA FRANCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário