12 de novembro de 2012

Filme: E se fosse verdade
II Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania e
Eventos no Feriado

E se fosse verdade (Just Like Heaven) é um filme de 2005, estrelado por Reese Whiterspoon, a eterna advogada de Legalmente Loira, e Mark Rufalo, o Hulk dos Vingadores, uma comédia romântica, com uma pitada de drama e uns assuntos sérios por trás da piada.

No filme, ela é uma médica, que abriu mão de sua vida social e amorosa em nome de sua carreira brilhante. Ele, um cara cheio desanimado com as perdas da vida. Seus caminhos se cruzam da forma mais inusitada possível, quando ele aluga o apartamento de Elisabeth (Reese) que se encontra em coma após um grave acidente, e ela aparece no apartamento, como uma alma perdida.

Aos poucos e fantasminha vai se encantando por David (Mark) que decide ajudá-la a descobrir onde o corpo dela está.

O filme aborda a questão de abrir mão de outras partes da sua vida em função da profissão, um dilema muito comum enfrentado pela maioria das pessoas.

Na sequência, apresenta a história sobre vida e morte, além da questão da separação entre corpo e alma (para quem acredita pode ser considerado um conto, para quem não, fica como ficção).

Acho que a parte mais intrigante do filme é a questão do desligamento dos aparelhos. No filme nós vemos o desespero da alma de Lizzie quando sabe que a família vai autorizar o desligamento dos aparelhos após 3 meses em coma. Se você tiver alguém nessa situação, vai pensar muito, porque fica a pergunta: e se for verdade???

Esse filme vai além da sessão da tarde. Não é um simples romance e, talvez, devesse ser usado em aulas sobre humanização no atendimento hospitalar, nos cursos de medicina, porque não temos como afirmar que esse filme é uma viagem total, afinal, existem pessoas que dizem ter vivido exatamente o retratado aqui.
__________________________________
Imagem: Unicuritiba.edu.br
II Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania
V Publica Direito

Entre os dias 12 e 14 de novembro, a Unicuritiba, localizada na capital do Paraná, sedia o II Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania e o V Publica Direito, além de outros paineis abordando temas relacionados ao Direito Empresarial.

As inscrições para participação podem ser feitas até hoje, 12 de novembro de 2012, através do site da Unicuritiba, e abordará diversos temas relacionados ao Direito Empresarial e suas responsabilidades.

Local: Unicuritiba - Câmpus Milton Vianna Filho - Rua Chile, 1.678 - Curitiba/PR
Datas: 12 a 14 de novembro de 2012
Horários: nos dias 12 e 13, das 8:30 às 22h, e no dia 14, das 9 às 22:30

Infos: conbradec@unicuritiba.edu.br
__________________________________

Exposição Bonecos do Japão – Formas de Oração, Encarnações de Amor, um passeio pela tradição milenar japonesa

Desde o dia 30 de outubro de 2012, a Faculdade de Medicina da USP Ribeirão Preto, em parceria com a Fundação Japão, sedia a exposição que conta também com oficinas de origami e furoshiki.

As vagas para participar das oficinas são limitadas, mas o acesso a todo o evento é gratuito.

Data: até 30 de novembro de 2012
Horário: segunda a sexta, das 9 às 16h e sábados, das 10 às 16h
Local: Espaço Cultural e de Extensão Universitária - Av. Nove de Julho, 980 - Ribeirão Preto/SP
Infos: www.fmrp.usp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário