15 de outubro de 2012

Dicas para chegar tranquilo para o Exame da Ordem

Se você caiu aqui pensando que eu vou dizer o tema que vai cair ou como fazer sua prova, sinto dizer que não tem nada disso no texto abaixo.

Já faz 3 anos que faço parte da Comissão do Exame de Ordem da Seccional de São Paulo e desde antes disso, quando eu era uma das examinandas, sempre reparei numas coisas que não fazem sentido para mim.

A primeira delas: por que uma pessoa que está se candidatando a ser advogado faz sua inscrição sem ler o edital completo?

Passado essa incógnita sem uma resposta lógica, sigo: por que as meninas vão vestidas de forma tão desconfortável para uma prova que tem duração mínima de 2 e máxima de 5 horas, em carteira universitária?!?

O edital não exige trajes formais, mas menciona que o candidato vá trajado de forma adequada, sendo assim, morando na cidade de São Paulo, dá para imaginar que moda praia não seja adequado.

Por fim, o eterno problema do material não autorizado ou de conteúdo duvidoso. Tem gente que insiste em bancar o espertinho. Já adianto: não funciona!

Todo material é conferido e se houver dúvida, será feita uma consulta para a Comissão de Exame de Ordem em Brasília, e quando o Conselho Federal diz não, acabou! Pode ameaçar (como aconteceu no último exame), pode espernear, gritar, xingar que não vai poder usar e se insistir, já sabe, prova anulada.

Após essas exposições, se me permitem, gostaria de deixar umas dicas e sugestões para o dia da prova (algumas válidas para qualquer candidato, outras somente para quem é da capital de São Paulo).

1 - LEIA O EDITAL: faça um favor a si mesmo, leia com atenção todos os itens que dizem respeito a prova. Não só o local, data, horário, prazo e taxa de inscrição. Vá ciente do que você NÃO pode levar e nem leve. Não adianta ir de boné, porque vão mandar tirar, não precisa levar relógio, porque não vai poder usar, não leve squeeze que não tenha o corpo transparente, porque não vai poder usar, e assim segue a lista. E dê uma conferida na última publicação no site da FGV sobre uso de post its e marcações. São novidades que vão causar muito mal-estar se você não estiver ciente.

2 - NÃO LEVE EXCEDENTES: não leva a farofa completa, nem a biblioteca inteira no dia da prova, porque vai te atrapalhar. Só vai fazer volume e pode causar desconfiança, o que pode fazer com que os fiscais fiquem o tempo todo em cima de você. Depois vai reclamar que está sendo perseguido...

3 - SÓ CANETA PRETA OU AZUL: não adianta levar borracha, lápis, lapiseira, corretivo, marca-texto entre outros apetrechos de papelaria, porque não vai poder usar! O mais seguro é levar a tradicional Bic Cristal, já que o corpo da caneta DEVE ser transparente. Canetas bonitinhas serão retidas e você corre o risco de ficar sem ter como escrever na prova.

4 - ALIMENTE-SE: não se deixe consumir pela ansiedade e procure se alimentar normalmente. Muita gente passa mal por não almoçar antes de ir para o local de prova. Lembre-se, você pode ter que ficar no local até às 19h ou mais.

5 - LEVE SEUS COMES E BEBES: como se sabe, a prova é longa, então vai chegar um momento que você vai ficar com fome. Barrinhas de cereal são boas por segurarem melhor a fome e não sujarem a prova, já que é um alimento seco. Chocolate é bom para dar energia e é prático como a barrinha. Para beber, e não ter nenhuma implicância, eu levaria em uma garrafa transparente com um suco doce. Açúcar durante a prova ajuda a manter o cérebro funcionando.

6 - NÃO ESQUEÇA O SEU RG ORIGINAL E EM BOAS CONDIÇÕES: parece besta dizer isso, mas não é. Já tivemos um caso de candidato que ficou no portão aguardando a mãe ir e voltar de casa por causa do esquecimento. E sem documento não entra na sala para fazer a prova. Carteira de estudante não vale como documento. Lembre-se que só documentos oficiais com foto e sem sinais de adulteração são aceitos.

7 - ARRUME TUDO O QUE PRECISA LEVAR NO DIA ANTERIOR: outra dica boba, mas que muita gente parece não seguir. É um tal de "ai, esqueci isso ou aquilo" que dá dó. E não adianta a gente ficar com dó, porque não temos o que fazer. As regras são as mesmas para todos e, com exceção da caneta e da água que podem ser comprados na porta de ambulantes, o material tem que vir de casa. Até tem um shopping perto (em São Paulo estamos perto do shopping Paulista), mas a livraria não abre antes do início da prova, aos domingos.

8 - ESCOLHA COM BOM SENSO SUAS ROUPAS: como eu comentei, conforto deve ser o primeiro pensamento na hora de escolher a roupa. A cadeira é desconfortável, você vai querer se mexer e ainda precisa equilibrar o código no seu colo para copiar as partes que interessam para sua peça. Pensa fazer isso com uma saia curta ou um short que vão te deixar exposta? No verão, minha recomedação é para que você use a tradicional combinação: calça jeans + camiseta + tenis e uma blusa leve ou uma manga comprida. Na Uninove Vergueiro* não tem ar condicionado, mas vai que muda o local e vocês tem que enfrentar um arzinho?

9 - VÁ DE METRO: a atual locação é um lugar infernal para ir de carro, porque não há estacionamentos próximos, os poucos que abrem tem poucas vagas para avulsos, as ruas são estreitas, incluindo a Rua Vergueiro, onde não se pode estacionar nem aos domingos, a rua lateral é super conhecida por furtos e assim seguem os aspectos negativos. Se você vem da zona sul, pare seu carro até a região da Ana Rosa. Mais do que isso e você já esbarrará no trânsito sentido centro (o trânsito começa perto do metrô Paraíso). Se você vem da zona oeste, acho melhor parar ali pela região da Consolação e seguir de metrô. Quem vem da zona norte ou leste pode chegar até a altura da Praça da Sé, mais do que isso, ainda vai ter que encarar a muvuca da feira da Praça da Liberdade.

Não sabe como chegar do metrô até a Uninove? Moleza. Saiu da catraca procure a saída que indica Rua São Joaquim. Você vai sair de frente para o Hospital Santa Helena. Siga a Rua Vergueiro sentido Paraíso. Você vai passar o hospital, passar pela Rua Pirapitingui, continue reto no quarteirão que tem um bar numa esquina e na outra esquina o banco Bradesco, passe pela Rua Siqueira Campos, que tem na sua esquina um prédio administrativo da Esan, depois uma associação de japoneses (Shizuoka Kenjinkai), mais alguns passos e você estará na porta principal da Uninove. Fácil assim. Já de carro... só se for de carona pra na hora do desespero desembarcar e seguir a pé.

Acho que isso basta de sugestões e espero que você possa aproveitá-las para ir um pouco mais tranquilo para esse dia tão importante e tenso em nossas vidas.

Desejo boa sorte, uma véspera fazendo o que você curte para relaxar (só não vale encher a cara de álcool) e que seu domingo comece com um bom café, um almoço tranquilo e uma prova relaxada, para depois poder celebrar a conquista.

* o local é mesmo a Uninove Vergueiro, mas o tempo de São Paulo é imprevisível, então melhor levar uma blusa. Você não vai querer perder a concentração por causa de frio, certo?
__________________________________

Japan Experience 2012

Tenho que confessar um carinho especial pelo evento do qual fiz parte da edição inaugural, em 2005.

O evento idealizado pela Comissão para as comemorações do centenário da imigração do Japão no Brasil e batizado pela grande empresária Chieko Aoki, teve como ideia principal permitir a todos os que participassem do evento a experimentação da nossa cultura e não a simples apresentação.

Então, além dos shows diversos de grupos representantes de diversas artes e esportes, o público tem a oportunidade única de participar das atividades e se interessar já fazer o contato para saber onde praticar depois que o evento terminar.

Ninguém paga nada para entrar ou participar das atividades. Algumas tem quantidade limite de participantes, então fique de olho nos horários e esteja cedo para fazer sua inscrição.

Nos vemos por lá!

Data: 20 e 21 de outubro de 2012
Horário: 10 às 18h
Local: Bunkyo/SP - Rua São Joaquim, 381 (próximo ao metrô São Joaquim)
Infos: www.japanexperience.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário