16 de abril de 2012

Compras Coletivas: como não se meter numa roubada!

Eu sou uma compradora cuidadosa no geral, imagina para as tais compras coletivas!

Ler é requisito básico para um bom comprador na internet. E não adianta chorar depois. Essa péssima mania que as pessoas têm de comprar primeiro e ver quais eram as regras depois não rolam comigo. Deve ser a veia jurídica. rs

E com todo o meu cuidado, atenção e cautela tive meus problemas. Um só até o momento (com compras coletivas, porque em compras pela internet em geral já tive incidentes, postados antes), mas foi bem chato.

O caso foi que eu comprei um pacote desses de estética num site de compras coletivas. Até aí, quase tudo ok. A despeito da informação de que a clínica atende de segunda a sexta, das 8 às 18h, descobri que um dos tratamentos só poderia ser feito após avaliação com um dermatologista (já incluso no pacote), que só atende às segundas entre 14 e 18h!

Fala sério! Quem pode ficar indo num horário desses para fazer avaliação estética? Tenho cara de dondoca? E se fosse, até parece que eu ia comprar um pacote com preço promocional. Ia numa dessas clínicas de "marca" com médicos que cobram pelo nome que tem e não pelo serviço.

Como eu não estava interessada no serviço dermatológico, estava ignorando isso e fazendo os outros itens do pacote. Como o resultado foi bom e a equipe que trabalhava no local estavam me agradando, fui buscar mais promoções, quando descobri que no site da própria clínica haviam cupons de desconto. Li as informações, que eram iguais as anteriores, e comprei.

Já tinha marcado todas as sessões quando de repente eles mandaram metade das meninas embora e a supervisora da manhã, pelo que eu entendi, pediu as contas. Pronto, estava instalado o problema.

Na última sessão que eu fiz, pela primeira vez, aconteceu um atraso de 1h. Só não reclamei, porque eu fiquei com dó da coitada que tava se matando para atender todo mundo. Na semana seguinte, no dia anterior ao agendamento, ligaram desmarcando. Na outra semana, de novo... quando ligaram na terceira semana eu me rebelei. Queria uma satisfação!

A resposta: só podemos atender à tarde. Eu disse que não tinha nada a ver com aquilo, já que quando eu comprei o cupom dizia que o horário de atendimento acontecia no período da manhã e que havia a disponibilidade de agenda, tanto é que eu tinha marcado todas as sessões a que tinha direito.

Ficaram de retornar, porque a partir daquele momento, queria meu dinheiro de volta. É pouco, mas é meu! E, advinha... de repente, não conseguia mais encontrar a responsável da clínica. Dei mais 1 dia, porque haviam prometido que ela me ligaria e... nada.

Lá fui eu pro meu velho, bom e querido, RECLAME AQUI. Primeiro dei uma busca no nome da empresa e encontrei uma reclamação com resposta. Não tive dúvidas, registrei a minha também.

Para minha supresa, um par de horas depois de registrar a reclamação, uma resposta no próprio site e mais um par de horas, recebi uma ligação pedindo desculpas, fazendo os cálculos do valor a ser depositado, e pedindo meus dados bancários para o reembolso.

Pena que a promessa de solução ficou só na promessa. Até o momento nada de depósito, nem solução para os agendamentos ou qualquer atitude que me faça acreditar que poderia confiar nesta empresa de novo. Sorte que elas me pegaram numa época complicada, senão isso já tinha sido levado até o Procon facinho.

Apesar dos contratempos, eu tenho usado, vira e mexe, esses descontos dos sites de compras coletivas, porque compensam.

O meu primeiro voucher foi para comer no Jig's do Shopping Paulista. Como eu usei só quando eu estava a trabalho na região, o cartão da Zona Azul era um gasto inevitável, ou seja, gastei R$13,75 (12,50 do voucher + 1,25 de serviço, pagos no local, que eles cobram como "obrigatório" nesses casos... na verdade, eu poderia me recusar, mas eu paguei, porque aluguei a mesa nas 2x que eu fui rs) em cada 1 das vezes, com direito ao sanduiche, fritas e 1 refri de lata.

O segundo foi do It's Berry, na época recém inaugurada casa de Frozen Yogurt, na Alameda Santos. A casa é enorme e foi uma "Monkey" (lan house) antigamente. Eu já conhecia a sorveteria antes do voucher e quando vi o voucher, comprei na hora, porque eu gostei do esquema da casa, que tem frozen em vários sabores, que podem ser misturados à vontade, porque é vendido por quilo. Aliás, recomendo. O atendimento é simpático, o ambiente é gostoso e não faltam mesas para se acomodar.

Depois disso, comecei a prestar mais atenção nesses sites. Hoje, tenho cadastro nos principais (Peixe Urbano, Groupon, Imperdível e Groupalia) e no Save Me, o que junta tudo num lugar só.

Não sou especilista em Direito do Consumidor, mas algumas regras básicas de conduta podem salvar você de umas roubadas muito óbvias.

1 - Cuidado com o Save Me
Não estou colocando em dúvida a empresa, mas o Save Me nada mais é do que um "Google" de compras coletivas. Ele lista tudo o que existe, mas isso não é garantia de satisfação do serviço ou produto oferecido.

2 - Leia com atenção
Não adianta reclamar depois que efetuou a compra. Eles não são obrigados a te devolver o dinheiro se entre as cláusulas expostas no site já constava, por exemplo, que o voucher tem validade, ou que você só podia comprar 1 voucher em seu CPF. Se você não leu, o problema não vai ser da empresa, e nem o Procon vai te dar razão. LEIA!!!

3 - Não tenha preguiça e pesquise!
Em tempos de Google, não existe mais desculpa para alegar "não sabia". Sim, existe muita informação lixo, mas existe muita informação boa, acessível e de graça na internet. Entre em sites como o Reclame Aqui ou simplesmente digite o nome da empresa que está fazendo a oferta para saber se a empresa é "quente ou fria". O desconto pode ser tentador, mas ninguém quer perder R$100,00 comprando algo que nunca será entregue ou um serviço que vai lhe causar mais problemas que soluções.

4 - Não se deixe levar pelos anúncios de 99% de desconto
Todos queremos pagar menos, mas... você está mesmo precisando disso? Faça sempre essa pergunta e evite fazer seu cartão virar uma bomba relógio. Do que adianta conseguir 99% de desconto e ter que desembolsar um valor 200 vezes maior por conta dos juros abusivos das dívidas do cartão de crédito?!

Se você já ponderou todos os itens acima, aproveite, compre e curta o seu desconto, afinal, dinheiro não dá em árvore e economizar dá uma sensação de prazer (pelo menos pra mim) indescritível. =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário