22 de janeiro de 2024

PDF, PDF Merger, PDF/A, PDF/B...

O padrão PDF foi criado com a finalidade de tornar os arquivos de texto numa versão que permitisse a abertura do arquivo por terceiros sem alteração do padrão em que foi criado.

Antes do PDF, você corria o risco de enviar um Word para alguém e ter o documento inteiro desconfigurado na abertura por conta de fontes (no começo não existiam tantas fontes quanto hoje, nem era possível pessoas criarem novas fontes) e aquele trabalhão que a gente tinha pra deixar um documento formatado num estilo, virava uma bagunça do outro lado.

Isso, claro, sem contar que quem recebia poderia editar o documento, coisa que hoje até é possível nos PDF sem bloqueio por senha.

E com o passar do tempo, o PDF ganhou várias funções e várias marcas diferentes, porque antigamente, o padrão era monopólio da Adobe. Hoje você cria um PDF direto do Word, pode imprimir páginas na internet e salvar no formato PDF sem precisar do Adobe (ou qualquer similar) para fazê-lo.

Mas com esse monte de funções, a Adobe passou a cobrar para usar uma gama de funcionalidades como mesclar documentos em PDF, exportar para outros formatos etc.

Eis que a internet está aí com soluções diversas, inclusive para essas funcionalidades, que, se você for como eu usa 1x hoje, outra daqui 10 anos, o que faz o preço cobrado pela Adobe ficar muita coisa para pouco benefício.

Nas buscas pelas que oferecem mais de forma gratuita nos temos alguns sites, mas mesmo o ilovePDF, um dos mais conhecidos (eu acho) cobra para funções além do mesclar documentos.

Eu acabei encontrando o tools.pdf24.org/pt  que resolveu o problema de um documento que eu precisa colocar no padrão PDF/A que nos outros lugares é cobrado e aqui é feito de graça e sem limites de uso.

O bom desse site é que ele faz tudo (o que eu preciso pelo menos faz) o que o de grife faz, mas para quem faz pouco uso e de forma gratuita.

Então, fica a dica para quem ficar desesperado por um serviço gratuito de PDF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário