29 de janeiro de 2024

Livro: O pequeno livro de tradições japonesas de Erin Niimi Longhurst

 
Esse livro foi uma das compras feitas na minha 1ª feira do livro da UNESP, realizado em 2023, na unidade próxima a Barra Funda.

Eu comprei mais por causa do formato do livro, que me fisgou pela aparência, num estilo pocket book de luxo. Ele estava lacrado e eu nem pedi para abrir e olhar. Sei lá, eu simplesmente vi o preço atraente (não vou lembrar quanto paguei), o formato e comprei.

Digamos que tem as credenciais de uma publicação da Harper Collins, que sempre capricha nos livros com belas capas, ilustrações, textos e material.

Para minha grata surpresa o livro é a coisa mais linda por dentro.

As imagens que ilustram páginas de passagem e fotos de acervo pessoal da autora, compõem harmonicamente o tema proposto, numa apresentação do Japão e sua cultura, através de textos suscintos, porém bem explicados.

Talvez eu seja suspeita, porque eu não estou lendo do ponto de vista de alguém que não conhece a cultura que considero minha também, apesar de eu ser brasileira (nascida no Brasil é brasileira, apesar dos meus traços), por ter crescido sob os olhares atentos dos meus avós maternos (eles, sim, japoneses vindo durante o primeiro movimento imigrante japonês para o Brasil) e ter praticado boa parte do que ela descreve na obra.

O livro está dividido em partes que simbolizam o conjunto que forma uma pessoa: coração/alma, corpo e hábitos, fazendo referência as questões espirituais, da longevidade e da sociedade, contando sobre simbolismos, artes, religião, cerimoniais e tantas outras particularidades da cultura japonesa.

Citação de provérbios e a explicação do que significa alguns deles, esse livrinho lindo tem até receitas para você fazer em casa e se deliciar com o que há de mais comum na culinária japonesa, como o recém descoberto pelos ocidentais (eu acho), o oniguiri.

Claro que você não vai encontrar aqui um trabalho acadêmico. Ele está mais para um blog impresso bem escrito e ilustrado, que encanta pelo conjunto, e que foi escrito por uma pessoa que se apresenta como blogueira.

Amei!

Obs: dependendo da data em que você está lendo isso, fique atento, porque a UNESP já divulgou as datas da Feira do Livro 2024 em suas redes sociais e site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário