6 de dezembro de 2021

Review: Purificador de água compacto Consul com filtragem classe A (modelo CPC31)

Em casa tinha um purificador de água da Brastemp, que inclusive tinha pagamento mensal para a manutenção de limpeza e troca de filtro.

Desde o início da pandemia eu notei que eles não ligaram mais, não apareceram para manutenção de nada e quando fomos verificar junto à Brastemp, descobrimos que, de fato, a cobrança não vinha mais sendo feita e eles disseram que nosso cadastro não existia mais.

Não entendi como isso aconteceu, mas veio bem a calhar, porque já fazia algum tempo que eu queria me livrar daquele trambolho da cozinha. Além disso, do nada, da noite pro dia, o aparelho começou a jorrar água.

Fechamos o registro e eu decidi abrir o aparelho para verificar o que estava acontecendo. Para minha surpresa, sei lá como, uma mangueira interna estava cortada.

Agora eu precisava, urgentemente, de um novo filtro ou purificador de água.

Fui pesquisar na internet (santo Google rs) e a primeira coisa que eu descobri é que filtro e purificador são coisas diferentes. 

O primeiro só tira as partículas maiores e permite o consumo seguro da água. O purificador retira cloro e partículas menores, fazendo a água melhor para o consumo puro.

Também descobri que existem vários níveis de purificação, então ele tem classificação pelo Inmetro, sendo a classe A a melhor em termos de pureza e eliminação de cloro e outras impurezas.

Com essa informação, agora era hora de buscar as opções de marcas e modelos.

Eu buscava um que fosse pequeno, sem função de gelar água, com filtro fácil de encontrar, já que ele precisa ser substituído de tempos em tempos para manter sua capacidade de limpar a água, e que não fosse muito caro.

Depois de buscar um pouco escolhi o purificador da Consul (imagem do começo da postagem), que eu fui comprar numa loja física onde o preço era o melhor mesmo comparado com preços na internet.

A Consul é uma marca conhecida e vendida em qualquer lugar, ou seja, é fácil encontrar o aparelho para comprar, bem como o refil.

O preço do modelo compacto é o melhor para purificador com filtragem classe A. Na loja onde eu fui, por exemplo, tinha 2 outros aparelhos compactos, mas 1 deles era mais caro e o outro a filtragem era classe C (e custava só R$10,00 a menos).

A instalação é bem simples, mas já fica o aviso: se você tem uma saída de água exclusiva para instalar o purificador (se você não vai instalar junto com a torneira da pia), você precisa comprar uma "rosca 1/2" para fechar a saída correspondente à torneira. Eu tive que sair de casa 2x, uma para comprar o purificador e outra só para comprar esse tampão 1/2 antes de instalar, porque é a única coisa que não acompanha o kit.

Como eu disse, eu já tinha a saída de água preparada, porque eu já tinha um filtro na parede. Só tive que desinstalar o outro filtro e colocar o novo.

Passa a fita de vedação nas pontas, rosqueia a peça na parede (eu fiz na mão mesmo, porque as peças são plásticas e eu fiquei com medo de usar chave e estragar a peça), encaixa a mangueira na saída de água, depois encaixa a outra extremidade no aparelho, coloca o filtro (use a chave especial que vem, senão o filtro não trava), coloca a bateria botão na tampa para o aviso de troca de filtro (bateria acompanha o kit) e pronto! E se você quiser pendurar na parede, ele vem com um gabarito para fazer os furos.

O modelo CPC31 não tem gasto de energia, porque não gela a água, então não liga na tomada. E é compacto de verdade. Não dá para encher uma garrafa direto, porque a altura não é suficiente, mas nada que um jarrinho de medir não resolva (eu tenho daqueles jarros de medida de líquidos que eu uso para isso).

A água sai sem cheiro e sem gosto mesmo.

O refil, segundo o fabricante, dura uns 6 meses ou 1.500 litros (são 100 garrafas pet de água).

Acho que foi um bom investimento. O tempo dirá se foi a melhor compra ou não, mas pelas avaliações que existem na internet, não haverá do que reclamar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário