31 de dezembro de 2021

Restrospectiva: leituras, filmes, entre outros

Quando eu fui procurar a imagem ao lado, eu coloquei no Google "já vai tarde 2021" e descobri que dissemos o mesmo no final de 2020, quando o corona vírus fez todo mundo entrar em pânico, ficar trancado em casa, com medo de colocar o nariz pra fora (literalmente) e esperando que esse pesadelo terminasse em breve.

Em 2020 os meses foram passando e as coisas só pioravam. Números horripilantes de pessoas mortas que só foram vistos antes em tempos de guerra.

Enfim, 2021 trazia a esperança da vacina. Muitos laboratórios e universidades ao redor do mundo corriam contra o tempo com algum nível de colaboração entre todos, para que se pudesse encontrar uma vacina segura.

De repente alguns laboratórios começaram a anunciar suas descobertas e pesquisas. Era hora de fabricar as vacinas em escala global, porque ou se acabava com o vírus em todo lugar ou a gente seguiria na mesma... pois é... ainda não terminou, mas já melhorou.

Seguimos aguardando a declaração de que o pesadelo acabou, que finalmente podemos nos aglomerar em segurança, nos abraçar, beijar... eu ainda tenho medo. Que 2022 possa ser mais tranquilo.

Enquanto o ano encerra, queria fazer a lista de várias coisas bacanas lidas e vistas durante 2021 e que eu acabei não postando, porque a pandemia me fez trabalhar dobrado por causa das diversas mudanças legislativas e procedimentais.

E vamos às listas!

LIVROS

Eu só escrevi sobre um livro, mas minha meta anual de leitura é de 12 livros, para dar uma média de 1 livro por mês. Para mim, esse é o mínimo aceitável. Nessa conta não entram livros técnicos.

Dos que eu li, os que valem a pena a indicação são:

- "Pro dia nascer feliz", da editora MOL, que faz publicações que geram renda para ONGs em diversas áreas, entre elas uma revista que é vendida numa rede de drogarias. A Editora MOL tem várias publicações bem bacanas, e essa tem frases e textos motivacionais para que você tenha dias melhores e mais produtivos. Eu tenho os livros da coleção "Eu Amo" que trazem relatos de ativistas e pessoas conhecidas sobre o tema do livro, por exemplo, bicicletas. Se quiser conhecer todos os produtos, visite a Banca do Bem.

- Ruth Manus: eu li 3 livros dela, que são "40 pequenos desabafos" (tem um post sobre o livro), "Mulheres não são chatas. Mulheres estão cansadas" e "Pega lá uma chave de fenda". Todos são livros curtos, porque trata-se de coletâneas de textos e não um livro de história única. É o tipo perfeito para ler na cama, porque dá para terminar pelo menos 1 texto toda noite, sem aquele problemas de "eu preciso saber o que acontece depois, então vou ler só mais um pouquinho", o que costuma acabar com a noite de sono rs. Em "Mulheres não são chatas", ela conta os problemas de ser mulher na sociedade. Se você é mulher, leia para saber que não está só. Se você é homem leia para saber como a gente sofre. Em "Pega lá uma chave de fenda", o texto mais marcante será o último que fala exatamente do título do livro. São contos do dia a dia.

- Luis Felipe Pondé: eu li 2 livros "Amor para corajosos" e "Contra um mundo melhor". Pondé é conhecido por ser ácido e descrito pelos seus amigos filósofos como o Schopenhauer, notável filósofo negativista (não confundir com negacionista). Em "Amor para corajosos" ele vai falando umas verdades. Eu curti esse livro todo. Os textos são bem humorados do jeito ácido dele e rápidos para ler. Já o "Contra um mundo melhor", eu gostei dos primeiros textos, mas alguns do final eu achei meio chatos. Todos os textos dele tem um ponto de reflexão, trazem narrativas fundamentadas em teorias conhecidas, mas uns textos me pareciam mais inspirados e outros eu pularia (eu não consigo deixar de ler partes de um livro mesmo que eu ache chato... comecei, eu preciso terminar de ler tudo!).

Outros livros que eu li, eu só li, porque, como mencionei, tinha começado, então precisava terminar.

FILMES

E como eu demorei para escrever esse post, nem lembro mais o que eu assisti. Vou tentar melhorar isso no post final do próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário