1 de outubro de 2018

Review: Uber - aplicativo de carro com motorista

Me chamem de antiquada, ultrapassada, velha, teimosa, mas eu custei a usar o Uber. Tinha medo de ser mais uma vítima de tantas notícias sobre mulheres que foram abusadas por um motorista ou qualquer outra coisa absurda que a gente ouve no noticiário e nos boatos.

Acreditem, sempre achei mais seguro andar de busão (como chamamos carinhosamente o ônibus coletivo em São Paulo), ainda que nada pareça muito seguro nos tempos de hoje.

Enfim, conversa com uma, conversa com outra amiga, conhecida, colega, e todas diziam que é seguro, que fizeram melhorias nos cadastrados, no aplicativo, e que as avaliações ajudam a identificar um bom de um mal motorista.

Eis que havia retornado de uma viagem de trabalho e era muito tarde quando cheguei em Congonhas, então decidi que era hora de testar o tal aplicativo, que já estava instalado e configurado havia muito tempo no meu celular (e porque a empresa que ia pagar a corrida rs).

Abri uma vez esse e outros apps semelhantes para ver quem tinha o melhor tempo e preço. Fechei. Abri de novo, olhei, fechei. Enfim, abri e decidi fazer o chamado.

Primeiro erro meu: estava no lugar errado!

Disse que estaria no desembarque e estava no andar debaixo. O motorista me via no app como se eu estivesse lá, mas fisicamente não havia ninguém. Eu via o motorista no app onde eu estava em pé, mas fisicamente só havia uma fila enorme de táxi! Então eu me toquei que estava no lugar errado. Corri, antes que o motorista desistisse de esperar e para minha sorte lá estava o coitado. Pedi desculpas e agradeci por ele não ter me deixado.

Uma das diferenças com os táxi é que o Uber não cobra taxa para levar a sua mala de viagem e quando você vai solicitar um carro, ele já tem a especificação da capacidade. Vai que você está em 4 pessoas com malas de 32kg? Não vai caber num carro pequeno. Se tiver bike, tem uma modalidade específica de Uber que leva sua bike também.

Passadas umas 3 semanas, eu recebi um SMS da Uber com uma pesquisa para saber o porquê da minha ausência com a promessa de desconto. Fiz o questionário, guardei o código, porque sabia que em mais alguns dias faria novamente uma viagem pela empresa e iria usar o serviço.

No dia que retornei da viagem, cansada, não consegui descobrir onde colocava o código do desconto, então fiz a corrida sem desconto mesmo (mas saiu mais barato que da primeira vez em quase R$10 para a mesmas distância, com a diferença de 1 hora).

No dia seguinte apareceu um cupom de desconto de outro tipo, que eu já deixei cadastrado e fui tentar cadastrar o anterior e deu erro.

Eis aqui o motivo desse post: fazer um elogio a presteza e ao atendimento da Uber.

Eu entrei no Facebook e por inbox (eu sempre dou a oportunidade da empresa se manifestar sem levar isso a público) e contei a questão do código que não funcionou. Em 24 horas (menos eu acho) eles pediram para que eu entrasse no site (já com link) e relatasse o problema.

Escrevi o problema e muito rapidamente me pediram um print da tela. Sorte que eu tinha o print da tela. E muito mais rápido do que resposta dos amigos no Whats, eles retornaram dizendo que tiveram um problema no sistema, mas que o valor correspondente ao desconto que eu teria direito havia sido creditado na minha conta.

Quando eu abri o app do Uber, lá estava o crédito de verdade!

Foi tão simples, tão rápido, que eu fiquei positivamente surpresa.

Eu vejo um monte de gente metendo o pau, mas eu acho que é só preguiça de contatar a empresa pelo canal correto. As pessoas precisam entender que o pessoal que cuida das redes sociais das empresas nem sempre estão aptos a solucionar problemas do consumidor.

Em suma, se você, assim como eu tem dúvidas sobre a qualidade do serviço e da solução de problemas pela Uber, vai na fé e usa.

Com a concorrência de outros apps, descontos aparecem de tempos em tempos, e os motoristas de Uber também tem a preocupação de prestar bons serviços, porque eles também são avaliados pelos usuários e precisam de boas notas para seguirem trabalhando com o app.

Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário