22 de maio de 2017

XXII Exame de Ordem Unificado: dicas, sugestões e lista do que não pode deixar de levar!

Como já tem 3 anos desde o último post, vamos atualizar e complementar as informações.

Neste post, eu deixo algumas dicas e sugestões para o dia e véspera, além de uma listinha de itens que não podem ser esquecidos, a não ser que você esteja tentando se sabotar.

Domingo, 28/05/2017, será a prova da 2ª fase do XXII Exame de Ordem Unificado, sem muitas novidades no edital.

Primeira recomendação é que você confirme o seu local de prova no site da FGV. Apesar dos locais de provas serem quase sempre os mesmos, você não vai querer ter uma surpresa e bater na porta errada, num domingo tão importante.

Em São Paulo, o local da 2ª fase será o prédio da Uninove Vergueiro, ou seja, o endereço é diferente da 1ª fase. Muita atenção a isso! Parece brincadeira, mas a gente cansa de ver candidatos correndo feito loucos nos últimos minutos para passar pelo portão, porque erraram o endereço, já que a Rua Vergueiro tem muitas faculdades e quase sempre estão tendo outras provas no mesmo dia.

Uma dica importantíssima para o pessoal de São Paulo, NÃO VÁ DE CARRO!!!

Pelo bem da sua sanidade mental (para que passar nervoso, preso no trânsito, se existem outras opções?), deixe o carro bem longe ou vá de carona. Vou tentar ilustrar o problema.

A Vergueiro, nesse trecho, que começa quase no metrô Paraíso, é estreita. Tem apenas 2 faixas, que vira quase 1 só nas proximidades do prédio, por conta do volume de pessoas e tendas dos cursinhos.

A Rua Siqueira Campos, rua lateral ao quarteirão da Uninove, está sempre parada e só vai ter lugar para estacionar se você chegar lá pelas 5 horas da manhã.

Para quem vem pelo corredor norte-sul, independente do lado, precisa acessar o viaduto Pedroso, cujo acesso costuma parar longe na avenida 23 de maio e o semáforo de acesso ao viaduto, somado ao da Rua Vergueiro, fazem o relógio correr solto e o nervoso acelerar.

Não há estacionamentos nas proximidades e as ruas estreitas estão sempre lotadas.

Acho que já deu para entender como é a situação, certo?

A parte boa é que esta unidade da Uninove fica perto do metrô São Joaquim, coisa de 2 quarteirões. Se você mora longe do metrô, pare seu carro próximo de alguma estação, bem longe da região central, e pegue o metrô. Vai valer a pena, você vai ver.

Minhas sugestões são: para quem vem da zona sul e vai usar carro, pare ele próximo da Santa Cruz e siga de metrô. Se você vem da zona leste, deixe seu carro no Tatuapé. Das zonas norte e oeste eu não sei bem onde tem um shopping próximo de metrô, mas não precisa ser shopping, qualquer lugar serve, desde que você não tente chegar perto do local com o carro.

Com convicção, digo para não chegar perto da Liberdade de carro, já que domingo é dia de feira e até a praça da Sé fica com o trânsito alterado. Lembrando que a Paulista é inteiramente fechada para os carros depois das 10h, o que complica ainda mais o trânsito a partir da região do Paraiso e existe uma ciclovia junto ao canteiro central, somado à ciclofaixa de lazer dos domingos.

Agora vamos para a lista de itens que já devem estar na mochila/bolsa/sacola que você pretende levar no domingo.

1 - Documento de identidade: parece besteira, mas cansei de ver gente sendo convidada a ir embora sem fazer a prova, por falta de documento oficial com foto atual. Não adianta levar a carteirinha de estudante ou a identificação da empresa, ainda que seja de funcionário público. Sem documento, sem prova!

2 - Caneta esferográfica de corpo transparente de tinta preta: não adianta inventar moda, se a caneta não for assim, não vai poder usar e eles não permitem o empréstimo de material, por razões óbvias. Até os ambulantes que ficam na prova sabem disso e só vendem Bic Crystal de tinta preta. Você pode até usar de outra marca, mas não esqueça do detalhe importante, o corpo tem que ser transparente e a tinta preta. E não leve estojo, só as canetas.

3 - Tire os rótulos das garrafas: se você não quer ficar na porta, todo enrolado, já traga tudo pronto. E evite o squeeze se não quer que fiquem de olho em você à toa. Parece bobagem de edital, mas os fiscais juram que já pegaram cola nas garrafas.

4 - A farofa: a prova é longa e você vai sentir fome (eu sinto fome), então vá preparado, mas saiba escolher os itens, porque você não vai querer entregar a folha de prova suja de chocolate ou outro alimento, e não há substituição de folhas. Na minha época (isso faz parecer tããão velha...) eu levava barrinha de cereal, chocolates, balas e sucos de caixinha.

5 - Vade mecum e Códigos: não insista, não cole nada, não escreva nada. Além dos fiscais da FGV, os examinadores da OAB também passam nas salas e verificam o material. Vai mesmo correr o risco de perder a prova por causa de um Post-it?

Por fim, deixo uma sugestão de programação para a véspera e o dia da prova para os residentes na capital de São Paulo.

Sábado (essa vale para todos os candidatos, de qualquer parte do Brasil):
  • acorde no seu horário normal.
  • verifique se tem todos os itens necessários para a prova: canetas, RG, códigos sem anotações, bebidas, comidinhas, balas, chicletes e mochila para levar tudo.
  • verifique o local de prova, fazendo o percurso de preferência, caso não saiba ao certo como chegar lá (melhor errar o caminho na véspera do que no dia).
  • separe a roupa do dia da prova: calça, camiseta, blusa, meias, calçado, se mulher, elástico ou piranha para prender o cabelo, se usa óculos, não os esqueça (sim, já aconteceu de candidato chegar sem os óculos e não conseguir fazer a prova).
  • passe o dia relaxando, porque o que você tinha para estudar, já estudou.
  • coma coisas seguras, afinal você não vai querer passar mal justo agora. 
Domingo:
  • acorde no seu horário normal.
  • calcule para chegar ao local da prova com, pelo menos, 2 horas de antecedência (em São Paulo, um carro quebrado no caminho e você pode dar com a cara na porta).
  • caso prefira mais tranquilidade, você pode tomar café da manhã nas proximidades.
  • para almoçar lá perto, não faltam opções, seja na Liberdade ou, se preferir algo rápido, perto e barato, o Sukiya, que vende PF no estilo japonês.
  • até 30 minutos antes do horário de fecharem os portões, dirija-se ao local para não ter que viver as emoções de ouvir o pessoal gritando "tá fechando o portão" e ver o portão fechar na cara!
  • entre no prédio, vá ao banheiro antes de ir para a sala e quando der uns 10 minutos para o horário da prova, entre na sala, sente e se acomode.
Verificando esses itens, uma boa noite de sono, um bom almoço e roupas confortáveis, e sua aprovação virá.

Boa prova!

Nenhum comentário:

Postar um comentário