31 de maio de 2017

31 de maio, Dia Internacional sem Tabaco

Que o cigarro faz mal, causa diversas doenças e pode matar, todo mundo sabe. Qualquer criança sabe. Então porquê insistir nesse discurso?

Calma, não estou dizendo que não devem fazer campanhas de combate ao fumo, doença que mata tantos e adoece muitos outros com câncer de pulmão, boca e outras partes do corpo, só digo que a frase "cigarro mata" não é eficiente. Se fosse, ninguém nem começava.

No dia internacional sem tabaco, que tenta convencer os fumantes de parar, precisamos chamar a atenção para o que leva alguém a começar com esse vício maldito.

No geral, a história começa na adolescência quando, com vontade de fazer parte de um grupo e parecer "descolado" ou "rebelde", o jovem começa a fumar sob o argumento "a hora que eu quiser, eu paro". O problema que esse "querer" nunca acontece logo e o que era somente um "charminho" acaba se convertendo em vício, sem que o viciado perceba.

Começar a fumar é muito fácil, ainda que não devesse. Com exceção de estabelecimentos sérios, você já viu um comerciante não vender cigarros ou bebidas para alguém que chegue com dinheiro no balcão?

E por que é tão difícil deixar de fumar?

Várias razões, entre elas as mesmas que constataram o aumento de pessoas acometidas pela depressão: a nossa vida moderna, cheia de pressões e pressa.

E o que fazer, então?

O primeiro passo é não perturbar o fumante com os velhos discursos, mas deixar um canal aberto quando ele/a decidir que quer parar e pedir ajudar.

O velho papo de "cigarro vai te matar" não comove fumante. Ele sabe dos males, mas o vício e o prazer momentâneo que ele sente durante as baforadas são muito maiores do que imaginar que a longo prazo ele pode morrer, afinal, todo mundo vai morrer mesmo, não é?

E se sou fumante e quiser parar, o que devo fazer?

Essa decisão é o primeiro passo para tudo, porque o desejo de parar tem que partir de dentro de você, porque vai exigir comprometimento, mais do que para manter a dieta ou a promessa de fazer atividade física todo dia.

Aliás, esqueça essa de que se começar uma atividade física vai parar de fumar, porque não é verdade. Pode te dar motivação, mas se você não quiser parar de fumar, não vai ser isso que vai fazer você parar.

No geral, você vai sentir um desespero na 3ª semana e durante os 3 primeiros meses, mas o importante é você sempre se lembrar "já faz 2 semanas, não vou estragar tudo agora", "já faz 1 mês, não vou estragar tudo agora" e siga recitando esse mantra, que ajuda a lembrar do duro que você já deu e que você não vai querer perder.

Durante esse período, evite sair de casa para socializar, porque sempre vai ter alguém fumando e ter uma recaída é fácil. Diferente da dieta que você pode ter 1 dia para chutar o pau da barraca, qualquer 1 dia que você fumar e seu esforço vai por água abaixo.

Deixe de lado todos os hábitos que levam você a fumar como tomar café, beber cerveja, tomar coca-cola. E beba muita água para tirar o excesso de catarro, que vai incomodar muito no começo, mas é seu organismo limpando seu pulmão. Depois vai ficar melhor.

Ocupe os dedos e a boca, já que parte do vício, vem do hábito de colocar algo na boca. Esqueça o cigarro de vapor, porque ele prejudica seu pulmão e vias respiratórias também. Morda canetas (é sério), aprenda a rodar entre os dedos uma Bic (você já deve ter visto um amigo oriental fazendo isso), masque chicletes sem açúcar e até de nicotina se precisar muito baixar a fissura. Com o tempo, mesmo o chiclete de nicotina passará a ser desnecessário e você vai poder ficar num Trident tranquilamente.

Ocupe seu tempo com atividades. Qualquer atividade que não seja ocioso, como assistir TV, porque ficar parado dá fome ou vontade de fumar. Vá andar, preferencialmente, em locais fechados, onde ninguém pode fumar, ou fazer alguma coisa que necessite das mãos ou muita concentração. Isso distrai da vontade de fumar.

E se precisar, não existe em pedir ajuda a profissionais de saúde. Também vale pedir ajudar espiritual ou religiosa, dependendo que você acredita. Homeopatia, Florais, Aromaterapia, entre outras terapias alternativas podem ajudar também.

Enfim, se você quer muito parar de fumar, é só acreditar, decidir e seguir firme num plano bem traçado para nunca mais voltar ao vício.

Te garanto, é possível. Como eu sei? Sou ex-fumante há 9 anos e, estranhamente, tenho nojinho de cigarro. Estranho porque fumei por uns 15 anos. Tentei voltar a fumar (sim, um absurdo), mas não consigo nem colocar o cigarro entre os lábios. O que eu fiz? Na verdade não foi planejado. Fiz um tratamento com Florais (por isso eu digo com convicção, faça o que você acredita que pode te ajudar) para ansiedade, continuo ansiosa, mas a vontade de fumar desapareceu e eu "tive" que parar de fumar. Nos primeiros 3 meses, tinha vezes que eu queria muito voltar, mas resisti bravamente e o resultado foi gratificante. Fiz uso de chiclete com nicotina, mas não precisei mais do que 2 caixinhas até largar o vício.

Eu consegui, você consegue!

Boa sorte e muita saúde! =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário