15 de agosto de 2016

Aplicativo e Site: Libib, seu catálogo de biblioteca particular, no celular e no computador!

Faltando 1 semana para a Bienal do Livro 2016, fica a dica do melhor app que eu encontrei até hoje para montar uma listagem digna da minha biblioteca pessoal, o Libib.

Esse aplicativo lembra um pouco o Skoob, mas eu acho ele mais intuitivo, simples para editar dados e serve para cadastrar livros, games, filmes e seriados, tudo com o uso do código de barras no celular ou no site, onde você pode inserir o ISBN dos livros ou buscar pelo título ou autor.

Para não dizer que ele é perfeito, como o site é originalmente em inglês, alguns livros, quando buscados pelo título, podem trazer somente aqueles em inglês primeiro. Por isso, no caso dos livros, recomendo que você tenha o ISBN (10 ou 13) em mãos para o cadastro.

Você pode criar bibliotecas por assunto ou como for do seu desejo, nomeando cada uma delas à sua maneira. Eu tenho separado, por exemplo, ebooks e livros físicos, além de categorias para ambos, como culinária, técnicos e leitura geral. Também criei minha "biblioteca" de games. Só desisti de usá-lo para filmes e séries, porque muitas das séries, ele armazena com o título original em inglês e eu já uso outro app para filmes e séries.

Uma coisa muito legal no caso dos ebooks é que, se você tiver como criar um arquivo padrão CSV da sua lista de ebooks (eu uso o Calibre para administrar meus ebooks e o programa tem a função de criar a lista), ele importa tudo, sem você precisar digitar. Ressalva ficam para livros digitais da Amazon ou que só tenham em versão digital, porque muitas vezes eles estão sem o ISBN, daí o Libib não reconhece. Mas não se preocupe, porque de qualquer jeito ele vai te passar um email quando concluir a importação e listar todos os livros que ele não conseguir identificar.

A melhor parte eu ainda não contei: o uso do app é de graça!!! Existe uma ressalva, mas nada que possa afligir o usuário comum. O limite para a conta gratuita é de 100.000 itens cadastrados. Sim, eu disse cem mil.

Algumas funções não funcionam no app, mas nada que não se resolva sentando no computador vez ou outra para te ajudar. A importação, por exemplo, só dá para fazer no site, bem como mudar um livro cadastrado numa biblioteca, mas que você prefere colocar em outra.

Por fim, sugiro que você monte sua Wish List no Libib, para não esquecer dos livros que gostaria de adquirir na Bienal, porque a próxima, só em 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário