2 de maio de 2016

Livro: Sua vida em movimento - 2ª edição ampliada, de Marcio Atalla

Eu sou leitora de acordo com meu humor, mas no momento mais do que humor, minha leitura está tendenciosa a livros sobre saúde e bem estar.

Marcio Atalla ficou conhecido do grande público depois de comandar o quadro Medida Certa, no programa dominical Fantástico, mas é claro que já era um profissional respeitado da área muito antes disso.

Com formação em educação física, ele escreveu um livro com partes biográficas e contos de casos reais de alunos e ex-alunos que teve ao longo de sua carreira, mostrando como pequenas medidas podem resultar em grandes mudanças.

Adorei os casos envolvendo crianças. Num deles, o mal exemplo vinha de cima, como sempre, mas é a velha história, ninguém enxerga o que faz de errado. O risco do Marcio, num caso desses, era expor a verdade para a família e ainda ser taxado de intrometido.

Em outros casos, mostrou como a atividade física pode mudar a vida social de uma pessoa, que acha que não se encaixa na sociedade, mas só precisa mesmo é tirar o preconceito da própria cabeça para se encaixar na realidade. E, de novo, como isso pode mudar a vida de uma criança, que passa de reprimida à sociável.

Ele dá dicas de como começar a se mexer, mesmo sob a alegação de "não tenho tempo", quais adaptações você pode fazer no seu dia-a-dia para conseguir mudanças que farão você sair do nível sedentário supremo para em atividade e, claro, algumas sugestões sobre alimentação, começando pela dica master que eu sempre segui "dietas radicais não funcionam"!!!

Já dei para meu pai ler e na leitura das primeiras páginas ele decidiu sair da inércia total para usar a escada do prédio onde fica o escritório. São só 3 andares, mas é um começo para quem só reclama de cansaço e não pratica nenhum tipo de atividade física, mesmo sem ter qualquer problema físico que o impeça.


Recomendo essa leitura leve e rápida para mudar sua rotina e sair do sedentarismo cada vez mais intenso na vida, principalmente, urbana dos grandes centros do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário