26 de outubro de 2015

Dieta? É chato, mas é necessário!

Crédito da foto: Fabio Kenji Watanabe

Eu tenho um amigo, o mesmo que tirou essa foto, que é do tipo saradão e que segue todas as regras que uma pessoa saudável deve seguir: dieta balanceada e atividade física regular.

De tanto ver, você se inspira a tomar vergonha na cara, cedo ou tarde. No meu caso, bem tarde e com menos vergonha na cara do que eu deveria. rs

Chega uma idade que só de olhar as coisas gostosas o corpo parece armazenar as calorias nos lugares indesejados como braços, pescoço, bochechas e barriga.

Na reta final da minha tese de doutorado, claro que atividade física regular vira um desejo profundo, mas não muito praticável, porque na minha cabeça sempre rola o pensamento, em 1 hora que gastar para correr, eu posso pesquisar em tantos livros ou escrever tantas páginas. A mesma coisa aconteceu na época do exame de ordem, então eu sei que não adianta, se eu tiver que escolher entre academia e pesquisa, eu vou sentar e ficar no computador com minha pilha de livros e anotações.

O que resta fazer? Dieta!

O duro de fazer dieta é que se as coisas não forem práticas, vai sobrar pra fast food, junk food e todo tipo de food que eu não devo comer.

Depois de ver essa dieta da salada de pote, que não é novidade, eu pensei: poxa, se eu arrumasse esses potes para deixar minhas refeições prontas, posso comer melhor. Então fui descobrir onde é que eu conseguiria comprar esses potes. Quem me deu a informação foi a Kelly Kanegae, a responsável pela montagem das saladas do meu amigo.

Eis que descobri que as lojas que ficam no centro, próximo do Fórum João Mendes, e que são especializados em artigos para artesanato, vendem os tais potes. A rua que também abriga uma igreja e um dos edifícios com maior quantidade de advogados por metro quadrado, é a Rua Tabatinguera.

As lojas vendem insumos para fazer velas, cosméticos e os frascos, em plástico, vidro e embalagens de madeira de todos os formatos, tipos e tamanhos.

Uma das lojas vende os potes e as tampas separadas para você poder escolher a cor de seu agrado. Mas precisa pesquisar, porque os preços variam bastante.

Eu encontrei os potes de vidro, boca larga, capacidade de 600 ml, com tampa metálica, por R$2,50. Na outra saia por R$2,00 o pote e R$0,88 a tampa.

Já as dicas para montar as saladas você precisa buscar em revistas e sites específicos, porque vai depender muito do que você quer e do que você pode ou não comer.

As dicas que eu posso dar são:

  • para que as folhas não murchem, você deve colocar os itens molhados no fundo, incluindo o molho, e o que precisa ficar seco para cima, sendo as folhas o que vai ficar no topo de tudo;
  • armazene na geladeira por, no máximo, 1 semana;
  • use a lógica do quanto mais colorido melhor;
  • sempre coloque 1 porção de proteína magra e 1 carboidrato integral.

Boa dieta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário