1 de junho de 2015

2° CAB Mobility Day - Clube dos Amigos da Bike e SP Market

Eu descobri o Mobility Day ao acaso, naquele esquema "coisas do destino", porque numa situação normal eu não teria visto.

Foi um panfleto deixado na caixa de correio de casa que eu nunca olho e se eu não tivesse visto, quem pegasse ia ver um panfleto como tantos outros, não ia prestar atenção e teria colocado junto com os outros recicláveis, ou seja, ia pro lixo sem que a interessada aqui visse.

Quem organiza é o Clube dos Amigos da Bike - CAB, que organiza outros eventos de pedalada, incluindo um outro que também é realizado em parceria com o mesmo shopping SP Market, localizado na zona sul de São Paulo.

Esse passeio que quer chamar a atenção para a questão da mobilidade urbana usando a bicicleta como meio de transporte tem uma taxa de inscrição salgada, mas que se você pensar no preço da bike, até que é em conta.

Você tinha 2 opções: 1 kit com camiseta, sacolinha e bike dobrável da marca Track & Bikes, em alumínio (R$699,00 a inscrição) e outro com bike em aço (R$549,00). A inscrição incluía o café da manhã no local de encontro e o estacionamento do shopping pelo período do evento, com quase 4 horas de duração entre concentração e término.

Nesse post vou falar da estrutura do evento e daqui 1 mês, depois de fazer mais alguns testes, eu conto o que achei da bike.

O horário marcado para a concentração no estacionamento do shopping era às 8h. A equipe do CAB já estava todo lá, com quase tudo montado. Só faltava a mesa de café da manhã.

Um pouco depois das 8h eles já começaram a distribuir os kits em 2 filas diferentes: uma para a bike e outra para a sacolinha.

Primeiro a gente pegava a bicicleta apresentando documento e assinando a lista. Na outra fila pegava  uma sacolinha com (muitos) produtos dos patrocinadores e a camiseta do evento, além do selo para a saída do estacionamento.

A bicicleta a gente testava ali mesmo, no estacionamento, para ver se estava tudo ok. A minha eu acabei trocando, porque a alavanca do freio estava travando na mão. Como eram poucos participantes, tudo era tranquilo e bem organizado, diferente da experiência do World Bike Tour (vide post de 03/02/2014).

A bicicleta é bonita, fácil de pedalar, com 6 marchas e desmontada, coube no porta-malas do carro sem rebater o banco traseiro.


Quando deu 9h eles conversaram com a gente, contaram sobre o evento, sobre a fabricante da bike e logo saimos.

A entrada para a ciclovia pela estação Jurubatuba é curiosa. Você entra na estação (sem pagar), atravessa para o outro lado da plataforma e sai por uma passagem que fica no final da plataforma sentido autódromo. O caminho tem trechos mais largos e um pouco mais estreitos, passando por um pedaço cheio de mato (aparado para não atrapalhar o trajeto, mas alto) e saindo no final da Av. Miguel Yunes, onde tem ponto de parada com banheiros.

No geral o trajeto é plano e bem liso, mas precisa prestar atenção com os montinhos de coco de capivara ao longo de todo o percurso, já que eles vivem naquela nojeira do rio Pinheiros. No dia encontramos um pequeno grupo de capivaras descansando na margem da ciclovia.

No final do passeio, retornarmos para o estacionamento do SP Market onde tinha mais lanchinhos e salgados quentinhos, muito suco de latinha e caixinha, muitos papos descontraídos e sorteio de brindes.

Se não fosse a chuva, o evento teria sido perfeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário