28 de maio de 2012

Do meu blog privado "Meus Estudos: Espanhol"

Desde que surgiram os primeiros editores de HTML que nos permitiam criar páginas na internet sem a necessidade de conhecer a linguagem de programação eu monto minhas páginas.

No começo era o básico: um background bonitinho, pescado em sites temáticos como os da Disney, Hello Kitty, Snoopy e afins, que também não tinham recursos sofisticados, afinal, numa conexão discada, com modem de 14mbps ou, o último que eu tive, de 33mbps, não tinha flash que rodasse! Os textos eram escritos em fontes básicas como Times, Arial ou Comics, colocava-se um ou outro link, já que páginas na internet eram poucas, não existia o Google e o melhor buscador, o Yahoo, requeria que o proprietário da página se cadastrasse para ser encontrado.

Enfim, muitas evoluções depois, hoje, eu guardo quase tudo na internet. Pode até ser arriscado, mas é muito prático. E para deixar meus links sempre ao meu alcance é que eu criei este blog, que é tatata...raneto da primeira versão que eu criei em 19XX já esqueci.

Além deste, tenho outros, que não são "encontráveis" pelo Google, porque não montei eles direitinho e eles têm o fim único de servir de caderno de notas para mim.

Porém (sempre existe uma exceção, um porém, um mas... rs), estava lendo um deles, que só tem links, e pensei que poderiam ser úteis para mais alguém, então vou fazer deste post a extensão do meu blog privado de coisas interessantes que eu encontrei, testei e aprovei para me ajudar nos estudos de espanhol.

Quem me conhece sabe que eu sou uma grande adoradora do sistema Android e sou cheia de ressalvas para o iOS, porque adoro liberdade e a Apple criou um sistema muito fechado (nisso, até o mais fervoroso usuário que eu conheço concorda).

A única coisa que eu gosto da Apple é a bateria, por isso, tenho um gadget da Apple para ouvir músicas e, eventualmente, usar algum app que não exista para Android.

O único app que eu encontrei na App Store do iTunes que eu achei interessante é o "Learn Spanish - Introduction to Spanish (Enhanced Version)" que é de graça (o curso feito pelo mesmo grupo custa 9,99 Obamas cada volume). O legal desse app que está classificado como "Book" é que ele vem acompanhado de áudio, então, enquanto eles falam, você pode acompanhar o texto escrito.

Cabe avisar que o material é em inglês americano. São 2 pessoas, um apresentador e um professor, explicando noções básicas e gerais do Espanhol e as diferenças de pronúncias e até de vocabulário entre os países que falam Espanhol. E é divertido, porque tem coisas que eles dizem "isso é complicado", mas não é para nós que falamos português e temos um idioma que se assemelha em muitas coisas.

Se você sabe inglês e está começando seus estudos em Espanhol, não vai aprender nada demais com esse app, mas vai conhecer algumas nuances e dificuldades deste idioma tão próximo e tão distante.

Já para o meu queridinho Android, eu tenho apps mais úteis e sempre de graça! Sim, existem apps pagos no Android, que agora não se chama mais Android Market e mudou para Google Play (não saquei o por que da mudança de nome, de logo, de aparência), porém as opções gratuitas são muitas e as vezes, melhores que as pagas.

Os melhores apps que você precisa ter no seu Android, caso esteja estudando ou pretenda estudar espanhol são:

El Conjugador. Todo estudante de espanhol se depara com esse probleminha logo no começo do curso: conjugação verbal! Até você pegar o jeito, esse app vai te salvar das maiores dúvidas como "yo quepo", "yo caigo" ou "yo traigo".

O outro app que não pode faltar no seu celular é o Buscador RAE. Trata-se do dicionário oficial da "Real Academia Española", o instituto oficial da Espanha que edita o melhor dicionário monolíngue de espanhol, que é vendido em 2 volumes e custa, aqui, os olhos da cara. Este app não baixa o dicionário, então, para usá-lo você vai precisar ter um pacote de dados ou acesso a alguma rede wi-fi, mas vale a pena. Eu gosto muito. Ah, é claro, o app é gratuito!

Recentemente encontrei um app que complementa o Buscador RAE, que é o Dicionário Español RAE, um app criado por outro desenvolvedor, que salva em seu celular as palavras conforme forem consultadas. Não resolve, mas ajuda.

Para usar no computador, eu recorro a 3 sites:

1 - Word Reference: esse site pode te ajudar não só com o espanhol, mas com outros idiomas, além de ter um fórum onde tradutores buscam ajuda para traduzir expressões idiomáticas. Tem usuários de muitos países, então ele é bem completo. E se busca uma ajuda com os verbos, vai encontrar aqui todos os tempos do verbo desejado.

2 - Real Academia Española: assim como o app, o site também funciona para buscas, mas é um dicionário Espanhol/Espanhol.

3 - Google Translator: esse aqui é só como último recurso, porque existem muitos erros e imprecisões. Eventualmente, serve de quebra-galho.

Conjugador de verbos - http://gedlc.ulpgc.es/investigacion/scogeme02/flexver.htm
Verbix - http://www.verbix.com/
Gramática - http://spanish.about.com/
__________________________________
 

Um evento que é um luxo e busca arrecadar fundos usando a expertise de grandes nomes da gastronomia, um hotel 5 estrelas e cerâmicas exclusivas.

O jantar, que já está virando tradição, tem como prato principal o Sukiyaki, um cozido de legumes, carne e macarrão, temperados com shoyu adocicado e consumidos em uma tigela junto com um ovo cru (sim, nós não temos medo da tal salmonela).

Neste evento, o valor pago é para cobrir os custos da comida, da cerâmica que você leva para casa depois do jantar e é escolhido por cada um na entrada e o saldo é doado para as entidades beneficiadas: Ikoi no Sono e Hospital Santa Cruz.

Haverá um leilão de outras peças de cerâmica.

Os convites custam R$350,00 e podem ser adquiridos na Atelier Hideko Honma ou no escritório do Ikoi no Sono.

Data: 02 de junho de 2012 - sábado
Horário: a partir das 19:30
Local: Tivoli São Paulo - Mofarrej Hotel - Al. Santos, 1437
Infos: Ikoi no Sono 3208-7248 / 3209-0215
Atelier Honma 5042-4450 / 5042-4459
__________________________________

3° Japan Matsuri (Osasco)

O maior evento de cultura japonesa da cidade de Osasco chega a sua terceira edição neste final de semana, com muitas atrações e atividades em sua programação.

Entre as atrações de palco, estão confirmadas as apresentações de Joe Hirata; Banda Nota Promissória; Melissa Kunioyoshi, do programa do Raul Gil; Oriental Magic Show; Teatro Kagura, de Hiroshima Kenjikai; Awa Odori, do Grupo Represa; Kasa Odori, de Tottori Kenjikai; Alexandre Hayafuji; Mario Tibana; Hiro e Eid; grupo Amigos do Choro; e, para alegrar a colônia italiana de Osasco, a Banda Viva Italia.

Como todo evento da comunidade japonesa, não pode faltar o bazar com itens para presentes, importados e nacionais, e de consumo, além das comidinhas como yakissoba, udon, sashimi, gomokugohan, gyoza, tenpurá e okomiyaki. Mas estamos no Brasil, e tudo é um grande mix, então haverá comidinhas alemãs, além de alguns itens típicos de festas juninas como pipoca, cocada, derivados de milho, vinho quente e quentão.

Data: 2 e 3 de junho de 2012 - sábado e domingo
Horário: a partir das 10h
Local: ACENBO - Rua Acenbo, 100 - Jardim Umuarama, Osasco (travessa da Av. Martin Luther King)
Entrada: R$ 5,00
Infos: (11) 3684-0904 ou acenbo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário