11 de março de 2024

Série: Dr. Death (Doutor Morte) no canal USA

Essa série deixa qualquer um com o coração na mão, num misto de pavor com indignação.

A chamada no canal USA (que eu encontrei nas opções da TV a cabo por acaso) é "ele rasgou o juramento de Hipócrates" e para quem não sabe o que isso significa, é o juramento que todo médico no mundo ocidental faz na sua formatura, porque Hipócrates foi o primeiro médico da história ocidental.

A série tem 8 episódios com a participação de um elenco de peso como se nota na imagem, numa história baseada no caso real do ex-médico Christopher Dunch.

Dunch, interpretado por Joshua Jackson, é um médico que será apresentado desde quando ainda estava na faculdade até o momento de seu julgamento.

Christian Slater e Alec Baldwin fazem o papel dos médicos que vão descobrir que estão lidando com um sociopata que deseja causar sofrimento e mortes na sua prática "médica".

O que se vê é um narcisista, viciado em drogas, inteligente, mas ao mesmo tempo louco, no termo psiquiátrico do termo, e que quer se tornar uma lenda na neurocirurgia, sua especialidade.

O Dunch da vida real falava de si próprio como um deus na Terra e que com sua lábia e charme, fazia com que as pessoas acreditassem no que ele falava sobre seus procedimentos e seu talento.

Com isso ele matou 33 pessoas somente em Dallas onde ele encerrou sua carreira. A série não busca outras possíveis mortes nos outros hospitais e clínicas por onde ele passou na vida.

Qualquer coisa que eu diga aqui não é bem spoiler, porque casos desse tipo vem a público e são importantes, pois foi depois desse caso, segundo as informações da própria série que foram criados comitês nacionais de fiscalização da prática médica nos EUA e um banco de dados de médicos com processos por mortes e práticas duvidosas de médicos pelo país.

Uma das cenas que eu mais gostei foi quando o personagem de Alec Baldwin cita o juramento de Hipócrates para o entendimento do juri.

É difícil não terminar a série se perguntando quando alguém vai ter o azar de cruzar o caminho com uma pessoa dessas.

A série é muito boa e vale a pena assistir, mas tem que ter estômago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário