19 de fevereiro de 2024

Livro: Contos fantásticos japoneses: as quatro estações e a natureza, da Labora Livros

Eu curto livros e sou muito ligada na cultura japonesa por ter crescido dentro da comunidade nikkei brasileira de São Paulo.

No ano passado, eu fui convidada a ser a mestre de cerimônia do Bunka Matsuri, organizado pelo Seinen Bunkyo de São Paulo, nas dependências do Bunkyo, ou Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa de São Paulo.

O Bunka Matsuri em questão foi um evento bem diversificado, com praticamente tudo o que você pode imaginar que seja relacionado à cultura: culinária (o Bunkyo tem cozinha para cursos), comidinhas, workshop de muitas artes e atividades japonesas, exposições (o circuito contava com o Museu da Imigração Japonesa que fica nos últimos andares do edifício), venda de produtos de artes, de colecionáveis e de livros de autores nikkeis e produções sobre cultura japonesa*.

Entre esses stands todos estava a Editora Labora Livros, uma editora independente que tem foco em clássicos da cultura asiática e traduções inéditas feitas por pesquisadores de universidades importantes, como a USP, direto do original para o português.

Esse livro, Contos Fantásticos Japoneses, foi concretizado via Catarse, um site de financiamento coletivo para a publicação de obras de autores ou editoras independentes e que tem a participação do interessado via cotas, sendo que cada cota dá direito a um pacote de benefícios.

Eu fiquei tão fã deles que quando vi esse Catarse já me empolguei e peguei a cota que vinha com a coleção completa de Contos Fantásticos (tem o dos japoneses, coreanos e chineses), além de alguns outros brindes fofos.

O livro tem só 196 páginas, então é um livro para ler numa tacada só e a parte legal dos livros da Labora, é que vem com referências para situar o leitor e permitir melhor compreensão do texto, como época, situação do país, entre outros esclarecimentos em nota de rodapé.

Em grande parte, esses contos são lendas japonesas que tentavam trazer lições para a vida das pessoas, ilustrando situações imaginárias paralelas as situações do dia a dia.

Se você gosta de leituras diferentes e curte cultura japonesa, acredito que vai gostar das publicações da Editora Labora Livros.

*Obs1: se curte cultura japonesa e ficou interessada/o no Bunka Matsuri é só acompanhar as redes sociais do Bunkyo ou me segue no Instagram, que eu vou estar por lá de novo.

Obs2: A Labora sempre tem Catarse rolando, então é só acompanhar as redes da Labora que você fica sabendo em primeira mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário