11 de fevereiro de 2019

Filme: Dunkirk

Na sequência de Churchill, eu tive que assistir a Dunkirk, primeiro porque eu já queria assistir, segundo porque eu queria entender o que foi que ocorreu.

Dunkerque é o nome de uma cidade na costa francesa, cujo nome conhecido em inglês é Dunkirk, onde tropas de soldados aliados da Bélgica, França e Inglaterra se viram encurralados numa praia, sem muita proteção e aguardando o resgate.

A praia de águas rasas não ajuda os navios a se aproximarem de maneira segura e os alemães não existam em atacar os navios com bombardeiros aéreos constantes, o que acaba causando mais mortes na tentativa de fuga.

É aqui que um filme junta no outro. Para entender precisamente a importância desse resgate, o filme Churchill esclarece ao final, o que era a Operação Dínamo, pois se a Inglaterra perdesse toda a tropa que estava naquela praia, teria que criar um novo exército, quase do zero.

Então surge a ideia de usar barcos menores, mas que teriam que ser muitos, para o tal resgate e uma vez que os barcos civis não eram atacados, ou pelo menos teriam menor probabilidade de se tornarem alvos, foi a opção buscada. O problema era saber se os civis entrariam nessa jornada.

Duas informações que me parecem um pouco conflitantes (se alguém souber me informar, eu agradeço): no filme Churchill temos a impressão de que eles foram perguntar aos civis se eles aceitavam. Já em Dunkirk, logo no começo, fiquei com a impressão que a Marinha só vai no porto para informar que todos os barcos seriam usados para fins de resgate e que seus proprietários deveriam esvaziar os barcos e deixá-los pronto para uso pelo pessoal da Marinha.

Enfim, o que conta aqui é que os barcos são usados, com sucesso, para o resgate, que envolve muito desespero, seja em Terra, Ar ou Mar, num cenário diferente daqueles vistos em histórias de guerra americanos.

Seja porque você curte qualquer filme sobre guerra ou para conhecer um pouco sobre a Operação Dínamo e o resgate de Dunkirk, vale a pena assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário