9 de outubro de 2017

Livro: Admirável Mundo Novo de Adous Huxley

Eu tinha o nome desse livro na minha lista de "Livros para ler", mas não era nenhuma prioridade, até eu dar de cara, numa única semana, com 2 textos, 1 deles um artigo jurídico, que faziam referência ao tal Admirável Mundo Novo, de Adous Huxley.

As pessoas que citavam o livro não são pessoas das quais eu, necessariamente, receberia dicas de livros, mas os temas do textos lidos eram de meu interesse, então eu precisava descobrir a relação do livro com o assunto dos textos.

Lá fui eu dar busca no livro. É incrível como quando você decide que quer algo, esse algo parece não existir!

Fui em 2 lojas da Saraiva e nada, então entrei no site e pedi para entregar na loja. Acho que foi até mais rápido (e mais barato, com certeza!).

Li o livro de uma vez só e preciso dizer uma coisa (aos fãs do autor ou da obra, minhas desculpas): eu não curti o jeito que o autor escreve.

A história é muito interessante e mostra um mundo que não difere de uma ditadura disfarçada, com os marginais e os selvagens vivendo bem longe para não influenciarem aqueles que ali vivem.

Um mundo criado para ser perfeitinho demais que nos soa chato, mas que ao final mostra exatamente o que pode acontecer com nossa atual sociedade, ainda que não sejamos tão engessados (por enquanto) como a população retratada na história.

O que eu mais gostei na história é o fato de um livro tão antigo (escrito em 1931), retratar algo tão moderno e que nem soa tão surreal quanto deveria, já que mostra, inclusive, o perigo que pode ser a geração de seres humanos em laboratório.

Mesmo não sendo a leitura mais legal que eu já fiz esse ano, eu recomendaria a leitura, porque é um livro curto e a história é um lembrete importante do que nós (pelo menos a maioria de nós, eu acredito) não queremos ser: seres manipulados, vivendo uma falsa boa vida, sem liberdades de qualquer espécie.

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário