7 de novembro de 2016

Campanha de Natal: Papai Noel dos Correios 2016

O Natal é aquela época do ano em que as pessoas param de esbravejar com a vida e recuperam o senso de solidariedade, de amor ao próximo e tudo fica cheio de esperança.

Eu acredito muito que esse seja o espírito da campanha do Papai Noel dos Correios, que ajuda a levar um pingo de esperança para quem não tem muito, às vezes, não tem nada.

Já pensou numa criança que nunca ganha presente, ou pior, que nunca teve uma peça de roupa nova para usar? Que a ceia de natal é o resto da farofa da semana passada? São essas as crianças que os Correios quer ajudar com a campanha.

Claro que entre tantas cartas recebidas, você percebe que algumas foram escritas por crianças que têm as coisas, mas não todas as que elas querem, bem como tem pais sem noção que acham que podem pedir por coisas básicas como fraldas e acessórios para bebês que estão por nascer ou que acabaram de nascer, aproveitando da ocasião. Os Correios já disseram que não é esse o objetivo da campanha, mas eles até deixam as cartas à disposição, caso alguém queira ajudar.

No site dos Correios conta a seguinte informação "A partir de 2016, a campanha contemplará, prioritariamente, cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos, em alinhamento aos programas governamentais."

No geral, as cartas não são muito convidativas, mas tem outras que você lê e quer ajudar.

No ano passado eu adotei 3 cartas que me tocaram.

Uma foi escrita pela mãe, contando que sua filha precisava de uma mochila para levar para a escola, porque ela sofria bullying por ser muito pobre e ser a única que tinha que levar o material na mão por não ter uma mochila. A mãe insistia na carta que ela é muito pobre e não tinha como comprar a mochila. Na verdade, foi difícil entender o que estava escrito na carta, porque a mãe escreveu algo que parecia "brousa" e no contexto foi compreendido como "bolsa para levar o material para a escola".

Eu sou mole com gente que quer estudar, isso me derrete. Comprei mochila, kit com lápis de cor, canetinhas, giz de cera, estojo, pastas e uns jogos educativos.

Um outro menino também ganhou um kit igual, porque pediu um kit escolar.

A terceira cartinha era fofa. O irmão mais velho escreveu que queria um brinquedo para o irmão mais novo. Comprei um kit de blocos, jogos educativos e o kit de lápis de cor, canetinhas e giz de cera.

Este ano vou voltar na agência central para buscar minhas cartinhas, que estão disponíveis nas agências a partir de 10 de novembro de 2016 (previsão a confirmar). Lembrando que as cartinhas só estão em agências próprias, as franquias não participam da campanha.

Para saber quais agências têm cartinhas para o Papai Noel é só consultar a lista no blog da campanha.

Se você quer adotar, mas acha que não pode bancar sozinho o custo do pedido da cartinha, que tal juntar uns amigos para comprar o presente? De qualquer jeito, o presente é enviado de forma anônima, então o que vale é conseguir atender o pedido das cartinhas, não importa em quantas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário