11 de janeiro de 2016

Review: Balanço da última Black Friday 2015

Eu sei que a Black Friday já foi, mas o que melhor do que o pós festas para falar das compras do final do ano que se foi?

Não sei os outros, mas eu sou do tipo que faz muita pesquisa antes de comprar coisas, principalmente o que custa mais dinheiro para comprar, e com o advento da internet, economizar é uma questão de paciência, na ou fora da Black Friday.

Para mim, a Black Friday foi feita para comprar coisas que você não tem urgência, mas quer muito mesmo. Vez ou outra serve para comprar coisas de uso frequente por preços muito amigáveis e fazer sua economia doméstica. Em suma, para não ser vítima da Black Friday e as eventuais fraudes, basta saber se controlar e pesquisar.

Minhas dicas pessoais:

  • faça uma lista com os produtos que gostaria de comprar
  • siga a página do Facebook e se inscreva no mailing list das lojas que confia
  • pesquise a reputação das lojas na internet
  • anote os preços mais atrativos que vir durante o ano
  • estabeleça seus limites de gastos e boas compras


As compras realizadas na edição 2015 foram, no geral, de coisas que eu queria faz tempo e vou avaliar por loja, sendo que só tenho comentário negativo da Imaginarium, ainda que tenha recebido todos os pedidos.

A primeira compra foi na Nespresso. Eles lançaram combos especiais de cápsulas para a ocasião e como as minhas estão acabando, nada melhor do que aproveitar o momento. Para não dizer que foi totalmente simples, eu tive que fazer esse pedido pelo televendas, porque no site, o sistema contava o combo (90 cápsulas) como se fosse uma única cápsula e para ter direito a frete grátis, você precisa comprar 150 cápsulas (15 sleeves), sendo que eu estava comprando essa quantidade. No televendas, o problema foi sanado e eu efetuei a compra que chegou 1 semana antes do previsto.

Na Saraiva, que faz a Black and Yellow Friday, em menção as cores do logo da loja, eu comprei para o meu pai o LEV com luz*, que estava no melhor preço que eu vi desde seu lançamento. Nada supera o preço que eu paguei pelo meu Kobo Glo, mas considerando que mais nenhuma marca fez por menos, foi esse mesmo. E no final, ereader é tudo igual. O que muda é a loja virtual acessível por ele. Junto comprei uma capa, que saia R$10 a menos do que na loja física. E pelo valor da compra, o frete saiu na faixa. O prazo foi cumprido e o produto entregue de forma adequada.

Uma que me deu uma raiva, mas por outro lado me permitiu aproveitar também, foi a da Iguana Sports. Eu fiz a inscrição antecipada no lançamento da W Run e paguei R$79 pela inscrição. Eis que sai na Black Friday a inscrição da corrida por R$69. Eu e um monte de gente postou comentários furiosos na página do Facebook deles, porque deu a impressão de que fazer a inscrição antecipada foi burrice. Em compensação, eu não tinha feito a inscrição para a corrida Athenas, porque o percurso é mais longo do que os meus habituais 5k, só que o valor da inscrição também estava reduzido, então aproveitei e me inscrevi para os 6k.

Nota mental: NÃO FAZER INSCRIÇÃO ANTECIPADA PARA 2017 e aguardar sair as promoções da Black Friday. Se não sair, ainda vai dar tempo de fazer a inscrição com o valor de 1° lote.

Fica o aviso para uma pegadinha: a Ativo, outra organizadora de corridas, já estava vendendo os pacotes denominados "Run Pass" desde o começo de novembro. Quando começou a semana da chamada Black Friday eles anunciavam que era promoção da Black Friday, mas era mentira, porque os mesmos preços já estavam no site semanas antes e nas semanas posteriores.

O Grupo Pão de Açúcar também fez Black Friday, mas lá foi só na sexta-feira, como é o original americano, e as lojas físicas estavam uma loucura! Muitos produtos estavam pela metade do preço e no final do dia, as prateleiras pareciam ter sido varridas por um furacão: não sobrou nada dos produtos em promoção. Eu comprei cápsulas Dolce Gusto, suco de uva integral no limite permitido por consumidor. Valeu muito a pena. Se você ainda não tem o cadastro no Cliente Mais**, demorou, porque as promoções só valiam para os clientes cadastrados.

Sobre a The Body Shop eu tenho uma ressalva: as promoções do site e da loja física eram iguais no quesito condição e diferentes nos produtos aos quais se aplicavam a condição. A promoção anunciada deles era "leve 4 produtos e não pague pelos 2 de menor valor", ou seja, a cada 4 produtos, você ganhava metade deles. Legal? Mais ou menos. No site, praticamente todos os produtos entravam na promoção do 4 por 2, já nas lojas somente uma linha específica de cremes hidratantes entrava na promoção, ou seja, eu fui seca na loja para comprar e além de ter sido muito mal atendida, não era o que eu esperava. Sendo assim, voltei para casa e comprei pelo site mesmo. O que doeu foi o valor do frete, mas ainda assim valeu a pena ter comprado, porque alguns dos produtos que eu queria não tinha mais na loja para comprar e no final saiu mais barato do que comprar na loja física.

Por fim, a compra da Imaginarium. Eu só não desisti da compra quando começou a demorar sem justificativa, porque não tinha mesmo pressa e eu comprei uns produtos legais já fora de linha, então não tem mais na loja. Eles não enviaram o código de postagem, não tinha informações sobre o andamento e quando eu questionei, eles seguiram sem me dar informações claras. A compra só foi entregue em 21/12/2015, sendo que foi realizada em 29/11/2015 com aprovação na hora da operação. Vou fazer um post para contar os detalhes, mas foi decepcionante a falta de atenção do site.

Saldo positivo, todas as compras entregues com os produtos esperados e na qualidade esperada.

* num próximo post vou fazer um review sobre o Lev e sua capa.
** o cadastro no programa Cliente Mais, bem como no Clube Extra, são gratuitos e podem ser feitos pelos respectivos sites. Vale a pena não só pela Black Friday, mas sempre tem promoção e se você faz compras frequentes nas lojas, você recebe cupons de promoções personalizadas com produtos que você costuma comprar sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário