23 de março de 2015

Review: Sportband Connect U220 All 4 One da Netshoes

Há pouco mais de 1 mês aconteceu a 1ª corrida de rua promovida pela Netshoes, cujo kit pós-prova incluía um sportband da marca All4One, razão pela qual me inscrevi na corrida (eu e 99% dos participantes rs).

E após usá-lo por 1 mês, acho que já dá para dizer seus prós, contras e minha conclusão.

A primeira impressão não foi das melhores, porque ele lembra muito a sportband da Nike, que foi uma verdadeira decepção pra mim, mas é só na aparência que eles se parecessem mesmo, porque em termos de funcionalidade, o Connect U220 é mais cheio de recursos.

Pulseira
A pulseira é feita de material emborrachado, que permite que a higienização seja feita com água e sabão, muito leve e confortável, o que é ótimo para uso diário. Um porém é que se você lavar, vai entrar água onde fica o conector do USB (que você precisa tirar para lavar a pulseira) e vai ter que se assegurar de que está bem seco antes de recolocar o conector na pulseira.

Tela
A tela em OLED tem um bom brilho (sem ajustes) e a cor azul deixa a imagem elegante, apesar de ser uma cor não muito favorável para quem tenha problema de visão. Não é meu caso, mas a luz azul nunca é a melhor cor para visualização.

Mas a tela só é legível em ambientes escuros ou com iluminação artificial. Na rua, com luz natural, a tela fica completamente ilegível.

Bateria
A bateria tem 70 mAh, mas como o consumo do equipamento é muito baixo, ela dura bastante. Na primeira semana de uso, a minha durou 8 dias, sendo que o manual diz que dura uma média de 7 dias.

Segundo o manual, cada carga deve durar pelo menos 20 minutos e a recomendação é que se faça pelo menos 1 carga por mês para que a bateria não estrague. Essa última recomendação vale para qualquer bateria recarregável. Se você deixar muito tempo sem uso, ela "morre" para sempre. Em notebook, a saída é comprar outra bateria, mas para este tipo de gadget, só comprando outro gadget.

Um problema desse manual é que ele não diz de quanto tempo deve ser a primeira carga ou qualquer ser qualquer carga. Na dúvida, eu larguei ele por umas 3 horas e tirei sem ter certeza se ele estava 100% carregado ou não. Isso porque o manual diz que quando ele estivesse completamente carregado o desenho de bateria carregando se apagaria, mas de tempos em tempos o desenho reaparecia como se estivesse carregando de novo.

Quando eu tirei, ele estava 100% carregado. Ufa!

Fazendo um paralelo com o manual do sportband da Nike, que também tem bateria de 70mAh, eu recomendo cargas de 3 a 4 horas cada.

E esqueça o desenho da tela do Connect, muito menos o do aplicativo All4One, com um suposto indicador de percentual de carga. Não serve para nada! O mostrador do Connect só marca o desenho de 100%, metade e o que parece ser uns 20%, mas quando você menos esperar já acabou. E o aplicativo indica quando está 100% e depois que gasta um pouco ele fica marcando 70% mesmo quando ele deveria estar gritando "vai acabar".

Funcionalidades
O Connect U220 só vai funcionar direito se você tiver um smartphone com iOS (não sei qual versão, mas o manual faz referência ao iphone a partir do 4) ou Android 4.3 em diante, porque ele depende totalmente do aplicativo, que precisa ser instalado no seu celular, para sincronizar dados e até acertar o horário.

Um ponto super negativo é a falta de um manual de instruções com instruções. Como assim?

O kit do produto vem com 2 panfletos, que eles chamam de manual, mas de tão resumido não explica nem como é que você vai acertar o horário e data do seu novo gadget. Pode parecer óbvio para quem criou o gadget ou para os mais nerds, mas eu descobri acidentalmente, porque tenho mania de ficar deslizando o dedo na tela do meu smartphone.

Caso você não esteja encontrando como fazer, vou deixar abaixo um "mini manual" com as explicações que a All 4 One esqueceu de colocar nos panfletos e gera várias reclamações nos canais destinados a isso. Calma, não é defeito do aparelho, o defeito é do manual que não traz as informações necessárias.

As funções que eu uso no Connect são o monitor de sono, o despertador e o contador de passos.

Achei super interessante saber a qualidade do meu sono e ver como anda meu tempo para pegar no sono. É assustador ver que tem dias que eu tenho muitas interrupções durante o sono. O problema é que a maioria dos dias que eu sincronizei fizeram os dados do dia anterior sumirem e não tem de onde recuperar. E se você esquecer de fazer o sync antes da sua próxima noite de sono, ele vai cadastrar 2 noites com os mesmos dados do último sono. Sendo assim, faça o sync, olhe, porque na próxima vez, provavelmente ele terá apagado os dados ou irá duplicar a última informação. Eu só tenho o primeiro dia e uns dias picados no meio.

O despertador é bem interessante, porque ele te acorda com uma vibração no pulso. Para quem tem um par na cama e acorda em horário muito diferente, vale a pena, porque você será acordado sem acordar o outro. O ajuste é feito no aplicativo, que pode dar uns paus, vez ou outra. E não é possível ajustar horários diferentes para os dias da semana. Se você acorda cada dia num horário, vai ter que programar todo dia seu horário e refazer o sincronismo. Se você acorda todo santo dia no mesmo horário, é só fazer uma vez, marcar todos os dias da semana e pronto!

O contador de passos mostra num gráfico os momentos mais ativos, os inativos e quantos passos foram dados ao longo do dia. Apesar do erro no sync do sono, ele consegue separar os passos considerando o dia iniciando às 0h e terminando às 23h59.

Para as outras funções, eu uso o MotoActv, da Motorola, um gadget mais antigo, mas que eu não uso no dia-a-dia na rua, por medo de ser assaltada.

Eu fiz um teste do aplicativo para uma corrida na esteira da academia. Coloquei 1 gadget em cada pulso, porque o MotoActv eu tenho certeza que funciona e como funciona, já o Connect eu não sabia nem se o app ia funcionar. Ah, sim, você precisa usar o app para monitorar atividades físicas.

O resultado não poderia ser mais negativo. Eu corri 3,5 km, em velocidade média de 7,5 km/h (eu sou péssima correndo), mas o Connect só conseguiu computar 1 km no total. Que todo pedômetro tem problemas de precisão é verdade, mas o Connect não tem nem como calibrar, então como pode ser tão impreciso assim? E eles ainda querem convencer alguém que atletas podem se beneficiar desta sportband? Com certeza, não! Não sei se numa corrida de rua ele teria se saído melhor, já que ele usa o GPS e um mapa para marcar trajetos.

Como eu sei? Porque o app travou, eu não consegui encerrar a minha corrida, fechei forçado (pelo menos pensei que tinha fechado) e quando eu cheguei em casa, descobri que ele tinha contado o percurso da academia até minha casa, feito de carro.

Sobre o pedômetro, li um comentário muito dos inocentes, de um usuário reclamando que o pedômetro estava contando movimentos que não eram passos. Só um esclarecimento, se você prende ele no braço, ele conta o movimento do braço, por isso, se você andar com o braço parado, ele não vai computar, também. É simples assim. E não é só o Connect. Qualquer sportband computa os passos pelo movimento do braço, a não ser que seja como o da Nike, que vem com um sensor para ser acoplado no tênis e faça a marcação pela pisada. Fica a dica.

Aplicativo para Smartphone
O link e mais detalhes sobre o gadget você pode encontrar no site da All4One (www.a4o.com). Lá tem o link para vídeos no Youtube (que não explicam como usar, só mostram o que ele e os outros equipamentos da linha podem fazer) e as outras contas, todas da Netshoes.

Como eu disse, você precisa baixar na Google Play ou na App Store o aplicativo que vai tornar seu relógio usável.

Após baixar, você precisa criar uma conta, que pode ser vinculada com seu Google+, Facebook, Netshoes ou uma nova conta pelo All4One. Eu fiquei com a última opção, porque não quero compartilhar meus dados com mais ninguém.

Na tela de configurações, você preenche seu perfil, com nome, sexo, objetivo, altura, peso, data de nascimento, localidade, responde um questionário sobre sua saúde e concorda com os temos do serviço e política de privacidade. Com isso, o aplicativo está pronto para ser usado.

Agora você vai precisar parear seu Connect U200 com o aplicativo.

Clicando o canto esquerdo superior da tela principal do app, abre-se o menu, onde você terá a opção "Meus Dispositivos". Assim que entrar, ele vai procurar o relógio. Tenha certeza de que o bluetooth do seu celular está ligado. Quando ele começar a procurar, aperte o botão do relógio 1 vez e aguarde. Logo aparecerá na sua tela o nome "Connect U200". E é aqui que eu estava fazendo errado.

Não aperte a linha onde aparece o nome do gadget, coloque seu dedo na barrinha laranja que aparece no canto direito da tela e deslize para a esquerda. Assim, você verá um menu, com ícones, na sequência: Editar, Configurações, Sincronizar (esses 3 em laranja, que indica ativos), Update (que eu imagino, sirva para quando houver atualizações para o aplicativo) e Reset (os 2 últimos cinzas e desabilitados).

Clique em "Sync" e aguarde uns segundos para que a atualização seja concluída. O relógio vibra toda vez que ele termina a sincronização. E é assim que você acerta o horário e a data do seu Connect U220. Não é complicado, mas concorda que eles poderiam ter escrito isso no manual?

E se o app não deixar você editar ou configurar é porque ele deu pau (já deu no meu). Nesse caso, reinicie seu celular e tente de novo. Se não der, desinstale e instale novamente o app. Isso provavelmente fará o app voltar a funcionar.

Depois do primeiro "sync" você pode fazer as atualizações clicando no seu nome de usuário. Vai aparecer uma tela com um boneco que representa você e 5 botões, um em cada canto da tela, e um logo abaixo do boneco para atualizar dados. No canto inferior direito, tem o desenho do "sync". Aperte ele, aperte o botão do seu relógio e aguarde.

Tem gente que acha isso pouco prático, mas prefiro isso a ter um gasto maior de bateria tanto no gadget quanto no celular.

Minha Opinião (você tem todo o direito de discordar)
Minha conclusão, NÃO vale a compra, ainda que seja o mais barato entre todos os existentes. A título de comparação, o Vivofit da Garmin, no modelo mais simples, custa R$499,00.

O aplicativo* do qual o Connect depende para funcionar mais trava do que funciona, o sincronismo vira e mexe não funciona, isso quando ele não perde os dados dos dias anteriores após a última sincronização, e usar ele para monitorar atividade física te deixa mais na dúvida do que te ajuda. Com a "precisão" apresentada (erro de 2,5 km) você vai fazer uma maratona e ele só vai computar, se computar, uns 5 km.

Eu só não reclamo mais, porque sempre existe uma razão para algo custar uma fração do que os concorrentes e eu me diverti na corrida que me deu direito a ter essa sportband. Ah, ele serve como relógio! rs

* Nota adicionada em 09/02/2017. Agora pode considerar esse aparelho como morto. Acabo de receber um email do All4One, porque eu devo ter deixado o cadastro abandonado, mas ativo, que o aplicativo oficial será descontinuado. Muito tempo atrás eles tinham enviado um email com opções de apps para usar com os equipamentos da marca, já que haviam muitos bugs no app deles, mas eu lembro que não funcionava e algumas funções são pagas. Se eu já dizia em 03/2015 para você não cair nessa roubada, agora eu alerto para mais esse problema.

2 comentários:

  1. Muito bom seu post.
    Ao final de tudo, Você ainda tem a alegria de ter um relógio. Eu nem isto. Sincronizo, sinto a vibração do final da sincronização mas o relógio não atualiza..
    Paguei R$89 e Só serve para tirar onda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amauri, obrigada pela visita.
      Acho que foi em janeiro que eu consegui sincronizar pela última vez. Sem a sincronização não tem relógio também, porque quando muda de horário de verão para normal, eu precisaria do app para ajustar as horas. Em suma, os produtos dessa All4One não prestam. É só ver as reclamações no app. Tem gente que tem o kit inteiro e nada sincroniza.

      Excluir