23 de fevereiro de 2015

Como calcular o tempo da sua corrida

Como eu disse, vou escrever como você pode calcular a quantidade de passadas aproximada que você vai dar para concluir um percurso e como calcular a relação de BPM (batidas por minuto) da música que você pode usar como referência para não perder o ritmo numa corrida ou caminhada de rua.

Vou escrever, porque eu não encontrei nada pronto na internet e um amigo me ajudou a perceber a razão para isso: cada um tem uma passada diferente, dependendo da altura e comprimento da perna. Isso sem contar que o passo de caminhada é diferente do passo de um trote ou uma corrida.

Tudo isso, porque eu sempre fui de fazer caminhadas e sempre na esteira, onde você não precisa se preocupar com isso, já que se você quiser manter um ritmo, só precisa programar a esteira e acompanhar o movimento dela, sem outros pensamentos.

E quando você está no asfalto?

A conta é simples e eu vou usar a referência da minha 1ª corrida, cujo percurso tinha 6 km e tempo total permitido de 90 minutos, mas que eu defini que terminaria em 60 minutos.

Comece medindo sua passada. Eu usei o método básico, dei um passo e medi a distância entre o calcanhar do pé de trás com a ponta do dedão do pé da frente. Isso deu 75 cm no meu caso (sim, eu sou baixinha e tenho as pernas curtas).

Sabendo que 6 km é igual a 6.000 metros, a próxima conta é dividir o percurso pela medida do meu passo, ou seja, 6.000/0,75, que deu 8.000 passos.

Uma vez que eu defini o tempo total em 1 hora, que é igual a 60 minutos, eu precisava fazer os 8.000 passos terminar dentro desse tempo, sendo assim, 8.000/60 = 133.

133 é o ritmo que eu precisava imprimir durante a corrida para conseguir cumprir a minha meta, então eu precisava de músicas com 133 BPM.

Como calcular o BPM da música para manter o ritmo
Exemplo considerando 6km em 60 minutos

6.000 metros ÷ 0,75 metros por passada = 8.000 passos

8.000 passos ÷ 60 minutos =
133 passos por minuto ou batidas por minuto da música selecionada

Com essa informação resta descobrir quais música atendem a essa batida.

Eu tentei um programa para computador de análise de BPM, mas não funcionou. Eu só me dei conta quando uma música que eu tenho certeza que serviria, marcava uns 80 BPM no programa.

Então eu apelei para um esquema um pouco mais complicado, que é um app de celular (existem diversos) o BPM Tap. que te ajuda a descobrir a batida. Você, literalmente, bate no ritmo da música no celular e ele calcula a média da batida. Para confirmar, depois de alguns segundos (você define quantos) o metrônomo* é acionado e você pode conferir visualmente se está batendo a velocidade estimada com a que você ouve na música.

Para não fazer com todas as músicas que eu tenho, fui escolhendo as músicas que eu gosto e vendo se elas tinham a média de 130 BPM para mais.

Na hora de montar a lista, coloquei as com BPM mais rápidas na primeira meia hora de corrida, memorizei qual era a música que marcava o meio do período e assim sabia se estava fora ou dentro dos meus planos.

E é por isso que estou compartilhando essas contas com vocês, porque funcionou na prática, como eu pensei a teoria. Quando estava em 3km, eu ouvi a música que marcava o meio e sabia que tinha acertado.

Espero que isso ajude você a escolher as melhores músicas para seu treino aeróbico e suas corridas ou caminhadas de rua.

Se usar minhas dicas, só peço o favor de indicar a fonte, ok.

* metrônomo é um aparelho usado por músicos para a contagem de tempo e para não perder o ritmo, nem para mais, nem para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário