6 de outubro de 2014

Resolvendo um problema: quando o Kobo não liga e trava

Vou escrever outro post, porque o do review do Kobo já está muito longo.

Eu gosto de ler à noite, até porque é quando eu "tenho tempo" para ler. Eis que eu deito, pego meu Kobo Glo, puxo o botão para ligar, mas ele não liga.

1° Pensamento: será que eu deixei a bateria acabar?
Solução: ligar no carregador, esperar carregar a bateria e ler o mesmo livro no tablet.

Na noite seguinte, tiro do carregador, tento ligar e nada. Pânico! Será que pifou? Mas não tem nem 1 ano!
2° Pensamento: pelo menos está na garantia. O jeito é usar o tablet mais uma noite e ver o que faço amanhã de manhã.

No dia seguinte, antes de ligar para a Livraria Cultura, eu decidi consultar o São Google (pesquisa feita com "Kobo Glo não liga") e uma porção de posts, vídeos e afins faziam menção à questão do travamento do ereader.

Sem saber se o problema era o mesmo, decidi testar a solução vista num vídeo no Youtube¹ e no blog Mônicando², e funcionou.

Você pode segurar o botão de ligar por 5 a 20 segundos (sugestão do vídeo no Youtube) ou pressionar o botão de reset, que pode ser acionado com o uso de um clipe de papel inserido no orifício encontrado na parte de baixo do aparelho por uns 5 segundos, método que funcionou no meu caso.

Crédito das Imagens: blog Mônicando

Uma dúvida e receio que eu tinha era de apertar o botão de reset e ter que carregar tudo de novo, mas por alguma razão mística, o reset não se trata de um master reset, é somente um botão para destravar. Talvez se você segurar por muito tempo o botão, tudo seja apagado, então cuidado!

Minha recomendação é que você aperte o botão do reset por poucos segundos e assim que seu Kobo der sinal de que está ligando (observe a luz colorida que acende ao lado do botão de ligar), solte o botão de reset.

Simples, fácil e funcional. Vida longa ao Kobo (e ao São Google! rs).

(Texto adicionado em 01/03/2016) Mas se sua dúvida for "eu já tentei o botão de reset, já tentei segurar o botão de ligar por alguns segundos e nada aconteceu, o que eu faço???

Eu cheguei nesse ponto. Não sei exatamente o que causou o travamento master, mas a tela do meu Kobo Glo ficou em branco e não adiantava eu apertar o botão de reset nem segurar o botão de liga por segundos (tentei 10, 20 e até 30 segundos). Ele até dava uma piscadinha, mas voltava pra tela branca e eu cheguei a pensar em desistir, quando dei uma procurada melhor no Google.

Todo aparelho eletrônico tem um jeito de fazer o "factory reset" ou "master reset" usando os botões, exatamente, porque quando você chega numa situação dessas as sugestões do site do Kobo não funcionam.

Eles sugerem que você entre no menu. Como é que eu vou entrar no menu se eu estou com o aparelho totalmente bloqueado??? Dá até raiva de ler um treco desses.

Enfim, a primeira coisa que você precisa saber é que todo "factory reset" ou "master reset" zera o aparelho todinho, quero dizer, você perde tudo o que estiver carregado nele, incluindo livros, anotações e configurações que não haviam sido sincronizadas com a sua conta.

Mas o que é um p.... pra quem está c.....? (desculpa aos puritanos, não consigo pensar numa frase mais adequada para a situação em que eu me encontrava)

Então radicalizando geral, fui aos botões (NÃO ME RESPONSABILIZO SE NÃO DER CERTO PARA VOCÊ. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!!!)

Tenha certeza de que seu Kobo Glo está 100% carregado para fazer isso, porque esse tipo de processo não pode ser interrompido para não dar pau.

Deslize o botão de ligar para a direita e segure o botão de luz³ ao mesmo tempo por alguns segundos. A luz que indica que o aparelho está ligando vai começar a piscar roxa e a tela dirá que o aparelho está sendo reinicializado. Aguarde e logo ele indicará que você deve conectar o ereader no computador. Agora é só reconfigurar e recarregar tudo.

E, de novo, vida longa ao Kobo e obrigada Google por me ajudar a encontrar a resposta.

Observações: Eu acredito que isso deve acontecer de tempos em tempos, sem razão aparente mesmo. É como se fosse um bug do sistema, mas que não faz o Kobo ser um péssimo negócio. E como menciona a Mônica, se você procurar no Google, vai descobrir que esse pau não é exclusividade do Kobo. Acontece com o Kindle e em breve deve acontecer com o Lev também.
¹ Segundo o autor do vídeo, isso acontece com alguma frequência então ele já se "acostumou" a fazer isso
² A autora escreveu em resposta a um comentário que o dela travou enquanto ela virava as páginas mais rápido.
³ Desculpa, eu não sei como fazer esse processo em Kobos de outros modelos. Espero que o botão de reset resolva seu problema para que você não chegue a ter que carregar tudo de novo.

9 comentários:

  1. Muito obrigado, me salvou do desespero. Funcionou segurar botões de luz e de ligar

    ResponderExcluir
  2. Funcionou perfeitamente. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Ativei sem querer a reinicialização e em seguida a interrompi (não tinha entendido o que tinha feito e, no desespero, desliguei ele). Depois disso ele ficou com a tela branca e não liga nem tentando resetar com o clipe. Tens alguma ideia de como faço ele voltar a funcionar? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tentou o procedimento que eu escrevi depois do "não me responsabilizo se não der certo para você"?
      Importante, se você entrou na tela branca que não sai nunca, você vai perder TUDO o que estava na memória, mas pelo menos vai ressuscitar seu Kobo.
      Espero que funcione.

      Excluir
  4. Obrigado salvou o meu Kobo Aura HD. Já não sabia mais oque fazer até encontrar essa dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz por saber que esse post velhinho ainda pode ajudar usuários Kobo. Eu coloquei aqui para eu não esquecer caso aconteça de novo. No geral, quando trava, eu só preciso do clip para apertar o botão. Eu até passei a carregar um junto da capa que eu uso no meu Kobo.

      Excluir
  5. Olá, Edson. Eu tenho o Kobo Glo, então não sei como são os botões do HD, mas eu imagino que sua tela preta é um caso diferente, porque em todos os casos que eu tive, a tela não liga, por isso eu digo que a tela fica branca.
    Eu tentaria contato com o suporte do Kobo para ver se eles sabem como ajudar. Eu descobri o "master reset" falando com eles diretamente.
    Boa sorte e desculpa não poder ajudar.

    ResponderExcluir