23 de junho de 2014

Experiência: comprando meu primeiro ebook

Livros são amigos inseparáveis e companheiros de todas as horas, mas agora, além daqueles feitos de papel, temos os digitais.

Existem muitos formatos de livros digitais, sendo que entre os mais comuns estão o epub (funciona no Kobo) e o mobi (funciona no Kindle).

Como eu já disse antes, sou uma feliz proprietária de um Kobo Glo, adquirido numa promoção que a Livraria Cultura fez (revendedora oficial da Kobo no Brasil), num momento que diziam uns sites por aí, o produto sairia de linha (não saiu ainda).

Para fazer os primeiros testes, usei livros digitais que ganhei, que encontrei pela internet e gostei, então, decidi fazer a minha primeira compra na Livraria Cultura.

A compra é super simples e a carga do livro acontece algumas horas após a confirmação de pagamento. No caso da compra na Livraria Cultura para usar o livro no Kobo (ereader ou app), basta sincronizar na conta e o livro baixa automaticamente. O mais interessante é que você pode abrir o mesmo livro em até 5 gadgets, e ele reconhece automaticamente a página que você parou de ler no outro gadget. Você não precisa lembrar em que página parou de ler no tablet para depois continuar lendo no celular. Ele lembra por você!

Minha alegria parou por aí, até eu perceber que tinha algo errado com o ebook, da Editora Gente. Os títulos ficavam com as letras encavaladas, e não importava qual o tamanho da fonte eu usasse, ficava tudo fora. De repente, lugares onde deveria existir imagens, tinham quadrados em branco com um ponto de interrogação no meio. Entrei em contato com a Cultura para perguntar se eles sabiam de algo e me retornaram logo depois dizendo que a editora confirmara o problema e que se tratava de falha de editoração.

O interessante acontece na sequência. Apesar do defeito ser culpa da editora, a Livraria Cultura de pronto se ofereceu para solucionar do jeito que eu quisesse: devolução do dinheiro, crédito no +Cultura para uso para compras na loja, ou eu poderia aguardar o prazo de uns 15 dias até a editora enviar um novo arquivo substituto.

Como eu nem sei se a editora vai mesmo consertar isso, eu comentei que também aceitava um livro físico em troca, mas ia ficar com a opção crédito no +Cultura, porque ainda queria testar um ebook comprado na Cultura e que funcionasse.

Acredito que 24 horas depois desse contato, eu já estava com o crédito liberado e pude comprar outro livro de foram tão simples como foi a compra anterior.

Para a minha surpresa, recebi uma ligação da Cultura e por conta de toda a confusão (foram muitos emails porque, não entendi ainda, meu chamado gerou 3 chamados e todo mundo queria resolver meu problema) eles vão me enviar como cortesia 1 exemplar do livro físico, que custa R$10,00 a mais que o ebook.

Eu avisei que já estava tudo resolvido, que eu já recebi os créditos e até usei, mas mesmo assim eles disseram que vão enviar. Aparentemente, o envio vai ser por conta da Livraria, mas a cortesia é por conta da Editora Gente.

Enfim, tudo isso para dizer que estou morrendo de amores pelo SAC da Livraria Cultura. Em todos os atendimentos eles foram super cordiais e atenciosos. Não tentaram fazer o velho jogo do empurra, usando da desculpa que o problema era da editora e se prontificaram a resolver tudo o mais rápido possível.

Quer ter a tranquilidade de comprar e saber que SE der algum problema ele será resolvido? Então compre na Livraria Cultura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário