30 de dezembro de 2013

Viagem: Tour rápido por Curitiba - PR

Nos últimos 12 meses eu devo ter ido 4 vezes para a cidade, que é toda bonitinha vista pelos olhos de uma paulistana.

Ok, eu só conheço a parte turística da cidade, mas comparada as áreas turísticas da cidade de São Paulo, com certeza Curitiba é mais limpa, florida e organizada.

Aliás, a razão das minhas constantes idas é a mudança de residência de uma amiga de infância que foi parar lá, após mudar de emprego. Isso faz com que eu tenha com quem passar o tempo, sem contar a ausência da despesa de hospedagem.

Com isso eu já tenho uns lugares favoritos na cidade e vou compartilhar com quem se interessar.

Para passear, nós sempre vamos ao Jardim Botânico. Pouco antes de começar a primavera o lugar fica lindo com a florada das árvores de cerejeira, árvore símbolo do Japão. É um corredor de árvores, como existem em parques no Japão. Vale a visita. Mas o local é lindo o ano todo. No natal, por exemplo, eles decoram um canteiro central com flores formando o desenho de árvores de natal.

Não deixe de visitar uma área que fica mais para o fim do Jardim, onde estão mudas de várias plantas, ervas e afins. Eu adoro associar as imagens aos nomes. Quantas plantas você já viu em saquinhos de chá, mas não sabe que cara tem?

Outro lugar agradável é a Opera de Arame. Adoro olhar para a água que corre embaixo da ponte, onde nadam carpas gigantes e tartarugas. Lá tem um teatro e um café que vende bebidas feitas com grãos variados, inclusive aquele que é feito com um processo curioso e resulta na semente "fermentada" no estômago de um pássaro e o que sai é lavado, torrado, moído e vira uma bebida caríssima. rs

Na frente da Opera tem uma lojinha com decoração diferenciada onde você pode degustar uns vinhos, licores e suco de uva de fabricação local. Eu sempre compro o suco e um cooler bem suave. A embalagem pode ser trazida como bagagem de mão em voos nacionais.

Da última vez que eu estive, visitamos o Bosque do Alemão que tem esse portal lindo e florido, exatamente como está na foto. Não só parece cenário de conto de fadas, mas trata-se do local onde está a trilha de João e Maria, aquele do conto de fadas. Ao longo da trilha que fica dentro de um verdadeiro bosque existem painéis que contam a história de João e Maria, com direito a casa da Bruxa no meio do caminho. É um lugar lúdico para ir com os pequenos.

Outro lugar que a gente vai toda vez é na feira de artesanato que acontece no chamado Setor Histórico (está identificado assim no site). Lá tem todo tipo de coisa que você puder imaginar e é um ótimo lugar para comprar lembrancinhas, comidinhas e cacarecos em geral. Tem uma barraca que vende um melado de cana gostoso. Eu consegui trazer isso dentro da mala despachada da outra vez e chegou inteiro em casa.

Na região você tem opções de bares e restaurantes para comer com mais tranquilidade e até uma sinagoga linda para visitar. Vá de tênis, porque parte do caminho é de paralelepípedo e outra de mosaico português. E cuidado com os pequenos, porque o lugar é cheio de gente.

Se você curte algo mais indoor, visite o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho pelo formato de olho enorme. Dentro, um histórico do arquiteto, com fotos, esboços, maquetes e muito mais, além de exposições diversas é uma atração para ficar perdido por horas.

Para comer sempre vamos até Santa Felicidade comer no restaurante que tem seu nome no Guinness como o maior restaurante das Américas, com capacidade para mais de 4 mil pessoas, o Restaurante Madalosso.

Adoro a lasanha, as asinhas de frango frito com alho, o risoto e a polenta frita, acompanhados pelo suco de uva de fabricação própria. Funciona no sistema rodízio, então você come até sair rolando.

A boa novidade foi encontrar a sorveteria que eu adoro, recém aberta ao lado do restaurante, a Paleteria Mexicana. Os sorvetes da casa são picolés de fabricação artesanal e com os itens inteiros no palito. O de Oreo, vem com a bolacha inteira dentro. Os de frutas parecem salada de fruta congelada de tantos pedaços de fruta que vão neles. O melhor de todos é o de morango cremoso, mas o de tequila com morango não deixou nada a desejar... talvez o teor alcoólico, mas ainda assim só é vendido para maiores de 18 anos.

Outro lugar que gostamos de ir comer chama-se, coincidentemente, Restaurante Madalozo (com Z) e fica em Morretes, uma cidadezinha perto de Curitiba, que tem tudo feito com bananas. Lá também é "coma até morrer" e o prato chefe da região é o Barreado, com direito a demonstração de como se monta o prato. Nesse restaurante, você pode degustar como cortesia licor de banana.

Morretes também tem feirinha e lojinhas de presentes e pedras. Gosto de comprar o doce de banana e os chips de bananas doce e salgada. Em dias quentes, é possível passear de bote pelo canal que passa atrás dos restaurantes. E foi aqui que conhecemos a Paleteria, que fica numa travessa menos movimentada.

E como paulistano não vive sem um shopping, nós sempre passamos no Parque Barigui, da mesma administradora do shopping Morumbi e Anália Franco em São Paulo. O shopping é bonito, tem cinema e uma boa praça de alimentação. Nos dias de muito frio e chuva é a solução.

Tem muito mais, é claro, mas esses eu considero os imperdíveis para uma visita rápida.

Antes de ir, dê uma olhada no site oficial de turismo da cidade. Lá tem informações mais completas sobre os pontos turísticos, com horários de abertura e fechamento, e outras informações importantes.

A foto do aeroporto foi extraída do site da Infraero e as demais foram extraídas do site oficial de turismo da cidade de Curitiba. As fotos dos restaurantes foram tiradas dos sites dos próprios estabelecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário