13 de julho de 2015

Review: Bicicleta Dobrável Smart Pro 6V de Alumínio Track & Bikes

Como eu só posto às segundas-feiras e eu queria fazer no mínimo 1 mês de teste antes de dar opinião sobre o produto, aqui estou eu, só hoje para falar sobre a tal bicicleta dobrável.

Já tem anos que eu queria ter uma bike dobrável, mas ficava só na vontade, porque me faltou coragem de desembolsar os valores cobrados por qualquer modelo disponível no mercado.

No ano passado, eu tinha visto uns eventos e descobri que tinha perdido a oportunidade de adquirir uma bike dobrável por um valor mais convidativo, eis que este ano consegui saber de um evento a tempo e, mesmo achando um pouco caro, decidi me inscrever pela bike (sobre o evento e a organização eu escrevi no post de 01/06/2015).

Não encontrei comentários sobre a bicicleta em questão, e descobri que a marca é nova no mercado. As marcas mais comuns de se ver são a marca da Decathlon (à venda somente na rede) ou a da Caloi, que eu acho muito cara para ter em uma cidade como São Paulo onde roubam tudo. Outras marcas como a Durban e a Dahon começam a ser encontradas com alguma facilidade também, mas no geral, as dobráveis são caras.

A vantagem de ter adquirido a bike como parte do kit de inscrição num passeio ciclístico é que ela vem montada e devidamente regulada, evitando problemas como "onde vai esse parafuso?" rs

A ficha técnica dela traz as seguintes informações: aro 20" em alumínio, quadro de alumínio 16", garfo de aço, guidão de alumínio telescópico com regulagem, freios V Break alumínio, selim com 2 molas, abraçadeira em alumínio quick release e canote de alumínio, corrente KMC, câmbio Shimano TZ 6v com alavanca Grip Shift, pedivela em aço, pedais em nylon com refletores, paralamas e descanso lateral.

A bike ainda vem com 2 refletivos tipo olho de gato, um vermelho preso ao selim e outro branco preso no guidão.

Como eu disse, a minha já estava montada quando eu peguei no dia do evento, então não sei ao certo como ela vem na caixa. O que eu posso dizer é que ela fica num tamanho bem prático para carregar quando dobrada, cabendo no porta-malas com a tampa solta (eu tenho um monovolume. Se seu carro for um sedã, é só deitar a bike e se seu carro for compacto talvez você precise rebater o banco traseiro).

Dobrar a bike na primeira vez é difícil, porque as juntas ainda estão duras. Como o rapaz do CAB que me ajudou disse "como a bike está virgem é mais difícil" e também a falta de habilidade não ajuda. Mas quando você descobre a ordem certa de dobrar as partes, fica mais fácil e prático.

Andar com ela não difere de outras bikes, exceto que não se recomenda para quem quer velocidade. Ela é claramente uma bike para mero deslocamento. Confortável para quem não tem muita estatura como eu (1,58m é minha altura para referência) fica mais fácil subir e descer da bike numa parada, já que o aro de 20" te deixa mais próximo do chão, ainda que você suba bem o selim.

Mas não se engane, isso não significa que uma pessoa mais alta não vá se dar bem nela. Os caras do passeio eram altos e andaram na bike de maneira visualmente confortável já que o selim e o canote do guidão tem regulagem de altura.

A existência de 6 velocidades ajuda a dar mais controle para a bicicleta e achei bom para percursos que não exigem muito do ciclista. Nós usamos, no geral o mais pesado para o percurso de ida, que era mais inclinado, e uma média na volta onde tínhamos algumas decidas.

O pneu não tão rebuscado como o das mountain bikes ajuda a deslizar melhor no asfalto, cansando bem menos. O que não quer dizer que não tenha aderência. Era um dia chuvoso e não sentimos qualquer tipo de insegurança ou desconforto no caminho.

Eu não posso garantir que ela não vá dar problemas, mas a vantagem é que se trata de uma marca que monta bicicletas em Guarulhos, ou seja, arrumar peças para ela deve ser menos complicado do que uma inteiramente importada.

Se você quer uma dobrável menos cara, acho que é uma boa opção. Ah, eu disse menos cara, porque em comparação a bikes simples não dobráveis ela vai te custar no mínimo o dobro do preço. É avaliar suas necessidades e espaço de armazenamento, porque se você mora em apartamento ou curte ter uma bike quando viaja de carro, pode ser uma ótima ideia.


2 comentários:

  1. Qiando comprei minha dobravel (uma Durban Bay 6), minha esposa me acompanhou comprando uma Smart Pro. Confesso que olhei com certa desconfiança a princípio, mas ela está firme e forte depois de quase um ano rodando! Bike muito leve, bastante agil mas um tanto desconfortavel pra mim (1m70, achei os canotes de selim e guidão muito curtos), falta "final", algo que uma coroa 52t resolve. Se adicionar pneus slick perfil 1.75 e cubos roletados (a bitola permite), voa. As travas são simples se comparadas com as da Durban mas funcionam muito bem. Me surpreendi. E ela adorou a cor! 9/10

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    1. Que legal saber que alguém que tem um modelo melhor, teve a oportunidade de fazer seu comparativo para dizer algumas diferenças. Obrigada por deixar suas impressões e dicas aqui, Paolo.

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