3 de março de 2014

Review: Kobo Glo da Livraria Cultura

Depois de muito pensar, namorar, ameaçar, desistir, finalmente a Livraria Cultura soltou uma promoção que me fez render aos encantos da ideia de ter um eReader: o Kobo Glo.

O aparelho, que já chegou a custar R$450, saiu por simpáticos R$249 com frete grátis e entrega expressa (o meu foi entregue em 1 dia útil).

Até aqui, só alegria. O que eu não sabia era que a simplicidade de transferências de livros que você já tem, seja em epub ou pdf, seria bem mais complicado do que eles vendem e num dado momento, chega a soar como propaganda enganosa, porque quando eu liguei para o suporte da Kobo, o papo foi bem diferente.

Eu já uso o aplicativo da Kobo nos meus tablets e pensei que seria o mesmo "arrasta" e pronto! Que nada.

Primeiro loguei na minha conta da Kobo e para minha grata surpresa, todos os livros que eu adquiri lá se carregaram automaticamente para o meu novo leitor digital. Então, comecei a transferir meus epubs para o Kobo, no melhor estilo "copy/paste", porque o Kobo, quando ligado pelo cabo USB (vem no kit) aparece como um drive de armazenamento, no "meus computadores".

Quando eu tirei meu Kobo do cabo e liguei... cadê os livros??? Olhei a configuração do aparelho, entrei no site de suporte (ptbr.kobo.com/help), que mais atrapalhou do que ajudou, e nada!

Decidi enviar um email para o suporte e recebi um email automático que dizia, em inglês, "os técnicos entrarão em contato em 24 a 48h". O que? Eu só tenho 7 dias corridos para devolver essa tranqueira de acordo com o CDC, não posso esperar tudo isso! Então, no dia seguinte, liguei para o suporte da Kobo (0800-0474933 que aceita ligações de celular) e o moço, que fala português de Portugal e me faz acreditar que essa central do 0800 não fica no Brasil, foi muito simpático, mas me deixou mais preocupada do que aliviada.

A informação que ele me deu era de que arquivos epub de outros lugares podem não ser lidos pelo aparelho e que era melhor eu tentar usar pdf. Desespero, porque pdf em ereader fica um lixo!

De acordo com uns vídeos que eu encontrei no Youtube, pdf no Kobo são vistos como imagens e você precisa correr as páginas com uma "lupa", ou seja, ler uma linha inteira dá um trabalhão.

Fui buscar no Youtube por vídeos que dissessem algo sobre importar livros e nada. Só tem unboxing, mas isso eu já fiz com o meu! rs E tinha um vídeo que o cara chama quem não consegue subir os livros para dentro do Kobo de idiotas (com outras palavras).

Depois de várias tentativas no Google eu finalmente encontrei um site que tinha a solução para parte dos meus problemas e podendo, sim, usar os meus epubs convertidos, exatamente pelo aplicativo que eu já usava, o Calibre (veja post que eu escrevi sobre o aplicativo aqui).

No site Rainy Days tem um tutorial muito bem explicado e ilustrado de como usar o Calibre para transferir seus livros para o Kobo de forma simples e bem fácil. E eu confirmo, funciona! Pelo menos funcionou para transferir para dentro da memória interna do Kobo.

Esse modelo tem 2Gb de memória interna (menos, porque uma parte é consumida pelo sistema. Eu acredito que sobrem uns 1,6Gb para armazenamento dos seus livros) e um leitor de cartão SD para expandir suas possibilidades... pelo menos é assim que eles vendem, mas eles não explicam como fazer e quando você ligar para o suporte dizendo que não está funcionando, eles dirão que pode não ler qualquer formato. A impressão que ficou é que eles querem te forçar a comprar os livros na livraria digital deles e se você comprou ou adquiriu esse livro de outro lugar, não vai mesmo funcionar.

Eu liguei para o suporte de novo e questionei se meu aparelho não estaria com defeito, ao que a atendente, um pouco áspera, disse que o aparelho não tem defeito e que o problema estava na falta de formatação em FAT32 e que, de fato, nem todos os arquivos obtidos externamente, incluindo pdfs podem não funcionar de acordo com a configuração em que foram criados.

Como é? Configuração que faça o PDF não ser padrão PDF??? Alguém me diz se existe isso!

Enfim, eu peguei o cartão, formatei em FAT32, salvei arquivos de diferentes formatos e configurações e continuou não funcionando. Então, fui testar um aplicativo que ela me passou por link, para fazer a formatação.

Estranhamente, o aplicativo não formata em FAT32, só em FAT. Como já estava perdido mesmo, decidi testar. Se foi o suporte da Kobo que passou, alguém deve ter testado antes.

O link é www.sdcard.org/downloads/

Já, meio sem esperanças, formatei com o aplicativo, copiei vários livros em formato epub e coloquei no meu Kobo Glo. Liguei, estava olhando para a televisão, quando vi um "movimento" na tela do Kobo... ele demorou, mas dessa vez, conseguiu, enfim, ler o cartão de memória. Viva!!!

Agora posso dizer que ele funciona, mas não é simples como eles pintam na hora da venda.

No geral, estou satisfeita com meu novo gadget e digo, é muito legal, porque é mais leve que qualquer tablet e quem liga que o modelo vai sair de linha? Ele é pink, leve, confortável para segurar e para ler, e o detalhe que mostra as estatísticas da sua leitura, são divertidos! (função disponível no aplicativo para Android e Apple) E o dicionário funciona de verdade! Se não souber uma palavra, pressione a palavra com o dedo e o dicionário traz o significado. É brilhante!!

Se você ainda tem dúvidas, vai encontrar vídeos de usuários mais antigos de ereaders, que eu vi também antes de clicar na oferta, fazendo comparativos com tablets e os bons livros de papel.

A vantagem do ereader em relação ao tablet é que ele não tem distrações, porque você só pode ler livros e ponto! Nada de emails, redes sociais, entre outros. Outra coisa boa é o e-ink, que não brilha, não reflete e lembra muito o livro de papel. E ainda que eu prefira os livros de papel, com aquele cheirinho inebriante de papel impresso novo, não dá para negar que é muito mais fácil carregar o ereader do que 1 livro de 500 páginas.

Ele está(va?) disponível em 4 cores, pode ser parcelado em até 10x sem juros no cartão, mas logo mais deixará as prateleiras reais e virtuais. Se gostou da ideia, corra e boa diversão!

Para terminar, um resumo das instruções para fazer seu Kobo funcionar por completo e que não está no manual.

1. carregue seu Kobo por pelo menos 4 horas na primeira carga: não está na instrução. Quem disse isso foi o primeiro atendente do suporte, depois que eu não tinha feito isso, apesar de ter feito uma carga completa antes de começar a usar. Ele disse que uma carga completa também serve.

2. providencie um cartão de memória zerado: pode ter sido usado antes, mas você precisa OBRIGATORIAMENTE formatá-lo. Faça uma formatação completa (não pode ser a rápida) em FAT32 ou use o aplicativo do link www.sdcard.org/downloads/

3. use o Calibre ao invés do programa da Kobo: nas instruções iniciais vai aparecer o link para download do aplicativo para desktop da Kobo. Você pode fazer isso para facilitar a configuração do seu novo gadget, mas depois use só o Calibre, seja para configurar seus livros e convertê-lo para epub ou transferir seus livros para dentro do Kobo com segurança. Detalhes no blog Rainy Days.

4. se você comprou livros em outro lugar, como a Saraiva, use o Adobe Digital Editions: esse é o jeito para que você consiga subir livros com proteção DRM (Digital Rights Management). O link para baixar o programa é www.kobobooks.pt/ade

Com essas dicas, acho que não haverá problemas para transferir seus livros prévios para o Kobo, seja no formato que for (epub é o mais comum, mas existem outros formatos) e evita as inseguranças pelas quais eu passei, já com uma vontade enorme de mandar bronca no Reclame Aqui. rs

Mais especificações e imagens em pt.kobo.com/koboglo
Suporte telefônico da Kobo para o Brasil: 0800-0474933 (não adianta ligar para a Livraria Cultura. Eles só vendem o aparelho)

Observação 1: o Kobo Glo voltou a ser vendido tanto no site, quando na loja pelo preço integral, mas vez ou outra eles fazem uma promoção, como no dia das mães. Se você estiver interessado, recomendo que faça o cadastro no site da Livraria Cultura para não perder as promoções especiais. (texto adicionado em 11/05/2014)

Observação 2: Como eu disse, segue o link com promoção para o dia dos namorados 2014 - http://www.livrariacultura.com.br/scripts/hotsites/2014/kobo_namorados/ (adicionado em 23/05/2014)

2 comentários:

  1. Oi! Muito legal seu post, vim parar aqui pesquisando pelo Kobo Glo. Comprei o meu semana passada (também estava namorando a compra de um eReader há tempos e foi impossível resistir à essa promoção da Livraria Cultura) e estou encantada com o aparelho! Foi amor a primeira leitura, rs.
    Esse tutorial do Calibre será muito útil, até então eu só usava ele para conversão :)

    Tenho uma dica para o cartão micro SD: Nas minhas pesquisas sobre o Kobo, vi vários usuários recomendando a marca Sandisk, parece ser a que gera menos dor de cabeça ao usar com o kobo. Eu comprei um de 8GB (modelo class 4) e ele reconheceu os livros sem precisar formatar antes de usar. A leitura direto do cartão está sendo super tranquila também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo seu comentário, Juliana.
      O meu problema era de fato por estar usando um SD card que já estava usado, mas a parte boa é que se você tiver um sobrando em casa, pode usar o seu "velho", desde que formate da maneira correta.
      De fato a Sandisk é uma boa marca de cartões de memória e pen drives, mas não importa a marca, acredito que se for novo, deve funcionar de primeira, como funcionou para você.
      Boas leituras!

      Excluir