2 de janeiro de 2023

2023: Resoluções de Ano Novo!

 

Ano novo, vida nova... ou pelo menos, uma nova oportunidade de recomeço.

Há quem diga que nada muda, mas outros dizem que o ser humano precisa dessa ideia de ciclos que têm começo, meio e fim, e recomeçam de novo.

Acreditando numa teoria ou na outra, eu acho que é interessante pensarmos num ciclo, até para termos esse momento de reflexão do que aconteceu num ciclo (ou em todos os anteriores), fazer um balanço e planejar o que você pode fazer para mudar o que não deu certo.

Enfim, eu sou daquelas que faz a lista de resolução de ano novo. E é lista mesmo, porque eu anoto um pouco antes da virada ou logo após a virada do ano, para pensar o que eu quero fazer no ano novo, seja porque eu ainda não fiz ou porque deu errado no ano anterior.

A lista básica tem a quantidade de livros que deve ser lida, no mínimo, durante o ano (são 12, 1 por mês), beber água na quantidade que o médico indicou (seu peso x 35 ml), fazer atividade física (eu uso uns 3 apps diferentes, 1 de atividades de fortalecimento, outro de alongamento, outro para aeróbico, e estou tentando fazer pilates), lembrar de fazer meus check-ups, e tentar dormir e acordar no horário certinho (segundo o neurologista, eu devo dormir 7 horas por noite).

Desses itens acima, acho que vale fazer uma descrição melhor de como eu defino as metas de leitura, por exemplo. Em alguns momentos do ano fica bem complicado administrar tempo para leitura por diversão, mas para não ficar sem ler nada eu tenho um "acordo" comigo. Não importa o cansaço, não importa o tempo, não importa a quantidade, o comprometimento é de ler alguma coisa todo santo dia.

E o que seria ler "alguma coisa"?

É exatamente isso: ler, nem que seja um parágrafo, uma única página de um livro, mas ler. Foi assim que em 2021 eu consegui terminar de ler um dos livros em 1 mês. Nas noites que eu tinha mais ânimo, lia um capítulo, nos dias em que eu estava só o pó, eu abria o livro e lia 1 única página. E em vários dias eu só li 1 página, mas mantive a leitura. Quando eu vi, tinha terminado o livro!

Estou contando isso, porque uma prima viu um post meu no insta, no qual eu comentava sobre essa estratégia de ler devagar e sempre, e ela se surpreendeu com a ler só 1 página, disse que nunca tinha pensado nisso e como isso ajudava a criar coragem pra ler.

Acho que muita gente pensa que só vale falar que lê se for 500 páginas num dia. De fato, isso desencoraja a maioria, porque você teria que ter tempo e nenhuma interferência para conseguir fazê-lo. 1 página por dia (ou noite, como é meu caso), acho que todo mundo consegue.

Sobre a água: você deve ter ouvido que todo mundo deve tomar 2, 3 ou até 5 litros de água por dia, mas você sabe quanta água você deve tomar? Eu também não sabia, mas descobri quando tive uma infecção urinária e consultei um nefrologista (o médico dos rins). Fazendo os exames de urina (um de 24 horas), ele disse que eu estava tomando pouca água e ensinou essa conta do "peso x 35 ml" que indica quanta água você deve tomar em função do seu peso corporal, uma vez que somos, basicamente, feitos de água. Eu uso um aplicativo para me lembrar de tomar água, porque só a sede não me ajuda a tomar toda a água necessária.

Para as atividades físicas, eu preciso admitir que falho bastante, porque tem dias que é complicado encontrar forças para se exercitar, mas os apps ajudam a fazer quando dá. Depois de testar vários, o que eu mais gostei foi o app da Adidas, que tem programas curtos e bem fáceis de usar. O app está com uma tradução do tipo "Google Translator", mas dá para entender e os vídeos ajudam a esclarecer o que ficar meio esquisito.

Os 2 outros apps são o Samsung Health (vem instalado nos aparelhos da Samsung e tem treinos específicos do que você quiser) e um de alongamento, daqueles da coleção 30 minutos workout, que eu uso para alonga pescoço ou coluna pelas longas horas trabalhando sentada.

Para dormir e acordar no horário eu uso o alarme do celular. Para ajudar na higiene do sono eu deixo um para a hora que eu devo desligar todos os equipamentos eletrônicos, outro para definir o horário máximo para apagar as luzes brancas do quarto e o tempo de dormir acaba sendo definido pelo sono que vem com a leitura de cama.

Para 2023, em especial, manter os estudos da faculdade, iniciada no segundo semestre de 2022, curso esse que nem foi planejado. Aconteceu de eu ter sido dispensada da faculdade onde eu trabalhei e, "sem rumo", acabei fazendo a matrícula em um dos 3 cursos que eu tinha em mente para fazer um dia (o dia apareceu rs).

Melhorar minhas habilidades idiomáticas: francês e libras.

NÃO COMPRAR MAIS LIVROS... pelo menos em 2023, porque ano que vem tem Bienal do Livro de São Paulo (livros didáticos são exceção, já que eu sou uma estudante universitária e, vez ou outra, livros são necessários).

E você, quais seus planos para 2023?

Nenhum comentário:

Postar um comentário