30 de janeiro de 2017

Livros: Coleção do Professor Pier

Lá na Bienal de 2008, eu lembro de ter visto os títulos no estande da editora, achado interessante, mas por alguma razão eu não os comprei.

A conversa muda na Bienal de 2016, que eu fui acompanhada por uma amiga que é blogueira literária e fã da editora Aleph. Por causa dela, nós paramos várias vezes no estande da editora e numa delas, quando estava mais vazio, uma atendente do estande me viu folheando os livros e avisou que a edição anterior estava em promoção. Eu, que já tinha interesse na coleção, ouvi a palavra mágica e não pude resistir: comprei logo a coleção completa!

A coleção é composta dos títulos Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência, Ensinando Inteligência e Inteligência em Concursos.

Todos eles são livros curtos, de leitura rápida, com muitas frases inspiradoras de filósofos, sociólogos, entre outros, além do texto direto e sincero do professor Pier, um italiano de nome bem característico (Pierluigi Piazzi, dá para soar mais italiano? rs), que foi professor a maior parte de sua vida, lecionando para todo tipo de gente, conhecendo todo tipo de aluno e professor, que divide aqui o que sua experiência lhe ensinou e como tirar proveito disso.

O livro 1, Aprendendo Inteligência é direcionado aos estudantes que querem melhorar seu aproveitamento e ensina técnicas para aprender o conteúdo em vez da velha tática da decoreba para passar na prova. Claro que envolve um pouco de dedicação do aluno, mas lendo o livro, o estudante perceberá que pode fazer menos e aprender mais usando a metodologia sugerida pelo professor, do que aquele montão de coisa de última hora.

O livro 2, Estimulando Inteligência é destinado aos pais e responsáveis por estudantes, que precisam saber que só boletim de nota 10 não indica bom aproveitamento escolar e explica aos pais como identificar se seus filhos estão aprendendo o conteúdo ensinado na escola ou se só estão fazendo o mínimo necessário para entregar aquele notão que os pais cobram no final do período de provas.

O livro 3, Ensinando Inteligência é voltado para o corpo docente, que inclui diretores e coordenadores pedagógicos, que precisam, de fato, entender que quando se vende o ensino, como se vende hoje, todo mundo sai perdendo. As experiências citadas no livro são ótimas e vão me ajudar na minha pós em educação, com certeza.

O livro 4, Inteligência em Concursos traz um apanhado de todas as dicas dadas nos outros livros, direcionado ao público que estuda para concursos e vestibulares, porque para esse tipo de prova, a fórmula da decoreba, definitivamente, não funciona! Esse eu recomendaria em especial para os futuros colegas da advocacia, que vão encarar o Exame de Ordem e precisam, muito, aprender a estudar de maneira eficiente, porque o conteúdo da prova é cada vez maior, As dicas para raciocínio mais ágil também podem ajudar muito, já que o tempo é curto.

Recomendadíssimo a leitura da coleção completa, independente de qual seja o seu status, porque todas elas dão uma visão ampla de como anda o nosso sistema educacional e o que você pode fazer para melhorar a sua parte.

ps1: as capas dos meus livros são diferentes, porque essas são as capas novas. Sinceramente, Aleph, eu gosto mais das capas dos meus livros. rs
ps2: todas as imagens foram extraídas do site da editora Aleph, que publica os livros citados.

Um comentário: