16 de janeiro de 2017

Serviço: Conheça São Paulo com a Bike Tour SP

Eu encontrei o Bike Tour SP por acaso e fui dar uma olhada no que se tratava exatamente, porque parecia bom demais para ser verdade.

Inscrição gratuita para fazer roteiros monitorados em pontos turísticos da cidade de São Paulo, com bicicletas emprestadas, em troca de 2 kg de alimento para ser doado para uma entidade que presta assistência a pessoas carentes?

Pois é isso mesmo!

Você entra no site www.biketoursp.com.br para ver todas as informações, escolhe o roteiro, faz um cadastro simples no site Eventbrite, um dos apoiadores do projeto, escolhe uma data e horário disponível para o roteiro desejado e pronto!

No dia, bicicletas que são cedidas como patrocínio pelo grupo Decathlon, estarão à sua disposição, juntamente com capacetes e uma touca descartável para usar por baixo, já que todo mundo usa o mesmo capacete (eu preferiria levar meu capacete, mas faz parte das regras para participação, usar somente os acessórios emprestados, por questão do patrocínio).

Ao longo do percurso, 2 voluntários do projeto acompanham os grupos, que não são muito grandes. Um é responsável por nos guiar pelo percurso e o outro vai atrás e tira as fotos nos pontos em que se para para ouvir o áudio da história daquele lugar.

É tudo bem organizado e muito agradável.

Algumas dicas para participar do passeio:

1 - tenha certeza que você sabe pedalar. Eu fui no do Parque do Ibirapuera e posso dizer que, apesar de ser bem plano e ter muitas paradas, o terreno é bem variado, com algumas subidinhas e várias decidinhas que causaram um pouco de desconforto para uns participantes do dia, além de trechos com pedrinhas. No caso da Faria Lima, o percurso é super plano, mas por ser na ciclofaixa, equilíbrio é muito importante. Na Avenida Paulista a mesma coisa, percurso super plano, mas conhecer as regras de convivência na ciclofaixa é importante. E pais, se levar adolescentes, expliquem que regras foram feitas para serem seguidas, que isso é um passeio e não uma corrida.

2 - lembre-se de que não há guarda volumes no local. Se você não vai de carro e não tem onde deixar sua bolsa, melhor pensar bem no que levar. Bolsas tiracolo e sacolas não são boas opções. Prefira uma mochila pequena, somente com o essencial, para levar nas costas.

3 - eles pedem a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis em troca do passeio. Por favor, NUNCA LEVE SAL! Você já pensou o que uma instituição vai fazer se todo mundo levar só sal? Prefira levar arroz, feijão ou algum tipo de grão que dure bastante. Pense que é para fazer a refeição de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e, talvez, de desnutrição. Quer melhor do que arroz e feijão? Eu sei que é mais caro do que sal, mas você já não vai pagar nada pelo passeio, não custa gastar uns R$5,00 e, definitivamente, sal não ajuda.

4 - não esqueça de levar uma garrafinha de água. Em dias mais quentes, vai fazer falta e não dá para parar e fazer uma comprinha durante o passeio.

5 - veja os horários e os respeite!!! Você vai ver que existem diversos horários em sequência no site. Pensa, se o primeiro sair atrasado, o que acontece com os seguintes? Lembre-se disso e escolha um horário que seja confortável para você chegar com meia hora de antecedência.

6 - vá preferencialmente de transporte público. No caso do Ibirapuera, existem muitas linhas de ônibus que dão acesso ao parque e o ponto de encontro fica bem próximo da passarela Ciccilo Matarazzo, então fica próximo do ponto de ônibus, esteja você sentido bairro ou centro. Além disso, o parque tem uso obrigatório de cartão zona azul e depois das 9h, achar uma vaga pode ser bem complicado. O percurso da Faria Lima fica próximo do terminal onde está a estação Faria Lima do metrô e o da Avenida Paulista fica do lado do metrô Consolação.

7 - protetor solar e óculos de sol são uma boa pedida. O passeio dura 1 hora, então não tem jeito, vai acabar pegando sol. Se você não quer virar camarão, é uma boa pensar no protetor. Os óculos, seja de sol ou não, eu considero item de segurança quando se pedala, porque no movimento, alguma coisa pode entrar nos seus olhos e prejudicar sua visão.

8 - roupas confortáveis e calçados adequados para o passeio garantem parte da segurança. Não deveria ser nem necessário falar isso, mas saias, sandálias ou, o pior, chinelos, não são adequados para andar de bike.

Acho que com essas dicas básicas, dá para curtir o passeio e ajudar as instituições que são beneficiadas pelo grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário